Jornal Aprender Brincando 17ª Edição

 

Embed or link this publication

Description

Jornal

Popular Pages


p. 1

JORNAL CEAB 17ª EDIÇÃO

[close]

p. 2

Objetivos: 4º ANO M • Compreender a arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas; • Explorar com criatividade as possibilidades da linguagem artística estudada; • Valorizar a arte como forma de conhecimento e expressão; • Trabalhar com respeito e solidariedade. Metodologia: • Conhecer os conceitos de retrato e autorretrato; • Criar um autorretrato, com moldura em desenho, lembrando de suas características com criatividade. Material de apoio: • Autorretrato; • Folha branca, lápis, lápis de cor e/ou giz de cera. Atividade realizada com a orientação da Professora Mariléia

[close]

p. 3

Os alunos do Primeiro Ano Matutino, juntamente com suas professoras Wiviane Sozi e Viviane Olivo, a partir de uma viagem no tempo, foram descobrir como os homens das cavernas aprenderam a se comunicar com o mundo. Através de um caça a história, a turma foi encontrando dicas para juntos, decifrarem uma carta enigmática. Após, a turma realizou uma ilustração na lixa d’ água, sobre os conhecimentos compartilhados. Nesta atividade, os objetivos trabalhados, foram: Conhecer a história da escrita e reconhecer as letras do alfabeto na forma de símbolos.

[close]

p. 4

A turma do 3º ano, juntamente com a professora Francielle Fenili, estão estudando sobre o incrível Sistema Solar. O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que gravitam em torno de um sol. O sol é uma grande estrela, que com uma capacidade gravitacional tão grande consegue segurar os planetas. Nosso Sistema Solar é composto por oito planetas, ou seja, a Terra e outros sete planetas. Sendo assim, para que os alunos possam se apropriar do conhecimento obtido nas aulas, foi desenvolvida a atividade de construção do Sistema Solar. Os alunos optaram em utilizar botões e prato de papel para ilustrá-lo. Após terem realizados o estudo das características físicas e formação de cada um dos planetas e o sol, os alunos conseguiram ilustrar cada planeta diferenciando os botões por cores, tamanhos e ordem que ocupam em relação à distância do Sol.

[close]

p. 5

Os alunos dos 5ºs anos, trabalharam nas aulas de História, orientados pela professora Alessandra, sobre o tema Povos Indígenas do Brasil. Esta atividade teve como objetivo conhecer os elementos que caracterizam a história da população indígena, sobretudo antes do período do descobrimento e no início do período colonial. No decorrer das atividades, os alunos foram capazes de identificar a grande diversidade dos povos indígenas no Brasil. Demonstraram interesse em conhecer diferentes línguas, religiões e manifestações artísticas dos índios. No decorrer dos trabalhos, foram valorizando ainda mais a cultura indígena e entendendo a importância em combater a discriminação. Os alunos desenvolveram atividades individuais e coletivas. Por fim, fizeram uma belíssima apresentação aos seus pais.

[close]

p. 6

A pintura na Educação Infantil A Educação Infantil possui um ambiente apropriado para o desenvolvimento da expressão, onde a criatividade e as imaginações ganham forma, fazendo com que as crianças, desde cedo, possam interagir entre elas, sabendo assim trabalhar em grupo. A interação com o mundo dos objetos fará com que a criança utilize a Arte como forma de manifestação espontânea. A pintura na Educação Infantil possibilitará que a criança possa conhecer e aprimorar a sua coordenação motora, conhecer novas cores, desenvolver novas formas através da sua imaginação e podendo explorar esta forma de arte, não apenas com o pincel, mas com as mãos também, tornando toda a metodologia empregada pelas professoras, bem divertida. Os alunos da turma do Jardim I vespertino, junto com suas professoras Ana e Camila, escolheram trabalhar com tinta comestível e explorar as cores e texturas de diferentes formas, concluindo a atividade com um lindo colorido nas paredes da nossa escola,. Trabalhando a interação, a atenção, a curiosidade e a criatividade, puderam propor uma tarde divertida e colorida aos seus alunos

[close]

p. 7

MOMENTO DE REFLEXÃO Os alunos do 4º ano Matutino, juntamente com sua professora Graziele, pintaram e decoraram as casquinhas de ovos para relembrar o ato que era muito comum anos atrás. Foi muito gratificante e envolvente realizar esta atividade, pois os alunos se empenharam e realizaram com dedicação o trabalho com as casquinhas. Tivemos também o auxílio das tia Tere e Leonete que fizeram os deliciosos amendoins. Aproveitamos a oportunidade para refletir e agradecer todas as coisas boas que recebemos diariamente... Aprecie as fotos e confira o trabalho!

[close]

p. 8

ESCOLA A TURMA DO JARDIM I VESPERTINO JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS ANA E CAMILA, NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR, CONHECERAM TODOS OS AMBIENTES DA ESCOLA. TRABALHAMOS COM IMAGENS DOS AMBIENTES ESCOLARES E LOGO APÓS, JOGAMOS COLETIVAMENTE O JOGO DA MEMÓRIA COM AS MESMAS, TRABALHANDO A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS. A ATIVIDADE DE REGISTRO FOI FEITA DE FORMA COLETIVA, UTILIZANDO MATERIAIS DIVERSOS PARA ENFEITAR A ESCOLA.

[close]

p. 9

CARTAZ Nas aulas de Produção Textual do 5º ano, aprendemos a produzir um cartaz que tenha clareza e chame a atenção dos seus leitores. OBJETIVOS: - Reconhecer o gênero cartaz, sua composição e sua finalidade; - Identificar as regularidades do gênero cartaz. - Reconhecer a importância do gênero cartaz em nossa sociedade. - Produzir cartazes temáticos para serem afixados na escola. Turma: 5º ano matutino Disciplina: Português Professora: Lídia

[close]

p. 10

Museu Thiago de Castro Os alunos dos 6ºs anos tiveram a oportunidade de adquirir mais cultura histórica e científica através do passeio de estudo ao Museu Thiago de Castro. Os alunos puderam aprender na prática, junto com a professora Alessandra e guias, temas abordados em sala de aula. Dentre os conteúdos observados, os alunos ficaram fascinados com a riqueza do acervo. Através dos objetos puderam aprender mais sobre os costumes dos diferentes povos e a história da nossa região até os dias atuais. Como proposta pedagógica, foi solicitado aos nossos alunos o preenchimento de um roteiro, onde foram registrados os temas e os momentos mais marcantes. Veja alguns momentos do nosso passeio.

[close]

p. 11

MINHA FAMÍLIA A TURMA DO PRÉ VESPERTINO, OUVIU A HISTÓRIA: FAMÍLIA CONTADA PELAS PROFESSORAS CAROLINE E ISABEL, ATRAVÉS DA DRAMATIZAÇÃO DE FANTOCHES NA CASINHA DE TEATRO. LOGO APÓS, CADA ALUNO FALOU NA CASA DE TEATRO COMO É FORMADA SUA FAMÍLIA E QUANTAS PESSOAS MORAM EM SUA CASA. NA FOLHA REGISTRO, CADA UM DESENHOU SUA FAMÍLIA FAZENDO O AUTO RETRATO DE CADA INTEGRANTE. MONTAMOS UM QUADRO COM OS DESENHOS E FOTOS, ONDE OS ALUNOS APRESENTARAM A SUA FAMÍLIA PARA OS DEMAIS COLEGAS DE SALA. ESSA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO VALORIZAR OS DIVERSOS TIPOS DE FAMÍLIA, QUANTAS PESSOAS FAZEM PARTE DA MESMA, DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, A ATENÇÃO, A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, A EXPRESSÃO ORAL E RECONTAR FATOS E HISTÓRIAS TRABALHADAS.

[close]

p. 12

A TURMA DO 1º ANO VESPERTINO, JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS PATRICIA E VIVIANE, NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE TRABALHARAM AS LETRAS DO ALFABETO E O SOM QUE AS MESMAS PRODUZEM, PARA ENTÃO COMEÇAR A DAR SIGNIFICADO AO PROCESSO DA ESCRITA DE ALGUMAS PALAVRAS. A PARTIR DESTE OBJETIVO, A TURMA REALIZOU O SORTEIO DAS LETRAS DO ALFABETO, ONDE CADA ALUNO TINHA QUE NOMEAR A LETRA, DIZER UMA PALAVRA QUE INICIASSE COM ELA, E POR FIM REALIZAR A ILUSTRAÇÃO DA PALAVRA, BUSCANDO REGISTRÁ-LA EM SEGUIDA. A TURMA SE DIVERTIU BASTANTE E DE UMA FORMA BEM SIGNIFICATIVA, ESTÁ APRENDENDO E BRINCANDO.

[close]

p. 13

Os alunos do 4º ano Matutino, juntamente com sua professora Graziele, construíram um livro, utilizando folhas coloridas. Na capa do livro cada aluno elaborou uma frase relacionada à leitura, com o objetivo de ressaltar os benefícios que ela gera. Foi muito gratificante e envolvente realizar esta atividade, pois os alunos se empenharam e realizaram com dedicação e capricho o trabalho. O momento foi oportuno para valorizar a importância da leitura...

[close]

p. 14

OS ALUNOS DO 5° ANO VESPERTINO ESTUDARAM NA DISCIPLINA DE ESTUDOS SOCIAIS, SOBRE A OCUPAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO. INICIARAM SEUS ESTUDOS ASSISTINDO UM VÍDEO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE CRISTÓVÃO COLOMBO NA OCUPAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO. COLOMBO COMANDAVA UMA ESQUADRA COMPOSTA POR TRÊS CARAVELAS - PINTA, NINA E SANTA MARIA. DEIXARAM AS COSTAS DA ESPANHA DIA 3 DE AGOSTO DE 1492. A VIAGEM FOI ATRIBULADA E A TRIPULAÇÃO QUASE PERECEU EM TERRÍVEIS TEMPESTADES E TENTATIVAS DE MOTINS. NO DIA 12 DE OUTUBRO, COLOMBO CHEGOU NA ILHA QUE CHAMARIA DE SAN SALVADOR, NO ARQUIPÉLAGO DE BAHAMAS. APÓS AS DISCUSSÕES SOBRE O VÍDEO, DIVIDIDOS EM EQUIPES, OS ALUNOS ANALISARAM OS TEXTOS DO MATERIAL ALÉM DE TRAZEREM PARA SALA, OUTRAS FONTES DE PESQUISA QUE CONTRIBUÍRAM NA ELABORAÇÃO DOS SEUS TRABALHOS. ORIENTADOS PELA PROFESSORA ALESSANDRA, SURGE A IDEIA DE CONFECCIONAREM UM JORNAL. PARA AUXILIAR NESSE PROCESSO DE CONFECÇÃO DO JORNAL, AS EQUIPES EXPLORARAM ALGUNS EXEMPLARES DE JORNAIS DA NOSSA CIDADE. OS TRABALHOS TRAZEM A VERSÃO DOS ALUNOS SOBRE AS POSSÍVEIS HIPÓTESES DA OCUPAÇÃO DA AMÉRICA.

[close]

p. 15

Ciranda Cirandinha Os alunos da turma do jardim I e II matutino, junto com suas professoras Ana e Camila, conheceram e aprenderam a brincadeira de roda Ciranda Cirandinha. Esta atividade teve como objetivo, desenvolver a coordenação motora ampla, através das expressões corporais. Todos cantaram e dançaram alegremente. Após a socialização em grupo, cada aluno foi orientado a montar seu próprio boneco, utilizando materiais recicláveis. Com isso, foi trabalhada a coordenação motora fina e estimulado a atenção, concentração e criatividade dos alunos.

[close]

Comments

no comments yet