«Mãos à Obra» Boletim Informativo Junta de Freguesia de Vialonga Julho 2017

 

Embed or link this publication

Description

Boletim Informativo Junta de Freguesia de Vialonga

Popular Pages


p. 1

BOLETIM INFORMATIVO JULHO 2017 ORQUESTRA DE VIALONGA Orgulho de todos!

[close]

p. 2

Editorial Vialonga em movimento José António Gomes Presidente Com a chegada do bom tempo, na Freguesia multiplicam-se as iniciativas, e o mais difícil é marcar presença em todas. Desde meados de março, as coletividades e associações, em colaboração com a autarquia, sob a égide das Vialonguíadas, desenvolveram dezenas de competições, contribuindo não só para a dinamização do desporto, recreio e cultura, mas também para o conhecimento do nosso património. A Festa da Criança e a Feirinha das Escolas mostraram, mais uma vez, que juntos somos mais fortes, e quem ganha são as crianças da nossa terra. O II Vialonga Fest colocou Vialonga nas “bocas do mundo”, realçando a importância deste evento, o único festival de rock alternativo no concelho. Aproveito para deixar claro que a Junta de Freguesia tem todo o prazer em apoiar projetos desenvolvidos por outros, como é o caso do Projecto VEM. O encerramento do ano escolar, com a realização de múltiplas festinhas nas escolas, confere à Freguesia um ambiente de “sempre em festa”, mas também de solidariedade, amizade, e laços para toda a vida nas famílias e comunidade escolar. Destacamos ainda o fantástico Concerto de Verão da Orquestra de Vialonga, evento de cuja organização nos orgulhamos, sabendo que as sementes para futuros músicos estão lançadas, valorizamos também os efeitos positivos que o ensino da música trará aos jovens e famílias deste projeto. É com imenso agrado que anunciamos o término da obra de requalificação de uma zona de lazer, na localidade de Santa Cruz, assim como do parque infantil do Cabo de Vialonga, a que se juntou um conjunto de aparelhos de ginástica, para a alegria de miúdos e graúdos. Estamos quase a chegar ao fim deste mandato. Orgulhamo-nos de termos cumprido e ultrapassado os compromissos que assumimos, todos concretizados ao longo destes 4 anos. O trabalho não acaba, todos os dias há novos desafios e brevemente contaremos com a vossa participação e colaboração para fazer de Vialonga uma terra melhor. Por último, convido todos a participarem nas Festas de Vialonga, que terão início a 11 de Agosto. Traga a família, traga os amigos. Divirta-se! Composição do Executivo José António Gomes Presidente jose.antonio@jf-vialonga.pt Leonor Alves Secretária leonor.alves@jf-vialonga.pt Ângela Bordalo Tesoureira angela.bordalo@jf-vialonga.pt Vasco Matos Vogal vasco.matos@jf-vialonga.pt António Mateus Vogal antonio.mateus@jf-vialonga.pt Ficha Técnica Junta de Freguesia de Vialonga Rua Professor Egas Moniz, 98 2625-665 Vialonga Telefone: 21 952 09 67 Fax: 21 952 33 41 E-mail: geral@jf-vialonga.pt Design: Letras & Sinais, Lda. Impressão: Calbergráfica, Lda. Tiragem: 5000 exemplares Distribuição gratuita Depósito Legal: 194679/03 www.jf-vialonga.pt https://www.facebook.com/ junta.vialonga

[close]

p. 3

3BOLETIM INFORMATIVO JULHO 2017 Direitos que se comemoram a brincar Realizou-se, no passado dia 3 de junho, no Parque Urbano, a Festa da Criança, organizada pela autarquia em colaboração com diversas instituições, lembrando que todas as crianças têm direito ao afeto e amor e a crescer num clima de paz e fraternidade. O dia Internacional da Criança é sempre assinalado na Freguesia e contou este ano com centenas de crianças acompanhadas pelas suas famílias, sendo a edição que registou maior participação. Feirinha das Escolas 2017 Mais de mil crianças participaram nesta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Vialonga em colaboração com as escolas do 1º ciclo, IPSS e infantários. Uma iniciativa que muito agradou a miúdos e graúdos.

[close]

p. 4

Vialonguíadas 2017 De março a finais de junho, Vialonga foi conquistada por uma grande animação. As coletividades e associações da Freguesia realizaram torneios e jogos, eventos que contaram com muitas dezenas de participantes. Modalidades como airsoft, bóccia sénior, BTT, sueca, chinquilho, dominó, ténis, baillong ball, caminhada, krav maga, natação, jogos tradicionais, futsal e zumba, fizeram de Vialonga, uma Vila em movimento. Um obrigado a todos pela colaboração e participação!

[close]

p. 5

5BOLETIM INFORMATIVO JULHO 2017 II Vialonga Fest Largas centenas de fãs de música rock rumaram a Vialonga, no dia 3 de Junho, para assistirem à 2ª edição do VIALONGA FEST, cuja organização é da Junta de Freguesia de Vialonga e do Projeto VEM. O festival de música alternativa do concelho de Vila Franca de Xira está a dar que falar. A edição deste ano contou com a particupação de seis bandas: Scarmind, Chapa Zero, Patrulha do Purgatório, Acromaníacos, Artigo 21 e Sunya. Para o ano há mais! Siga!

[close]

p. 6

Comemorações dos 43 anos da Revolução de Abril Pela quinta vez consecutiva, a Junta de Freguesia de Vialonga levou a cabo um concurso de criação de um cartaz original, em parceria com o Curso Profissional Técnico de Design Gráfico e o Curso Professional Técnico de Multimédia da escola EB 2,3 de Vialonga, todos os trabalhos concorrentes foram apresentados numa exposição de rua. Ana Monteiro, estudante na EB2,3 de Vialonga, foi a vencedora da presente edição. Em declarações ao “Mãos à Obra”, a vencedora manifestou a sua satisfação pela conquista do 1.º prémio, tendo sublinhado a ajuda que recebeu dos seus professores. Ana Monteiro confidenciou-nos ainda que gostaria de seguir a profissão de Designer gráfico. Quanto à inspiração para elaboração do cartaz: «entendi que um cartaz sobre o 25 de Abril tinha de ser algo que lembrasse festa». Parabéns Ana Monteiro. Além da cerimónia solene, em que população e movimento associativo se juntaram no hastear da bandeira, na manhã do 25 de Abril, as comemorações tiveram o seu ponto alto com um concerto da Orquestra de Vialonga, realizado na Sociedade Recreativa da Granja. Feira dos Sabores e Saberes Decorreu, no passado 28 de maio, mais uma edição dum evento que marca o calendário cultural da Freguesia – A Feira dos Sabores e dos Saberes. Sob o desígnio – as tradições, foram recriadas vivências que procuraram lembrar a ruralidade da Freguesia em tempos idos. As habituais bancas de doces, artesanato e produtos da horta muito favoreceram o evento, isso e a simpatia de vendedoras e vendedores vestidos a rigor e à época. A animação esteve a cargo do Rancho Folclórico “Os Camponeses”; Grupo Desportivo de Santa Eulália; Grupo de Cantares da Associação Reformados Idosos e Pensionistas de Vialonga; Grupo de Cantares e Instrumental da Associação Bem-Estar Infantil de Vialonga; Rancho Folclórico da Associação Desportiva Cultural e Social do Parque Residencial de Vialonga; Grupo de Música Tradicional Folha Verde; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vialonga e da Orquestra de Vialonga

[close]

p. 7

Requalificar o espaço público 7BOLETIM INFORMATIVO JULHO 2017 Parque infantil no Cabo de Vialonga remodelado Com novos usos de estadia e lazer, o parque infantil no Cabo de Vialonga foi reaberto à população, após obra realizada pela Junta de Freguesia de Vialonga. Zona de lazer reabilitada A localidade de Santa Cruz tem motivo para estar contente – o antigo espaço de lazer é hoje um espaço renovado, uma obra realizada pela Junta de Freguesia de Vialonga, indo ao encontro do desejo dos seus moradores. A sua opinião conta! Fontanário do Largo do Convento Porque é importante e necessário preservar o nosso património, a Autarquia procedeu a trabalhos de conservação do fontanário mais antigo da Freguesia. Pintura de passadeiras Foi efetuada a pintura de marcas rodoviárias, com especial incidência nas passadeiras de peões, em várias zonas da Freguesia Desmatação e limpeza de terrenos Decorreu recentemente a desmatação e limpeza de espaços públicos na área da Freguesia, uma intervenção essencial para garantir a salubridade e reduzir riscos de incêndio nos espaços públicos. Uma pequena obra que faz a diferença O cemitério da nossa vila já tem um Cendrário, que irá permitir o depósito das cinzas dos entes queridos, correspondendo às solicitações que nos foram chegando. A sua opinião conta!

[close]

p. 8



[close]

Comments

no comments yet