Relatório de Atividades Instituto Embu 2016

Conheça as atividades realizadas pelo Instituto Embu de Sustentabilidade durante o ano de 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 3

Expediente Diretoria Diretor-Presidente  José Batista Rodrigues Diretor Vice-Presidente Marco Antonio de Souza Martins Diretor-Tesoureiro  Moacir Borges de Sousa Conselheiros Diretora Presidente  Érica Fernanda de Sante Diretor Vice-Presidente Daniel Debiazzi Neto Conselheiro Vogal  Leonardo Motta Camargo Silva  Conselheiros Suplentes  Diretor Presidente Suplente  Adélio Martins Diretor Vice-Presidente Suplente Renato José Gonçalves Júnior Conselheiro Vogal Suplente Franklin Ribeiro Filho Corpo Técnico  Relações Institucionais Fábio Barros Coordenadora de Educação Marina Chikusa Gestor Ambiental Jr. Paulo Sérgio Pereira dos Santos – Administrativo/Financeiro Célia Aparecida de Borba –  Professora de Inglês Renata Coutinho Cavalcante Prof. de Educação de Jovens e Adultos Lucinéia Monteiro Lopes 4 Prof. de Educação de Jovens e Adultos Vanessa Gonçalves da Silva Maciel Prof. de Educação de Jovens e Adultos Claudinéia Paulino de Oliveira de Souza Musicista/Arte Cênica Debora dos Santos Aranega Assessor de Imprensa Marcelo Valladão  Oficineiros Secretaria Municipal de Embu das Artes Xadrez/Badminton/Recreação - Secretaria de Esporte Ricardo Santana Cajaiba Jazz/ Zumba - Secretaria de Esporte Sonia Aparecida de Paula Capoeira - Secretaria de Esporte Jose Aparecido de Paula (Mestre Paraíba) – Violão - Secretaria de Cultura Bruno Fernandes da Silva – Teatro - Secretaria de Cultura Gabriel Franco Rodrigues Voluntários Jazz/Ballet Clássico Rosanna Shimabukuro Giuzio Programa Escolha a Calma - Brahma Kumaris Renato José Gonçalves Júnior Artesanato Patch Aplique Julia Yao Anuário de Atividades 2016 Projeto Gráfico Luana Lacerda MTB 54.901/SP Guatá Estúdio

Sumário Introdução 5 Mensagem do Presidente 6 Nossa Missão 8 Embu S.A. + IES + Sustentabilidade 10 Ações do IES 11 Integração com a Comunidade 12 Projeto Refloreste 15 Apiário 20 Tenda Divino Verde 21 IES em parceria com a APAE Mogi das Cruzes 26 Desenvolvimento das pessoas 27 Projeto Criança Saudável 28 Cursos no IES 30 Projeto Escrevendo Legal 34 5a Caminhada Drogarias Kobayashi 36 Programa “Escolha a Calma” 37 Parceria com as Escolas 38 5

Introdução O Instituto Embu de Sustentabilidade - IES, que nasceu formalmente em 2009 e é mantido pela Embu S.A. Engenharia e Comércio, representa a concretização do conceito de uma mineração sustentável, que sempre esteve presente desde a fundação da empresa, considerada uma das maiores produtoras de agregados para a construção civil do Brasil A atividade da mineração constitui ferramenta de desenvolvimento econômico, estrutural e social para qualquer nação. Sem ela, não há avanços significativos, de sua atuação dependem a indústria, a agricultura, o comércio, enfim, praticamente todos os setores da economia. Só a partir desta atividade, os produtos utilizados em nosso dia a dia serão fabricados, novas descobertas serão obtidas e a civilização atingirá novas tecnologias. A Embu S.A. vem, no desenvolvimento de suas atividades, aprimorando cada vez mais o relacionamento com o ambiente e a sociedade, em um contínuo e ativo aprendizado. A mineração é uma atividade importante e também de grande responsabilidade social e ambiental. Assim, o Instituto Embu de Sustentabilidade está no centro do desejo de unir o desenvolvimento ao respeito pelo meio. Em seu oitavo ano de atuação, o IES alcançou uma grande integração com as comunidades do entorno das operações mais antigas da Embu S.A., porém, onde as atividades da empresa são ainda recentes, o desafio foi se fazer mais presente como um apoio educacional, social e ambiental nestes novos locais. Acompanhe no presente relatório os trabalhos realizados ao longo de 2016 e veja como o Instituto Embu de Sustentabilidade tem atuado junto às pessoas de todas as idades e com as mais diversas atividades. 6

Mensagem do Presidente 2016, um ano de credibilidade e consolidações Foram excelentes os trabalhos realizados pelo Instituto Embu de Sustentabilidade IES durante o ano de 2016, com avanços na sua agenda de parcerias, eventos e presença de pessoas das comunidades, na direção da responsabilidade social e sustentabilidade plenas. Uma prova da credibilidade da atuação e propósito do IES está na atuação dos voluntários que dedicam seu tempo, como um ato de solidariedade, cidadania e amor ao próximo, compartilhando experiências com os alunos e proporcionando não só o desenvolvimento de suas habilidades como também a possibilidade de novos talentos. Foi também um ano de consolidação, com destaque para o Projeto Criança Saudável, com atividades socioeducativas de forma lúdica tanto nos esportes como na recreação, educação e cultura (esgrima, capoeira, xadrez, inglês, jazz, ballet clássico, coral e artes cênicas). Destaques na área ambiental, como a construção de um viveiro maior e adequado à necessidade do Projeto Refloreste, proporcionando aumento da capacidade de produção e distribuição de milhares de mudas para entidades parceiras em eventos ambientais e culturais das comunidades em que a Embu S.A. atua. Agradecimento à participação cada vez maior dos colaboradores da Embu S.A., técnicos e pessoas das mais diversas formações, que tem dedicado seu tempo em prol das causas do Instituto Embu de Sustentabilidade - IES. Agradecimento em especial a toda a Diretoria da Embu S.A. que, mesmo em um ano difícil, não deixou de apoiar com os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos do IES. Por fim, um agradecimento à nossa equipe de coordenação, administração, professores e parceiros pelo empenho e dedicação. Muito obrigado a todos. José Batista Rodrigues Diretor Presidente 7

Nossa Missão “ Participar da vida das comunidades que residem no entorno dos locais de atuação das pedreiras da Embu S.A. promovendo e estimulando o desenvolvimento sustentável, através de programas nas ”áreas sociais e ambientais. 8

Embu S.A. + IES + Sustentabilidade Atividade da mineração impressiona pela sua grandiosidade Mesmo para quem está acostumado com a atividade da mineração, a grandeza física das áreas de atuação são impressionantes. Para quem não está acostumado, elas podem se tornar ainda mais surpreendentes. Podemos iniciar falando das reservas florestais no entorno de cada unidade da Embu S.A. Elas correspondem atualmente a 4,5 milhões de m2 de áreas conservadas. Estas reservas são utilizadas para o desenvolvimento de ações geradoras de educação ambiental pelo Instituto Embu de Sustentabilidade. A Pedreira Itapeti destinou uma área de aproximadamente 110,58ha (28% da área total) recoberta por vegetação nativa de Mata Atlântica em estágio distinto, para ser preservada e transformada em refúgio da flora e fauna local. 10

Ações do IES O Instituto Embu de Sustentabilidade atua nos âmbitos Social, Educacional e Ambiental. 11 Foto: Freepik

Integração com a Comunidade Promovendo Conscientização Ambiental Trabalhar constantemente a conscientização ambiental tem sido um dos objetivos da participação do Instituto Embu de Sustentabilidade nos mais variados eventos da área. O IES esteve sempre presente nas semanas de Meio Ambiente, Caminhadas Ecológicas, Feiras Sustentáveis e Ciclo de Palestras nas localidades em que atua, sempre em parceria com o poder público e a sociedade organizada. 12 Visitas nas Pedreiras O IES também utilizou as áreas das Reservas Florestais da Embu S.A. para desenvolver iniciativas de Educação Ambiental, além de visitas monitoradas que contribuíram para a melhor visão e conhecimento do papel da mineração na nossa sociedade.

Ações do IES em Perus O Instituto Reciclando Vidas (IRV), em parceria com o Instituto Embu de Sustentabilidade, ofereceu Cursos de: Dança, Pinturas Diversas e Chinelos Customizados para aproximadamente 100 alunas, moradoras comunidade da região Distrito Anhanguera/Morro Doce. Os artesanatos produzidos foram comercializados na Feira de Embu das Artes e na Praça Felipe Fascini / Morro Doce gerando renda extra às famílias das alunas integrantes dos cursos. A líder comunitária Maria Ivone, responsável pelo IRV, realizou 21 mutirões de limpeza de pontos de lixo viciados em córregos e ruas, desenvolvendo trabalho de conscientização junto à comunidade para o deslocamento do Revitalização de espaços contempla plantio de árvores Dança faz parte das atividades desenvolvidas 13

lixo no dia e no local correto, além de, revitalizar os locais através de plantio de mudas, de pinturas e de murais realizados por grafiteiros voluntários da região. Para o desenvolvimento destas atividades o IRV contou com o auxílio do IES, da comunidade local, das escolas, das secretarias da prefeitura, das empresas responsáveis pela coleta de lixo do bairro e da SABESP. O Instituto Embu de Sustentabilidade também apoiou o time E.C. Caiubão, da comunidade Vila Caiuba fornecendo uniformes para a prática do futebol. E.C. Caiubão agradeceu apoio do IES Revitalização de Escadão e Muro, em favor da comunidade Um dos trabalhos realizados no Parque Esperança – Morro Doce, foi a revitalização de um escadão utilizado pelas pessoas do bairro. Um trabalho conjunto entre o IES, Subprefeitura de Perus, Inova, Guarda Ambiental e a comunidade local. Tudo foi planejado previamente e executado da melhor forma, recuperando um importante equipamento de acesso local. Artesanato na região de Perus 14 Escadão sendo finalizado

Projeto Refloreste O Instituto Embu de Sustentabilidade implantou o Projeto Refloreste como uma importante iniciativa de preservação ambiental e de geração de renda. Por meio de um viveiro próprio se promove a educação ecológica, cursos de capacitação e, com a prática, os participantes podem ser multiplicadores das ações, sendo capazes de promover pequenos negócios sustentáveis, complementando o orçamento de suas famílias. O projeto acontece dentro da área de preservação da Embu S.A., na serra do Itapeti, onde está a pedreira Itapeti, esse projeto iniciou com o Curso de Capacitação de Agentes Ambientais e Viveiristas. Depois os futuros viveiristas e agentes ambientais aprenderam sobre os princípios básicos de produção e também sobre legislação para produção de mudas nativas e exóticas. Em 2016 houve a prática de conceitos básicos de restauração de ecossistemas naturais e urbanos, principal uso dessas mudas nativas, produzidas pelo Projeto Refloreste. Dentro deste trabalho, foram desenvolvidos diversos cursos capacitadores, com o apoio de outras organizações, como veremos a seguir. 15