Portfólio - Caminho Português

 

Embed or link this publication

Description

Portfólio - Caminho Português

Popular Pages


p. 1

Santiago de Compostela CAMINHO PORTUGUÊS VOCÊ VIVÊNCIARÁ AQUI: Caminhada Monumentos Históricos Vinhos Gastronomia Natureza

[close]

p. 2

É um Caminho e como tal, pressupõe um itinerário, mas não se esgota nele. Santiago de Compostela foi ao longo de todo o segundo milênio, a grande confluência da rede viária europeia por onde correu a pregação do Evangelho. É em inúmeros itinerários jacobeus (Santiago) provenientes de todos os cantos da Europa, que encontramos os que têm origem em Portugal com variadíssimas possibilidades de acesso ao túmulo do Apóstolo. No entanto, entre todos, assume principal relevo a estrada real Porto, Barcelos, Valença, onde convergem quase todos outros, reforçando este itinerário como o principal dos caminhos portugueses de Santiago. Este foi o itinerário escolhido pela maioria dos peregrinos que caminharam para Santiago, a partir do século XIV. Com a conclusão da ponte de Barcelos em 1325 e a remodelação da Ponte de Lima, passou a ser possível a criação de um percurso retilíneo. Ponte de Lima, Valença, Tui, Redondela, Pontevedra e Caldas de Reis definiram assim o novo itinerário medieval de Santiago de Compostela com origem no Porto. Convidamos Você a estar conosco neste belo e significativo Caminho!

[close]

p. 3



[close]

p. 4

Por que ir? Existem relatos que Santiago teria pregado em vários locais ao longo do Caminho Português, o que associa o Caminho Português à passagem do Santo pela península ibérica. Reza a lenda que São Francisco de Assis também teria utilizado o Caminho Português para seguir até Compostela, existindo relatos da sua passagem por Ponte de Lima. Foi através do Caminho Português que levaram o corpo do Apóstolo de Padron até o local onde se encontra hoje, em Compostela. No Caminho Português passamos junto ao Castro Lupiário, da Rainha Lupa, figura ligada à lenda de Santiago e que deu autorização para que o Santo fosse sepultado em Compostela. O Caminho Português nos permite ter etapas com extensões moderadas e pernoitar em locais com muitos pontos de apoio e atrações.

[close]

p. 5

A partir de Ponte de Lima, o caminho Português passa por muitos vestígios de uma antiga estrada construída pelos Romanos no Século I. O idioma em Portugal é o mesmo do Brasil e quando entramos na Galiza, as pessoas, pela proximidade e hábito entendem perfeitamente o português. A gastronomia e os vinhos do Norte de Portugal e da Galiza são mais um atrativo, assim como a reconhecida simpatia das pessoas do local. Quem optar em começar a peregrinação pela cidade do Porto, terá o prazer de caminhar entre duas cidades consideradas patrimônio mundial da UNESCO.

[close]

p. 6

TRECHOS 1 Porto a Santiago 230km 2 Ponte de Lima a Santiago 155km 3 Caminho da Costa 260km

[close]

p. 7

ESPANHA Santiago de Compostela Padron Calda de Reys Pontevedra Vigo Baiona Oia A Guarda Arcade O Porriño Valença Vila Praia de Âcora Cossourado Viana do Catelo Ponte de Lima Esosente Barcelos Vila do Conde Vilar Do Pinheiro Porto PORTUGAL Caminho Central Caminho da Costa

[close]

p. 8

PRINCIPAIS CIDADES Porto Ponte de Lima

[close]

p. 9

Barcelos Valença

[close]

p. 10

PRINCIPAIS CIDADES Pontevedra Padron

[close]

p. 11

Santiago de Compostela

[close]

p. 12

TIPOS DE ROTEIROS Na Andarilho da Luz você escolhe a melhor forma de fazer a sua peregrinação, e em ambas terá o mesmo suporte e segurança! Em Grupo Saídas especiais programadas exclusivamente para grupos. Uma experiência única e compartilhada. Ideais para quem quer fazer o caminho acompanhado de outras pessoas. Acompanhamento de especialista da Andarilho da Luz (minimo 10 pessoas).

[close]

p. 13

Autoguiado Você poderá realizar o Caminho Português de acordo com a sua disponibilidade de tempo e preparo físico. Ideais para quem deseja escolher uma data distinta e independente do acompanhamento de outras pessoas. Melhor período para realizar sua caminhada: entre ABRIL e OUTUBRO.

[close]

p. 14

EQUIPAMENTOS DO PEREGRINO

[close]

p. 15

Mochila reforçada para carregar seus pertences (câmera fotográfica, anorak, squeeze, etc...) durante as caminhadas e passeios. Recomendamos: de 35 a 45 litros com barrigueira mais larga e alças acolchoadas. Cajado Anorak (resistente à água e ao vento) + fleece. Recomendamos: jaquetas 3 em 1, mais leves e práticas. Calça tipo suplex Recomendamos: calça-bermuda para não precisar levar short ou bermuda. Camisetas manga longa e 2 manga curta (de preferência tecido tipo dryt que não retém água). Luvas e gorro de fleece. Chapéu ou boné. Par de botas de caminhada ou tênis de trekking préamaciados e confortáveis. Papete (para descanso dos pés). Meias com fibra coolmax ou dry sell para caminhada (evitar algodão, pois retém água). Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens. Kit com primeiros socorros: Micro Pore, agulhas, algodão, linhas, óleo de arnica, band-Aid, analgésicos, colírio, alfinete, cortador de unha.

[close]

Comments

no comments yet