Relatório Anual 2016 - Dataprev

Este relatório apresenta as soluções de TI da Dataprev desenvolvidas com foco na prestação de serviços públicos de qualidade.

Relatório anual 2016

Michel Temer Presidente da República Henrique Meirelles Ministro de Estado da Fazenda DATAPREV Diretoria Executiva Presidência André Leandro Magalhães e Diretoria de Pessoas Diretoria JaniceFagundesBrutto Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos Álvaro Luis Pereira Botelho Diretoria de Tecnologia e Operações conselhos Daniel Darlen Corrêa Ribeiro * Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Rogério Souza Mascarenhas Conselho de Administração Titulares Alexandre Manoel Ângelo da Silva – Presidente Marcelo de Siqueira Freitas Leonardo de Melo Gadelha André Leandro Magalhães Marcelo Daniel Pagotti Cinara Wagner Fredo Suplentes José Eduardo de Lima Vargas Wagney Schun Godoy Conselho Fiscal Titulares Ana Cristina Bittar de Oliveira – Presidente Nívia Beatriz Cussi Sanchez Bruno Bianco Leal Suplentes Mariana Marreco Cerqueira Valderir Claudino de Souza * Julho 2017

Pensar a tecnologia com foco na prestação de serviços públicos de qualidade. Esse é o caminho que a Dataprev vem percorrendo nos últimos anos. Em março de 2017, tive a honra de assumir a presidência da empresa. Em um cenário econômico de incertezas no país, qual não foi o meu contentamento em encontrar uma empresa lucrativa, evoluída do ponto de vista tecnológico e com consolidada reputação no mercado de atuação. Todo esse esforço não seria possível sem o envolvimento de colaboradores, sejam eles empregados, terceirizados ou parceiros desta jornada. Parte do que foi feito é apresentado neste Relatório Anual, que traz o conjunto de indicadores e iniciativas desenvolvidos ao longo de 2016. Uma nova etapa se inicia, com adequação à atual configuração do mercado, priorizando investimentos nos segmentos que demonstram maior potencial de crescimento e abrindo frentes de inovação. Cada vez mais, as políticas públicas associadas à garantia dos direitos sociais da cidadania, previstos na Constituição Federal, passarão a contar com soluções de TI. O uso de dados estratégicos tornou-se uma parte importante da governança, uma forma de os governos melhorarem o gasto público. Mas não se trata apenas de melhorar o ambiente digital. A evolução está no uso prático e inteligente dessas informações, em que as tecnologias disruptivas serão protagonistas de todo esse processo. Recursos como Analytics, Blockchain, Atendimento Cognitivo, Nuvem de Governo, Internet das Coisas e Infraestruturas Hiper Convergentes serão imprescindíveis para decodificar informações e auxiliar na análise de dados de forma mais eficiente para a tomada de decisões. Como não poderia deixar de ser, o desenvolvimento de soluções com base nessas tecnologias foi incluído no planejamento estratégico anual da empresa. Quanto maior a nossa capacidade de aplicar a tecnologia de forma inteligente, maior será nossa eficiência empresarial traduzida em melhores resultados para a sociedade. Muito obrigado. André Leandro Magalhães Presidente da Dataprev

Transformação. Este conceito faz parte da filosofia da Dataprev há 42 anos, desde que foi criada. A transformação da Dataprev acontece em ciclos. Iniciamos esse processo há 10 anos, com a revisão do nosso modelo de desenvolvimento e apostando em uma gestão com foco em resultados. Nesse redesenho, criamos as primeiras unidades de desenvolvimento de software, fundamentais para a recuperação de nossa capacidade de entrega e que, em 2016, completaram 10 anos de existência. Deixamos para trás o estigma de uma empresa incapaz de cumprir prazos e passamos a atender novas demandas. Com essa reformulação, conquistamos novos clientes. Investimos também na modernização de nossos data centers, renovamos a infraestrutura de hardware e software e revisamos processos produtivos. Como resultado, mais do que dobramos a nossa infraestrutura tecnológica e fomos reconhecidos por isso. Recebemos, em 2016, a certificação Tier III em design para os data centers do Rio de Janeiro e de São Paulo. A classificação atesta o nosso atendimento a requisitos específicos de segurança e disponibilidade e nos coloca em um patamar diferenciado em relação a outras empresas do mercado. E mais, com o objetivo de agregar valor aos nossos negócios, nos tornamos associados efetivos da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que representa 40 empresas entre as maiores do país e exerce um papel importante de articulação entre os setores público e privado. A Dataprev é hoje uma empresa lucrativa, com um parque computacional atualizado e processos organizados de acordo com as melhores práticas do mercado. Os dados, ações e estratégias tratados nesta publicação ajudam a contar parte dessa história. Começamos agora a desenvolver a Dataprev do futuro. A transformação digital com base na análise e uso inteligente dos dados já é uma realidade nas empresas de TI e nos impõe novos desafios a serem ultrapassados. É nesse sentido que trilharemos um novo rumo. O maior orgulho de estar aqui não é apenas pelo que fizemos nesses últimos dez anos, mas como chegamos preparados para enfrentar a próxima década. Boa leitura! A Diretoria

Resultados e iniciativas em 2016 Compromisso Dataprev Atuar com ética, integridade e transparência 10 anos de criação das unidades de desenvolvimento de software 42 anos de criação da Dataprev 9 petabytes de informações trafegaram pela rede da empresa Hackathon Primeira maratona de programação para aplicações mobile Data centers do RJ e de SP com certificação Tier III em design Lucro líquido de 184R$ milhões e receita bruta de 1,436R$ bilhão

Essência Criada há mais de 40 anos, a Dataprev é uma empresa pública que está presente na vida do cidadão brasileiro oferecendo soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação necessárias para o acesso aos programas estratégicos e sociais do Governo Federal. Vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, a empresa tem uma força de trabalho em torno de 3,8 mil empregados. Com estrutura para atendimento em todo o país, a Dataprev possui cinco unidades de desenvolvimento de software e três data centers. Em dezembro de 2016, a Dataprev conquistou a certificação Tier III em design, que atesta o padrão internacional dos data centers do RJ e de SP. A conquista dessa classificação é a evolução de todo o investimento que a empresa fez em sua infraestrutura nos últimos anos. A soma ultrapassa os R$ 450 milhões e abrange a aquisição de 268 servidores x86, prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI 2015–2017), e a renovação dos equipamentos do parque tecnológico da empresa em um máximo de cinco anos. Referência de qualidade no processamento e no tratamento de grandes volumes de dados, a Dataprev é responsável pela guarda e gestão do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que permite a concessão automática de direitos garantidos a partir de políticas sociais do Estado brasileiro, como aposentadorias ou salário-maternidade. Processa também o pagamento mensal de 33,8 milhões de benefícios previdenciários, as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil e

11Datapre v • Rel atório Anual 2016 responde pela aplicação on-line que faz a liberação de seguro-desemprego, além de desenvolver e fazer a manutenção dos sistemas que são usados nas Agências da Previdência Social e nos postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine). Os serviços prestados pela empresa atendem a necessidades de milhões de pessoas no Brasil e incluem hospedagem de servidores, suporte e manutenção de sistemas em produção, elaboração, desenvolvimento, implantação, suporte técnico, gestão e proteção de informações e sistemas, processamento, análise e qualificação de dados, consultoria e apoio à execução de projetos estratégicos dos clientes. MISSÃO Fornecer soluções de Tecnologia da Informação e da Comunicação para a execução e o aprimoramento das políticas sociais do Estado brasileiro. VISÃO Ser o principal provedor de soluções tecnológicas para a gestão das informações previdenciárias, trabalhistas, sociais e de registros civis da população brasileira.

Organizaçã CF Conselho Fiscal Fiscalização do cumprimento dos deveres legais e estatutários Acompanhamento da execução financeira, fiscal e orçamentária CA Conselho de Administração Diretrizes gerais de negócio Aprovação de orçamentos e programas Fiscalização da execução administrativa A estrutura de governança da Dataprev tem como fundamento o tratamento dos assuntos de forma colegiada, privilegiando a tomada de decisão de forma transparente e coletiva. A gestão da empresa é feita pela presidência e as quatro diretorias – Desenvolvimento, Relacionamento e Informações (DRD), Tecnologia e Operações (DIT), Finanças e Serviços Logísticos (DFS) e Pessoas (DPE). Juntas, elas formam a Diretoria Executiva, que é responsável pela administração e por todas as atividades estratégicas da empresa. Também fazem parte da organização os Conselhos de Administração e Fiscal. Ao primeiro compete estabelecer as diretrizes gerais de negócio, aprovação de

ção PR Presidência Planejamento empresarial Desenvolvimento organizacional Representação institucional Consultoria jurídica Comunicação social Segurança da informação orçamentos e programas e fiscalização da execução administrativa. Já o segundo é responsável pela fiscalização do cumprimento dos deveres legais e estatutários e acompanhamento da execução financeira, fiscal e orçamentária da empresa. Essas estruturas funcionam de forma integrada, com atribuições pautadas pela Lei 6.125 e pelo Estatuto Social da empresa. Em dezembro de 2016, o Decreto 8.945, que regulamenta a Lei 13.303 (Lei das Estatais), criou a Assembleia Geral da Dataprev, uma das estruturas de controle obrigatórias para todas as empresas estatais e que tem o poder de decidir sobre todos os negócios da empresa e tomar as medidas que julgar pertinentes à sua defesa e desenvolvimento. 13Datapre v • Rel atório Anual 2016 DFS Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos Financeira Logística Contabilidade Orçamentação Controladoria Suprimentos Gestão de TI interna DIT Diretoria de Tecnologia e Operações Arquitetura tecnológica Gestão de data center Disponibilidade dos serviços Governança de TI DPE Diretoria de Pessoas Gestão do conhecimento Desenvolvimento de pessoas Responsabilidade socioambiental Relações sindicais Administração de pessoal Saúde, qualidade de vida e bem-estar DRD Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Comercial Desenvolvimento de sistemas Relacionamento com clientes Gestão de informação Atendimento operacional

Relacionam Em 2016, a Dataprev continuou investindo na entrega de melhores soluções para seus clientes. Adotou um modelo de desenvolvimento ágil para os projetos, com entregas em ciclos mais rápidos. Um dos benefícios dessa metodologia é a proximidade da equipe de desenvolvimento com o cliente, estimulada pelo planejamento e pelas entregas com valor agregado, em períodos mais curtos, as chamadas sprints. O novo processo promoveu uma visão mais voltada à geração de valor para o produto. Outra vantagem é a melhoria da comunicação e do trabalho colaborativo, com uma equipe mais focada, comprometida e que procura resolver os problemas com mais celeridade. Para os clientes, a maior vantagem é a possibilidade de visualização e acompanhamento dos resultados com maior frequência e em menos tempo. Também com o objetivo de atender cada vez melhor o cliente e proporcionar uma experiência concreta dos produtos e soluções desenvolvidos pela empresa, foi lançado em outubro o Portal de Serviços. O portal oferece um ambiente de demonstração on-line, aonde é possível testar uma versão básica de quatro produtos: Blogs e Portais, Correio Eletrônico, Databox e Estatísticas Web. A página traz, ainda, uma descrição das principais funcionalidades, características do ambiente, condições de comercialização e a lista de clientes que utilizam as ferramentas.

mento COM QUEM A DATAPREV SE RELACIONA A Dataprev chega em 2016 com o seu portfólio de clientes ampliado, desenvolvendo produtos e serviços para mais de uma dezena de clientes governamentais, além de várias instituições financeiras públicas e privadas. A cada ano, novas parcerias são firmadas, gerando mudanças concretas e positivas na vida de milhares de pessoas. A seguir, um resumo de alguns serviços prestados aos principais clientes da empresa. 15Datapre v • Rel atório Anual 2016 INSS INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL A Dataprev desenvolve, implanta e mantém em operação serviços utilizados em toda a rede de atendimento do INSS, suportando processos como requerimento, consulta e concessão de benefícios previdenciários, com destaque para aposentadorias, pensões, auxílio-doença e auxílio-maternidade. O reconhecimento automático de direitos para concessão dos benefícios utiliza o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde são mantidos mais de 20 bilhões de registros cadastrais, de vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias. O processamento mensal da folha de pagamentos gera cerca de 33,8 milhões de créditos de benefícios previdenciários. Outros serviços incluem soluções de Analytics, apoio à gestão, consultoria, gestão de TIC, correio eletrônico e mensageria, além de proposição de soluções para melhorias do acesso do cidadão aos serviços prestados pelo INSS – por exemplo, contemplando os conceitos de portal e de mobilidade. Em 2016, o INSS passou a utilizar o novo Sistema de Atendimento (SAT). Desenvolvido pela Dataprev, ele reduziu o tempo de média de espera dos beneficiários nas Agências da Previdência (APS) e permite o processamento prévio de informações antes da data marcada para o atendimento. MTb MINISTÉRIO DO TRABALHO A Dataprev desenvolve, implanta e mantém em operação serviços que suportam os processos de negócio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. Nesta linha, começou a desenvolver em 2016 o aplicativo Sine Fácil, que permite ao trabalhador encontrar vagas adequadas ao seu perfil, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar informações sobre abono salarial, e a plataforma Emprega Brasil, que reúne diversos serviços do ministério e foi criada para substituir o Portal Mais Emprego. O seguro-desemprego é requerido anualmente por mais de 8 milhões de trabalhadores e a declaração Caged é enviada mensalmente por cerca de 1 milhão de estabelecimentos de todo país, com informações de contratações, desligamentos e transferências de empregados, totalizando cerca de 5 milhões de registros recebidos e processados por mês. Esses dados, entre outros fins, compõem os principais indicadores sobre o mercado de trabalho formal brasileiro.