REVISTA SINPOJUD

 

Embed or link this publication

Description

WWW.SINPOJUD.ORG.BR | ANO 01 | EDIÇÃO 02

Popular Pages


p. 1

REVISTA SINPOJUD WWW.SINPOJUD.ORG.BR Ano 01 /  Edição 02 on line Correção do PCS prevista para outubro O que muda com a Reforma trabalhista Campanhas pelo reajuste Linear e correção do PCS Quando você diz SIM ao seu Sindicato, diz SIM aos seus direitos JUNTE-SE A NÓS!

[close]

p. 2

SUMÁRIO 1- Editorial ..........................................................02 2- Opinião ............................................................03 3- Presidência .....................................................04 4- Patrimônio do Filiado ....................................05 5- Campanha de Filiação ...................................06 6- Doc. para aposentadoria................................07 7- CCAP ................................................................08 8- Diretoria investe em capacitação..................09 9- Mobilização do Sinpojud .................................10 10- Judiciário em Notas........................................11 11- Gráfica Rápida ................................................12 Presidente1U2m-anAo dçeõgeestsãoee oMfiloiabdoilaoizações .....................................13 Sinpojud se beneficia com o constata1c3re-scAimtenutoaplaitrdimaodniealsda..............................................14 e 15 entidade crescimento de14- O que muda na CLT ........................................16 xx%donSainfidliiacçaãtoo15- Deputados e Senadores contra a população.17

[close]

p. 3

EDITORIAL Diretoria Executiva ZENILDO CASTRO - DIRETOR/PRESIDENTE MARIA JOSÉ SILVA 'ZEZÉ'- DIRETORA JURÍDICA ANTÔNIO RIBEIRO 'BHENÉ' - DIRETOR DE FINANÇAS E CONVÊNIOS JORGE CARDOSO DIAS -DIRETOR DE IMPRENSA CRISTOVAM LIMA - DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO LUIZ FÉLIX 'QUIXABEIRA' - DIRETOR DE SECRETARIA MAURÍCIO SOUZA- DIRETOR DE MOBILIZAÇÃO SINDICAL GIRLENE SANTANA - DIRETORA DE ASSUNTOS SOCIAIS  MANOEL SUZART - DIRETOR DE CULTURA E DESPORTOS Suplentes da Diretoria  1 SUPLENTE- MARCELO LADEIA DE ALMEIDA 2 SUPLENTE- JANUÁRIO DA SILVA NETO 3 SUPLENTE- FILOGÔNIO RODRIGUES DA SILVA Conselho Fiscal PRESIDENTE- EDILENE VINHAS SANTOS VICE-PRESIDENTE- DIEGO DINIZ MIRANDA  SECRETARIO- LUIZ DOS SANTOS SALES Estamos vivendo uma conjuntura política  que põe em risco direitos dos trabalhadores. O Sinpojud tem responsabilidade com a categoria  do judiciário baiano e luta pela manutenção dos direitos  dos servidores. A Revista Sinpojud,em sua versão digital tem por objetivo alcançar seus filiados com informações das principais ações realizadas por esta Diretoria em prol da categoria. Boa Leitura a todos e vamos à luta! Suplentes Conselho Fiscal 1 SUPLENTE - WESLEY CAVALCANTE STOLZE 2 SUPLENTE- DILMA SILVA GONZAGA 3 SUPLENTE - ROBERTONI MERCÊS NASCIMENTO CReopnrseeslheontdaentes Sindicais PRESIDENTE - MAKRISI ANGELI DE SÁ 1 SECRETÁRIO- DALMO GOLVEIA 1 SUPLENTE - VERA LÚCIA FREITAS MATOS 2 SUPLENTE- LANA SAMPAIO MENEZES DE OLIVEIRA Zenildo Garcia de Castro Diretor-presidente EXPEDIENTE Diretor de Imprensa: Jorge Cardoso Jornalista Responsável: Bianca Moreira DRT/BA 3042 Jornalista: Fernanda Gama DRT/BA 3533 Diagramação e textos: Bianca Moreira Fotos: Arquivo Sinpojud Revista: Edição online

[close]

p. 4

WWW.SINPOJUD.ORG.BR Opinião O impacto tecnológico no movimento sindical Por Jorge Cardoso O movimento sindical ocupava um amplo e significativo espaço na sociedade. Com a percepção de que os trabalhadores também precisam do movimento sindical classista para exercer o enfrentamento organizado, e desta forma defender interesses coletivos e enfrentar o patronato, a classe trabalhadora passou a eleger suas lideranças para compor as instituições sindicais. Os filiados precisam ser estimulados a resgatar sua participação formativa, se fazer presentes e toda manifestação para abranger amplas massas. São as entidades de base que fazem o elo direto com o trabalhador. Estratégias combinadas de formação e comunicação são fundamentais. As mídias sociais propiciam espaços importantes para a disputa da hegemonia. Nossos adversários, além de serem donos dos grandes meios de comunicação, usam muito bem as redes sociais e demais instrumentos tecnológicos para disseminar e fortalecer suas ideologias. Entretanto, apenas o meio virtual não surtira o efeito eficaz, a força da expressão individualizada não atinge a eficiente presença do trabalhador integrado ao movimento e manifestação sindical. A ousadia organizativa pode nos levar a lutar, resistir e avançar para atingir objetivos, os trabalhadores são fundamentais compondo nossas fileiras nas batalhas diárias, não apenas a direção de sindicatos. Para contribuir com essa tarefa é fundamental resgatarmos as nossas origens de classe. Os governos promovem um cenário desastroso com graves consequências, ampliando o desemprego e a retirada de direitos, além de garantias constitucionais. O círculo se fecha, o salário tem significativas perdas, sem obter resultados econômicos. Precisamos continuar o movimento para a construção de um circuito vitorioso, fortalecer a alianças com a sociedade, traçar plano de luta estratégico para mudar nossa estrutura econômica, barrar o conservadorismo, avançar em direitos e dignidade, com sugestões adquiridas em debates participativos na base da categoria. Sinpojud somos nós, interessados em reafirmar o caráter classista, democrático, de luta pela base dos Trabalhadores para fortalecer a resistência em prol de toda categoria.

[close]

p. 5

Presidência O presidente do Sinpojud, Zenildo Castro tem conduzido a entidade de maneira a beneficiar seus filiados, seja na defesa dos direitos da categoria, seja através de mobilizações e lutas pela Pauta de Reivindicações. Mesmo diante de um momento critico que o país enfrenta, alguns avanços importantes podem ser constatados em sua gestão. Sempre prezando pelo diálogo e a conciliação com o TJBA, porém sem fugir a proposta de sua missão ao assumir a Presidência do Sinpojud. Zenildo agrega experiência no âmbito do judiciário à sua trajetória de vida. Confira alguns avanços desta gestão 1- Gratuidade da Zona Azul para oficiais de justiça; 2-Pagamento passivo 18% em execução para filiados ao Sinpojud; 3-Correção e atualização do PCS; 4-Pagamento de 6% da GAE em julho; 5- Correção da indenização do transporte dos oficiais de justiça.

[close]

p. 6

PATRIMÔNIO DO FILIADO Colônia de Férias Frota de carros Sede própria Casa de Passagem Fundado em 28 de janeiro de 1991, o Sinpojud ao longo dos anos vem crescendo em  patrimônio material e imaterial. Um Sindicato histórico, que em seus 26 Gráfica anos acompanha o crescimento do país. Hoje,  mais de 6 mil filiados, ou seja, 80% da categoria no estado, podem usufruir de bens como a Colônia de Férias Chácara do Alto, a Casa de Passagem, gráfica, sede própria e auditório com capacidade para 150 pessoas, apoio de uma assistente social às vítimas de assédio moral, assessoria jurídica, mais de 100 empresas conveniadas, que oferecem descontos especiais e exclusivos aos nossos filiados, dentre outros inúmeros benefícios de excelência do Sinpojud, destinados aos seus associados.

[close]

p. 7

Ações para resgate de filiados é meta da Diretoria de Secretaria neste semestre A Diretoria de Secretaria está realizando um trabalho de resgate dos servidores que tiveram suas filiações canceladas por problemas com saldo de margem consignável. A partir do Decreto Judiciário de nº 879/2017, a margem deixou de ser vinculada da contribuição sindical, chegando assim, a quase 50% de refiliações efetivadas, o que de acordo com o diretor da pastas, Luiz Féliz 'Quixabeira' permite que os servidores se filiem sem comprometer sua margem. QUANDO VOCÊ DIZ NÃO AO SINDICATO, DIZ SIM A REDUÇÃO DE DIREITOS. JUNTE-SE A NÓS! AUTORIZAÇÃO DE FILIAÇÃO Nome: _________________________________________________________________________________________________________ Comarca: _______________________________________ Tel. ( ) __________________________________________________ Cadastro: ___________________________________________ Autorizo proceder o desconto mensal de 1% (um por cento) sobre minha remuneração integral, conforme art. 8 do Estatuto do Sinpojud, a partir do mês_____________ em favor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Esatado da Bahia - Sinpojud, em virtude desta filiação. Local _______________________ Data ________________ Você também pode imprimir a ficha de filiação completa no portal www.sinpojud.org.br ___________________________ Asssinatura do(a) filiado(a)

[close]

p. 8

Departamento de Aposentados e Pensionistas orienta quanto a aposentadoria Documentação para aposentadoria   RDV-PREENCHIDO E ASSINADO;  DECLARAÇÃO DE BENS COM FIRMA RECONHECIDA;  XEROX DA CARTEIRA DE IDENTIDADE ;  XEROX CERTIDÃO DE CASAMENTO OU NASCIMENTO; CERTIDÃO NEGATIVA DE BENEFICIO PREVIDENCIÁRIO DO INSS  Documentos para isenção do IR e Funprev Mulher: Homem: Serviço: 30 anos Serviço: 35 anos Idade: 55 anos Idade: 60 anos · RDV - PREENCHIDO E ASSINADO; · CÓPIA DO DECRETO DA APOSENTADORIA; . RELATÓRIO MÉDICO ATUAL COM CID. Diretoria Social entrega donativos arrecadados no Forrojud à instituição de caridade Os anfitriões do Forrojud: Rei e rainha do Milho e a Miss Sinpojud 2017 Os donativos arrecadados durante o Forrojud 2017, ocorrido em 14 de junho do corrente ano, foram entregues pela diretora Social, Girlene Santana e funcionária do Sinpojud, Cristina Menezes à Organização de Auxilio Fraterno Nossa Senhora de Nazaré.

[close]

p. 9

CCAP Centro de Convivência de Aposentados e Pensionistas O Centro de Convivência dos Aposentados e Pensionistas (CCAP) do Sinpojud promove atividades voltadas à inclusão e valorização da terceira idade. Com aulas de dança, coral, palestras e outras atividades, o programa também terá aulas de artesanato, além da contratação de psicologo. Com o apoio do presidente da entidade, Zenildo Castro e da diretora social, Girlene Santana, o projeto é de autoria da funcionária do Departamento de Aposentados e Pensionistas, Flávia Saavedra e já acumula um leque de atividades e eventos realizados, cumprindo o objetivo do Sinpojud com esse projeto, a valorização dos Aposentados e Pensionistas. Informações: (71) 2109 3020 Inscrições no portal www.sinpojud.org.br flavia@sinpojud.org.br Palestra Violência contra o idoso Coral CCAP Apresentação de quadrilha junina na Colônia com o prof. Luiz Bokanha Gilson  Costa (rep. aposentados), aposentada do judiciário, Cristovam Lima (administração) e Girlene Santana (Social)

[close]

p. 10

imprensa em números maio a julho 2017 Curso de marketing sindical DIEESE/SP eDmirectaopriaaciintaveçsãtoe CURSO DE MARKETING IMPRENSASINDICAL  Entre os dias 19 e 22 de junho, a equipe de imprensa do Sinpojud participou do curso de MKT Sindical, promovido pelo Dieese, na capital paulista. O objetivo foi capacitar os profissionais de comunicação para promover técnicas de marketing a serem aplicadas ao setor de comunicação do Sinpojud. CURSO DE DESIGNE GRÁFICO E FOTOGRAFIA Meio milhão de acessos ao portal Sinpojud Quase 50 mil acessos à versão mobile em dois meses de lançamento Média de permanência por usuário ao portal de 10 min 35 mil usuários ao portal Sinpojud LANÇAMENTO DE PROGRAMA DE ENTREVISTA E CANAL YOUTUBE O programa Plenária em Debate foi criado com o objetivo de informar os filiados acerca de temas importantes para a categoria. Atualmente, além da TV SINPOJUD, nossos vídeos ganham maior abrangência e visibilidade através do canal Sinpojud no youtube. Os profissionais ainda participaram de cursos de fotografia e designe gráfico neste ano de 2017. Para o diretor da pasta, Jorge Cardoso, trata-se de um investimento a curto e médio prazo que proporcionará melhoria, através da capacitação. Ele ainda ressalta a importância do apoio do presidente Zenildo Castro que acredita e consolida os planos de comunicação nesta gestão.  Nossos canais: www.sinpojud.org.br imprensa@sinpojud.org.br www.tvsinpojud.com.br www.facebook.com.br/sinpojud www.youtube.com/tvsinpojud

[close]

p. 11

Sinpojud realiza mobilizações por melhores condições para o trabalhador do judiciário Confira as mobilizações do Sinpojud no período entre abril a julho deste ano. Muitas foram as ações e as reivindicações, através da Diretoria de Mobilização, cujo diretor Maurício Souza, vem desenvolvendo um trabalho em união ao presidente da entidade Zenildo Castro e em prol da categoria - Visita aos desembargadores e ao presidente da AMAB pelo NS JÁ para os Técnicos, além de entrega de memorial técnico à presidente do TJBA e protocolo na Comissão de reforma presidida pelo des. Cícero Landim. - Panfletagem no aeroporto de Salvador (abordagem de Deputados indo para Brasília) contra a reforma trabalhista e da previdência. - Mobilizações e paralisações em frente ao Shopping da Cidade. - Passeata no Campo Grande contra as "reformas" do Governo Federal - Passeata com ato promovido pela FETRAB, na Governadoria em prol do reajuste LINEAR deste ano. - Debate sobre a "reforma" trabalhista na UFBA - Audiência pública contra a desativação da Comarca de São Felipe - Participação plenárias da FETRAB - Reunião com os Oficiais de Justiça da Comarca de Alagoinhas - Organização da Greve Geral - Paralisação de 48h promovida pela FETRAB (Maio/17) -  Planejamento de curso de formação sindical para os delegados sindicais a ser realizado no segundo semestre de 2017.

[close]

p. 12

SINPOJUD Jurídico em ação A Diretoria Jurídica do Sinpojud trabalha pelos seus filiados, lutando pela aquisição e manutenção dos direitos dos servidores. Atualmente compõem o Setor, a diretora jurídica da entidade, Maria José Silva 'Zezé', três advogados, dois auxiliares administrativos, além de dois estagiários. Para agendar horário com a assessoria jurídica, os filiados devem entrar em contato através dos Tels: (71) 2109 3017/3018, no horário comercial, de segunda à sexta-feira. CONFIRA AS AÇÕES JURÍDICAS NO PORTAL DA ENTIDADE ATRAVÉS DO LINK: www.sinpojud.org.br/acoesjuridicas Judiciário em notas BRASILEIROS TERÃO DOCUMENTO ÚNICO O Governo sancionou no dia 11 de maio a lei que institui a Identificação Civil Nacional (ICN), criada com o objetivo de unificar cerca de 22 documentos de identificação utilizados no Brasil e dificultar a falsificação destes. Apenas o passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação não serão substituídas pelo novo documento. ACESSIBILIDADE NO JUDICIÁRIO É DISCUTIDO NO STF A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, recebeu em audiência no dia 20 de julho, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) para debater questões relacionadas à acessibilidade no Poder Judiciário. JUDICIÁRIO INCLUI DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM CONCURSOS Todo concurso público do Poder Judiciário deve incluir questões sobre os direitos de pessoas com deficiência. Desde a edição da Resolução n. 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o tema constou em, pelo menos, 15 editais para ingresso nos quadros de pessoal de tribunais federais, estaduais, eleitorais e trabalhistas. A inovação fez aniversário no último dia 22. Antes, direitos de pessoas com deficiência eram cobrados em provas para áreas específicas. O tema constava em campos como engenharia, serviço social e atendimento ao público. Agora, a matéria surge como tópico básico para todos os cargos, de nível médio e superior, em, ao menos, cinco provas de tribunais a serem aplicadas até o fim do ano

[close]

p. 13

Gráfica passa a funcionar no prédio da antiga sede "O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes." Peter Druker Com a mudança do Sinpojud para a nova sede, localizada na Rua Marujos do Brasil, o antigo prédio do Sinpojud atualmente passou a funcionar a Gráfica . A novidade possibilita aos filiados melhor acessibilidade à Gráfica, amplo espaço e melhor infraestrutura, que oferece uma gama de serviços com atendimento de excelência e maquinário apropriado. O quadro de funcionários é composto pelo coordenador, Daniel Viana e de mais dois funcionários para atender a demanda. A Gráfica Rápida faz parte da Diretoria de Finanças e Convênios, porém, a mudança e nova instalação ficou sob o encargo da Diretoria de Administração, na qual tem por diretor Cristovam Lima. A referida Diretoria tem como atribuição o gerenciamento do quadro de funcionários, controle de veículos e locomoção, além de cuidados e administração de todos os setores da entidade. Finanças e Convênios Tel.(71) 2109 3040 Gráfica: Tel.(71) 2109 3023 Administração Tel.(71) 2109 3027

[close]

p. 14

  AÇÕES E MOBILIZAÇÕES

[close]

p. 15

atualidades Atualização e correção  do PCS garantidos para outubro Em reunião realizada com a Diretoria do Sinpojud, a presidente do TJBA, desa. Maria do Socorro Santiago garantiu a correção e atualização do Plano de Cargos e Salários da categoria para a partir do mês de outubro. A notícia foi apresentada pela Diretoria aos filiados, durante a Assembleia realizada em 07 de julho do corrente ano, onde os filiados, confiantes na promessa Em assembleia geral realizada no dia 07 de julho, no Auditório da Associação de Funcionários Públicos da Bahia - AFPEB, a Diretoria Executiva do Sinpojud apresentou proposta de suspensão do estado de greve que a categoria se encontrava deste o dia 05 de maio. Os filiados, quase que por unanimidade votaram a favor da suspensão, até que seja cumprido o acordo do TJBA da revisão e correção do Plano de Cargos e do TJBA decidiram por suspender o estado de greve, Salários da categoria em outubro. Ficou marcada uma até o mês de outubro quando o TJBA deve cumprir o nova assembleia para o dia 20 de outubro, podendo ser que ficou acordado. antecipada ou adiada pela Diretoria Executiva. Oficiais de justiça da CEMAN da capital ganham gratuidade na Zona Azul Diretoria, corregedor e oficias da CEMAN da capital Após diversas reivindicações da Diretoria Executiva do Sinpojud, a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia, através do seu corregedor des. Osvaldo Bonfim, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, concedeu, a partir de junho, aos oficiais de justiça lotados na CEMAN da capital, o direito a gratuidade do estacionamento da Zona Azul. "O Sinpojud continuará reivindicando a concessão para todos os oficiais de justiça da capital e para os que trabalham nas comarcas nas quais existem Zona Azul”, declara o diretor Manoel Suzart. O presidente do Sinpojud explica que o benefício foi concedido para esses oficiais neste primeiro momento, em virtude de que estes cumprem grande quantidade de mandados de execução fiscal do Município e como forma de colaborar e facilitar o cumprimento desses mandados, a Prefeitura Municipal concedeu a gratuidade.

[close]

Comments

no comments yet