CMTE HAMILTON E OS SEGREDOS DO HELICÓPTERO

 

Embed or link this publication

Description

GIBI DA TURMA DO CMTE HAMILTON

Popular Pages


p. 1

EDIÇÃO ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

[close]

p. 2

O ÓPTER . HAMILTON E OS E SEGREDOS DO HELIC MT C Roteiro: Hamilton Rocha Produção e arte: Rice Araújo Revisão: Roseli Gimenes QUEBROU AGORA O RANZONI ALGUMA COISA VAI FAZER A DURANTE O MANUTENÇÃO DO VOO? AZULÃO. NÃO, MAS DEPOIS DE CADA VOO É FEITA UMA VERIFICAÇÃO COMPLETA DO HELICÓPTERO PARA GARANTIR QUE ELE ESTEJA SEMPRE FUNCIONANDO COM TOTAL SEGURANÇA!

[close]

p. 3

E, DEPOIS DA MANUTENÇÃO, O PIPÓ SEMPRE LAVA O HELICÓPTERO! EU ACHO O AZULÃO LINDO! SEMPRE BONITO E LIMPINHO. EU ACHO ELE MISTERIOSO... MISTERIOSO? NÃO CONSIGO ENTENDER COMO FUNCIONA! ENTÃO, ENQUANTO O RANZONI E O PIPÓ CUIDAM DO AZULÃO, VAMOS RESOLVER ESSE MISTÉRIO! LEGAL!! E EU VOU BUSCAR UM LANCHINHO PARA DEPOIS DA AULA! CLIC K! VAMOS COMEÇAR BEM DO COMEÇO. O MELHOR DELES ERA UMA ASA EM ESPIRAL COM EIXO CENTRAL, PRINCÍPIO BÁSICO DOS HELICÓPTEROS ATÉ HOJE. A IDEIA É MUITO ANTIGA. LEONARDO DA VINCI, POR VOLTA DE 1.500, FEZ VÁRIOS DESENHOS.

[close]

p. 4

O NOME HELICÓPTERO VEM DO GREGO: ASA? MAS NÃO É UMA HÉLICE QUE TEM EM CIMA DELE? NA VERDADE SÃO ASAS ROTATIVAS QUE FUNCIONAM COMO AS ASAS DE UM AVIÃO. QUANDO EM MOVIMENTO, O AR QUE PASSA PELA ASA ESCOA COM MAIOR VELOCIDADE EM CIMA E MENOR EMBAIXO. ISSO DIMINUI A PRESSÃO NA PARTE SUPERIOR DA ASA. O RESULTADO É UMA FORÇA QUE EMPURRA A ASA PARA CIMA, LEVANTANDO.......... O HELICÓPTERO.............. OU O AVIÃO............. NO HELICÓPTERO, ESSAS ASAS, CHAMADAS DE PÁS, GIRAM EM VOLTA DO MASTRO, SIMULANDO O DESLOCAMENTO DO AVIÃO NA PISTA PARA............................ DECOLAGEM OU............................ DURANTE O VOO........................... ESTE CONJUNTO DE PÁS RECEBE O NOME DE ROTOR PRINCIPAL. AGORA ENTENDI O PORQUÊ DE ELE SUBIR!

[close]

p. 5

E NÃO APENAS SOBE COMO PODE VOAR PARA TODOS OS LADOS E ATÉ PAIRAR NO AR COM SUAVIDADE E HARMONIA. IGUAL AO BEIJA-FLOR! ISSO MESMO. INCRÍVEL O LEONARDO DA VINCI TER PENSADO NISSO! É VERDADE, MAS O DESENVOLVIMENTO DO HELICÓPTERO SÓ ACONTECEU A PARTIR DE 1907 COM A INVENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO MOTOR A COMBUSTÃO INTERNA E GRAÇAS AO ESFORÇO DE MUITAS PESSOAS. O RUSSO IGOR SIKORSKY FOI O QUE MAIS SE DEDICOU E OBTEVE OS MELHORES RESULTADOS NA EVOLUÇÃO DO HELICÓPTERO. ELE INICIOU O SEU TRABALHO EM 1906 E, APÓS 30 ANOS, BATEU O RECORDE DE PERMANÊNCIA NO AR VOANDO POR MAIS DE UMA HORA E MEIA COM O SEU PROTÓTIPO DENOMINADO VS-300. DESSA ÉPOCA EM DIANTE, O HELICÓPTERO EVOLUIU MUITO, MAS MANTÉM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS COMO O MOTOR QUE FAZ GIRAR O ROTOR PRINCIPAL. VEJAM ESTE ESQUEMA.

[close]

p. 6

O MOTOR PODE SER A PISTÃO COMO O DOS AUTOMÓVEIS OU A TURBINA MAIS LEVE E EFICIENTE PARA AVIAÇÃO. E ESSE MOTOR TEM QUE SER MUITO RÁPIDO? O HELICÓPTERO PRECISA DE POUCA VELOCIDADE DO ROTOR PARA VOAR, POR ISSO TEMOS UMA CAIXA DE REDUÇÃO. O MOTOR GIRA ENTRE 3.000 E 50.000 RPM (ROTAÇÕES POR MINUTO) E A CAIXA DE REDUÇÃO TRANSFERE PARA O ROTOR PRINCIPAL ENTRE 300 RPM E 400 RPM. ESSES NÚMEROS VARIAM DE ACORDO COM O MODELO DO HELICÓPTERO. ENTÃO, AS PÁS NÃO GIRAM TÃO RÁPIDO QUANTO PARECE... EXATO! E ISSO AJUDA NOS CASOS DE EMERGÊNCIA. COMO ASSIM?? EU EXPLICO.

[close]

p. 7

SE HOUVER PARADA DO MOTOR, UMA PEÇA DENOMINADA RODA LIVRE PERMITE QUE AS PÁS CONTINUEM GIRANDO. COM ISSO, O HELICÓPTERO CONSEGUE POUSAR EM SEGURANÇA. É O MESMO PRINCÍPIO DA BICICLETA QUE, MESMO QUANDO O CICLISTA PARA DE PEDALAR, CONTINUA DESLIZANDO LIVRE DA AÇÃO DA CORRENTE. ENTENDI! TROUXE OS LANCHES, MAS O SUJÃO VEIO ATRÁS!! ESTOU COM FOME!! TUDO BEM, SUJÃO. ASSIM VOCÊ TAMBÉM APRENDE SOBRE OS HELICÓPTEROS. ESTOU CONFUSO... POR QUE O HELICÓPTERO NÃO FICA RODANDO NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DO ROTOR? BOA PERGUNTA, VIMON! O QUE HOUVE, VIMON? NH NH NH AC ! AM AM NH AM

[close]

p. 8

REALMENTE, QUANDO ACIONAMOS O ROTOR, O CORPO DO HELICÓPTERO TENDE A GIRAR NO SENTIDO CONTRÁRIO. É A LEI DA FÍSICA DA “AÇÃO E REAÇÃO“ CONHECIDA TAMBÉM COMO 3ª LEI DE NEWTON. PARA EVITAR ISSO, TEMOS O ROTOR DE CAUDA. VAMOS TERMINAR O LANCHE QUE EU MOSTRO A VOCÊS. NHAM AM NH NHAM A MAIORIA DOS HELICÓPTEROS USA UM CONJUNTO DE PÁS MENORES NA PARTE TRASEIRA. ESTE CONJUNTO DE PÁS É CONHECIDO COMO ROTOR DE CAUDA OU ANTI-TORQUE. ESSE ROTOR EMPURRA A CAUDA IMPEDINDO QUE O CORPO DO HELICÓTERO GIRE.

[close]

p. 9

E É ESSE ROTOR DE CAUDA QUE TAMBÉM EMPURRA O HELICÓPTERO PARA FRENTE? NÃO, VIMON. O QUE MOVIMENTA O HELICÓPTERO SÃO AS PÁS DO ROTOR PRINCIPAL. AS PÁS GIRANDO FORMAM UM DISCO IMAGINÁRIO, RESPONSÁVEL PELA SUSTENTAÇÃO DO HELICÓPTERO E PELO SEU DESLOCAMENTO. DESSA FORMA, O HELICÓPTERO CONSEGUE VOAR PARA FRENTE, PARA TRÁS OU PARA OS LADOS. QUEM DETERMINA É O PILOTO, INCLINANDO O DISCO COM UM COMANDO CHAMADO CÍCLICO, SIMILAR AO MANCHE DE ALGUNS AVIÕES. PUXA, QUE LEGAL!

[close]

p. 10

As principais partes ASA ROTATIVA ROTOR PRINCIPAL CÍCLICO COLETIVO PEDAIS ESQUI CAIXA DE REDUÇÃO RODA LIVRE

[close]

p. 11

de um helicóptero ESTABILIZADOR HORIZONTAL ESTABILIZADOR VERTICAL ROTOR DE CAUDA CAUDA MOTOR E, ALÉM DE TUDO ISSO, O HELICÓPTERO TAMBÉM TEM DIVERSOS OUTROS INSTRUMENTOS E SENSORES QUE INFORMAM O PILOTO SOBRE OS NÍVEIS DE COMBUSTÍVEL, ALTITUDE, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, VELOCIDADE, TEMPERATURA DO MOTOR ETC. ELE TAMBÉM TEM DIVERSAS ANTENAS E SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO FUNDAMENTAIS PARA CONTATAR AS EQUIPES DE TERRA, ÓRGÃOS DE CONTROLE E OUTRAS AERONAVES.

[close]

p. 12

ISTO É O CÍCLICO? EXATO, BELLA. É UM DOS TRÊS PRINCIPAIS COMANDOS QUE O PILOTO POSSUI. ALÉM DO CÍCLICO, TEMOS O COLETIVO. ESSE EU SEI!! É ALGUM ÔNIBUS, NÉ? NÃO, SUJÃO! O COLETIVO É UM COMANDO QUE MODIFICA A INCLINAÇÃO DE TODAS AS PÁS DO ROTOR PRINCIPAL AO MESMO TEMPO, CONTROLANDO OS MOVIMENTOS DE SUBIDA E DESCIDA DO HELICÓPTERO. ENTÃO, É POR ISSO QUE SE CHAMA COLETIVO!! CONTROLA TODAS AS PÁS COLETIVAMENTE!! E AQUI EMBAIXO TEMOS OS PEDAIS! ISSO MESMO, VIMON!

[close]

p. 13

ELES ATUAM NO ROTOR DE CAUDA PARA EVITAR QUE O APARELHO GIRE EM SENTIDO INVERSO AO ROTOR PRINCIPAL. POR MEIO DOS PEDAIS CONTROLAMOS A POSIÇÃO DO HELICÓPTERO, QUANDO ESTÁ NO SOLO, EM BAIXA VELOCIDADE. E TAMBÉM NO VOO PAIRADO, QUANDO ELE FICA PARADO NO AR. AGORA, VAMOS AO HELIPONTO PARA VERMOS ALGUMAS QUESTÕES DE SEGURANÇA! IGUAL ÀQUELE BEIJA-FLOR!! MAS ISSO TUDO AQUI NÃO É UM HELIPONTO? AQUI É UM HELIPORTO, SUJÃO. OS HELIPORTOS SÃO GRANDES CENTROS DE SERVIÇO, EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS. SÃO FUNDAMENTAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA AVIAÇÃO DE HELICÓPTEROS.................................................................................. NAS GRANDES.................................................................................. CIDADES.....................................................................................

[close]

p. 14

ESTE AQUI É UM HELIPONTO. É O LOCAL DEMARCADO ONDE O HELICÓPTERO POUSA. AHHH... AGORA ENTENDI A DIFERENÇA! AGORA, VAMOS APRENDER COMO PROCEDER NO EMBARQUE, DESEMBARQUE E DURANTE O VOO EM HELICÓPTEROS. VAMOS TREINAR COM O HELICÓPTERO DESLIGADO PARA VOCÊS APRENDEREM. EVITEM SEMPRE ESSAS ÁREAS DE PERIGO AO REDOR DA AERONAVE. FIQUEM DISTANTES E AGUARDEM SEMPRE A CONFIRMAÇÃO DO PILOTO PARA SE APROXIMAR DE UM HELICÓPTERO GIRANDO. APROXIMEM-SE SEMPRE PELA PARTE DIANTEIRA OU LATERAL DO APARELHO. NUNCA PELA TRASEIRA!

[close]

p. 15

SUJÃO!! ACABEI DE EXPLICAR PARA NUNCA SE APROXIMAR DA TRASEIRA DO HELICÓPTERO! SE O HELICÓPTERO ESTIVESSE LIGADO VOCÊ PODERIA TER SOFRIDO UM GRAVE ACIDENTE! DEUS ME LIVRE!! VOU PARA LONGE! VAMOS CONTINUAR A AULA. EU TE LEVO. QUANDO ESTIVEREM PRÓXIMOS DO HELICÓPTERO, ABAIXEM A CABEÇA. NUNCA COLOQUE CRIANÇA NOS OMBROS, ISSO EVITA QUE ELA SE MACHUQUE AO LEVANTAR A MÃO. DENTRO DO HELICÓPTERO NÃO TOQUEM NOS COMANDOS E AFIVELEM BEM O CINTO. MAS MINHA CALÇA ESTÁ FIRME. OPS... FIZ BOBAGEM DE NOVO! É O CINTO DE SEGURANÇA, SUJÃO! EU TE AJUDO.

[close]

Comments

no comments yet