RELATÓRIO CONDENSADO 2017 - Espaço Ciência

 

Embed or link this publication

Description

RELATÓRIO CONDENSADO 2017 - Espaço Ciência

Popular Pages


p. 1

RELATÓRIO 2017

[close]

p. 2

RELATÓRIO 2017

[close]

p. 3

NÚMEROS DE VISITAÇÃO NO MUSEU O Espaço Ciência fecha mais um ciclo com números crescentes de visitação e atendimento. Na sede do Museu, foram 118.665 visitas, 11.599 a mais que no ano passado. Com os números das Ações Itinerantes e Social e do Observatório da Sé, foram mais de 250 mil atendimentos

[close]

p. 4

OBSERVATÓRIO DA SÉ Também o Observatório Astronômico da Sé ampliou o número de visitantes, que passou de 53.313 em 2016 para 54.879 em 2017. A observação de fenômenos como eclipses, chuvas de meteoros e Superlua, além de eventos como Asteroid Day e Semana Mundial do Espaço ajudaram a movimentar o local.

[close]

p. 5

SEMANAS TEMÁTICAS A realização das Semanas Temáticas também foi fundamental para a ampliação das estatísticas. Férias em janeiro e julho; Semana da Água; Semana Indígena, da Energia, do Meio Ambiente, da Astronomia; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia... juntas, elas respondem por 44.288 visitas na sede do Museu.

[close]

p. 6

DE OLHO NA LUZ O Espaço Ciência investiu em novas exposições, a exemplo da “De Olho na Luz”. Inaugurada na Semana da Energia, em abril, ela tem recebido elogios dos visitantes. Sombras coloridas, show de lasers, holograma, luz negra e outros efeitos luminosos estimulam o interesse sobre o mundo invisível por trás das luzes.

[close]

p. 7

AÇÃO ITINERANTE As caravanas itinerantes do Espaço Ciência, Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, percorreram 23 municípios do interior do estado, além de três de outros estados. Com isso, cerca de 70 mil pessoas foram atendidas e tiveram acesso a experimentos e atividades de divulgação científica.

[close]

p. 8

SNCT Dentre estas ações, cerca de 24 mil pessoas foram atendidas pelas Caravanas em 12 municípios durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, foram produzidas 40 exposições, distribuídas entre polos em todo estado. O Espaço Ciência coordenou o evento que, em ação articulada e integrada, garantiu milhares de atividades em todo estado.

[close]

p. 9

JOGOS E ACASOS Produzida para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a exposição usa jogos de azar e de estratégia para que o visitante se encante com a matemática. Distribuída em 40 instituições de 24 cidades, cada exposição atende de 1000 a 15 mil pessoas, estimando-se cerca de 100 mil atendimentos durante a SNCT.

[close]

p. 10

CIÊNCIA JOVEM Este ano, mais de 500 projetos se inscreveram e 300 deles foram selecionados para a 23ª Ciência Jovem: 30 de professores (Educação Científica) e 270 de alunos. Estudantes de todos os estados do Brasil e outros três países latino-americanos participaram da Feira. Mais de 10 mil pessoas visitaram o evento.

[close]

p. 11

TVC Nesta segunda edição do Torneio Virtual de Ciência, o número de participantes subiu de 186 para 217. Significa, direta ou indiretamente, mais de 7 mil alunos, de todas as regiões do estado, envolvidos em desafios que estimulam a descoberta da Ciência por meio da experimentação.

[close]

p. 12

AÇÃO SOCIAL A Ação Social do Espaço Ciência garantiu 18.341 atendimentos. Por meio do CLICidadão, Gepetto e Jardim da Ciência, jovens e adultos das comunidades de baixa renda têm acesso à noções de Informática, noções de jardinagem e Laboratório de Confecção de Brinquedos Educativos.

[close]

p. 13

MEIO AMBIENTE Além de eventos como a Semana do Meio Ambiente, Semana da Energia e Semana da Água e de atividades permanentes como a Trilha Ecológica e passeio no manguezal, o Espaço Ciência criou outras atividades para sensibilização com o meio ambiente, como o Roteiro Botânico e análise das águas.

[close]

p. 14

COMUNICAÇÃO Além de criar um boletim eletrônico e de garantir atualização diária de seu site, com mais de 200 matérias produzidas, o Espaço Ciência também investiu na produção de conteúdos para mídias sociais, o que ampliou significativamente o número de seguidores no Youtube, Instagram, Facebook e Twitter.

[close]

p. 15

PERSPECTIVAS Em 2018, o Espaço Ciência vai manter seu ritmo de crescimento. Três novas exposições já estão prontas para serem inauguradas: “Minha Casa tem Ciência”, “Sala Maluca” e “Olhar de Escher”. Preparem-se!

[close]

Comments

no comments yet