Jornal 3º Trimestre 2018

 

Embed or link this publication

Description

Jornal

Popular Pages


p. 1

19º Jornal Aprender Brincando

[close]

p. 2

PASSEIO DE ESTUDO NO SEBO MARECHAL Os alunos do 4º ano Matutino, acompanhados de sua professora Graziele, foram até o Sebo Marechal adquirir Gibis para o trabalho que realizarão em sala de aula com ficha de leitura e histórias em sequências. No Sebo, os alunos puderam explorar o ambiente e entender o porquê do espaço se chamar Sebo. O passeio foi divertido e muito proveitoso. Aprecie as fotos e confira como foi nosso passeio!

[close]

p. 3

Mamíferos Objetivos: • Identificar as principais características do grupo dos mamíferos; • Conhecer algumas espécies de mamíferos encontradas no estado de Santa Catarina; • Observar os riscos de extinção de algumas espécies. Trabalho realizado com a turma de 7º ano M, na disciplina de Ciências, orientados pela professora Romeli. Após estudo em sala de aula sobre as características gerais do grupo dos mamíferos, os alunos realizaram uma busca sobre espécies de mamíferos encontrados no estado de Santa Catarina. Também foi observado e discutido sobre o risco de extinção de alguns deles. Cada dupla realizou cartazes com as informações encontradas e ilustrações.

[close]

p. 4

UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE Os alunos da turma do Jardim I vespertino, junto com suas professoras Ana e Camila, conheceram a música: “UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE” e com auxílio da música, aprenderam a contar os números até 10 e associá-los as suas respectivas quantidades. Após muita brincadeira e diversão, construíram um fantoche de elefante utilizando sacos de pipoca e outros materiais alternativos. Objetivos: - Desenvolver a capacidade de atenção e concentração; - Desenvolver a coordenação motora; - Reproduzir oralmente músicas cantadas e aprendidas; - Fazer relação do número com a quantidade correspondente. Confiram as fotos!

[close]

p. 5

BRINCANDO COM NÚMEROS E QUANTIDADES Os alunos da turma do Jardim I e II matutino, junto com suas professoras Ana e Camila, brincaram com números e quantidades através de peças de encaixe. Carimbaram as peças utilizando tinta guache e fizeram a contagem das bolinhas que apareceram em seus registros. Após muita brincadeira e diversão, registraram o número correspondente com pintura a dedo. Objetivos: - Desenvolver a coordenação motora; - Ampliar a capacidade de atenção e concentração; - Relacionar número a quantidade.

[close]

p. 6

Oba! Trabalhando com o jornal A turma do 2º Ano vespertino realizou a atividade: Trabalhando com o jornal. Para iniciar a atividade, cada aluno recebeu um jornal para observar e realizar algumas leituras. Após, foi pesquisado no jornal substantivos próprios e comuns e organizados em tabelas, com o objetivo de fazer uso da gramática nos conteúdos trabalhados, usando o jornal como ferramenta de aprendizagem. Atividade rientada pela professora Viviane Carvalho.

[close]

p. 7

TEMA DA AULA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (O VERDADEIRO TESOURO DE CARLA) Trabalho descendência Com objetivo de trabalhar a descendência dos alunos, foi realizado uma contação de história utilizando uma cortina com os personagens ilustrados, para que os alunos percebessem a importância da família para conhecimento de nossa própria história e os valores transmitidos. Após, foi realizado um mural, ilustrando os valores que cada família transmitia para seu filho, formulando assim um baú de virtudes presentes na educação de nossos alunos. Também foi realizada uma pesquisa com os pais sobre a origem do nome, significado e descendência, na qual deveriam registrar e trazer uma fotografia da família para realizar um trabalho em sala de aula. OBJETIVOS: ➢ Conhecer a origem do seu nome e sua descendência, valorizando a história de nossos antepassados. Estimular a imaginação, ensinar bons valores dando exemplos práticos e fáceis de entender, como dizer sempre a verdade, obedecer aos mais velhos e ajudar o próximo. ➢ Narrar, interpretar histórias e textos mantendo o encadeamento dos fatos e sua sequência cronológica. Participar com interesse das aulas manifestando atitudes de cooperação, iniciativa e autonomia. ➢ Valorizar e demonstrar interesse em ler e ouvir diversas leituras como fonte de entretenimento e informação, compartilhando opiniões. ➢ Conhecer diferentes gêneros textuais e manter-se informado nos acontecimentos do dia a dia. ➢ Utilizar a linguagem oral com eficácia. ➢ Apresentar domínio da leitura e escrita. APRECIE ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA TURMA TRABALHANDO

[close]

p. 8

Os números decimais fazem parte do nosso cotidiano... ... para exemplificar a frase, a professora Luciane, juntamente com os alunos do 5º ano M e V, foram até o Supermercado Alvorada, comprar produtos da cesta básica. Foi unido aprendizado, conhecimento e solidariedade! Todos os produtos comprados pelos alunos, foram doados ao SASEADLA, um local onde são abrigados 32 idosos da nossa cidade. Tivemos um dia muito gratificante...

[close]

p. 9



[close]

p. 10



[close]

p. 11

TRABALHO EM FAMÍLIA A leitura, além de proporcionar o nosso desenvolvimento emocional, nos ajuda a ampliar o vocabulário, a capacidade de comunicação, a utilizar melhor o nosso idioma. Sendo assim, precisamos motivar e fixar o tão saudável hábito da leitura, pois a criança gosta que contem ou leiam histórias para ela. # As leituras de boas histórias no seio familiar estreitam os laços afetivos, pois oferecem para criança outra forma de comunicação familiar, além das normas cotidianas. # A criança entende a leitura do adulto como prova de amor e de atenção. Vê como sinal de interesse o fato de ele estar fisicamente presente, oferecendo-lhe sua voz, seus gestos, sua emoção. # Não restrinjam o acesso de leituras escolhidas pelas crianças, mesmo que ofereçam alguma dificuldade. Os pais podem ajudá-las a solucionar as dificuldades encontradas durante a leitura. CONSTRUINDO Vamos fazer um mergulho na memória e na tradição para que as crianças descubram o fascínio de voltar às histórias fruto da sabedoria popular. Então, com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura em nossos educando, os pais deverão recontar uma história ouvida quando criança para seus filhos. Poderá contar como se lembra de ter ouvido ou com base no que leu. Se preferir poderá pedir ajuda para os avós. Juntamente com a família, elaborar um registro da história com materiais alternativos pode ser: (obra de arte no prato, tampa de caixas, escultura com massa de modelar, desenhos em cartazes, entre outros). Atividade realizada pela professora Solange (4º ano vespertino)

[close]

p. 12



[close]

p. 13

Um pouco de história local: Centro Cívico Cruz e Souza No ano de 2018 o Centro Cívico Cruz e Souza completou 100 anos de história. Alunas e alunos do 8º Ano assistiram ao documentário que traz depoimentos e relatos de pessoas que fizeram parte desta caminhada. Em sala, discutiram sobre a importância e necessidade deste espaço na cidade de Lages, conectando passado e presente. Os 100 anos de fundação do clube foram celebrados no dia 22 de setembro e para comemorar essa data festiva a Câmara Municipal promoveu uma sessão solene. Na ocasião, o Poder Legislativo concedeu uma placa comemorativa ao mais antigo clube social em atividade no município. OBJETIVOS ❖ Problematizar as relações étnico-raciais ao longo da história; ❖ Estabelecer conexões entre o presente e o passado, relacionando os processos históricos estudados ao que vivenciam no seu cotidiano. Turma: 8º Ano Disciplina: História Professora: Carolina Corbellini Rovaris Conheça um pouco mais desta história nos cartazes!

[close]

p. 14

Geometria Os alunos fizeram trabalhos de pesquisa em casa e, na escola, montaram cartazes sobre os elementos fundamentais da Geometria: ponto, reta e plano. Esses elementos fazem parte de toda e qualquer figura geométrica. Trabalho realizado na disciplina de Matemática orientados pela Professora Luciane. 6º Ano Vespertino

[close]

p. 15

1º Café, Poesia e Arte O 1º Café, Poesia e Arte teve por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando aos aos Pais, propostas de leitura e escrita feitas com interesse e prazer. O nome Café, Poesia e Arte surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura, produção textual e desenvolvimento artístico, em um momento de descontração com alimentos e bebidas trazidas por Pais, Alunos e Professores, onde aconteceu uma partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar este momento a algo prazeroso. A arte se manifesta em tudo que vemos e vivemos. Não podemos nos interagir no mundo sem conviver com algum tipo de representação artística ou cultural. A começar com a própria natureza que é a mais significante de todas as artes. A relação entre a arte e a cultura forma um conceito de pensamento, de ideia e de objetividade. Portanto, sinteticamente, a cultura está ligada à arte e arte à cultura. A leitura/declamação das poesias estimula a imaginação e a organização de ideias. Há incentivo dos professores para que o aluno descubra o prazer de ler, visto que, “a literatura ocupa um lugar único em relação à linguagem, ou seja, cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível, transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”.

[close]

Comments

no comments yet