Bench Junior Projetos Certificados 2017

 

Embed or link this publication

Description

Projetos de Inovações Verdes Certificados Benchmarking Junior em 2017

Popular Pages


p. 1

05 Projetos de Inovações Verdes certificados na 6ª Edição 2017

[close]

p. 2

O FUTURO JÁ CHEGOU Benchmarking Junior faz parte do Programa Benchmarking Brasil que existe há 15 anos e certifica as melhores práticas socioambientais das organizações brasileiras. A partir de 2012, foi criado Benchmarking Junior com o objetivo de identificar, reconhecer e compartilhar as inovações que estão sendo desenvolvidas por jovens talentos brasileiros. Em parceria com escolas e faculdades que oferecem cursos técnicos é realizado anualmente Benchmarking Junior. Para participar é necessário ser aluno de cursos técnicos em escolas e universidades que apoiam a iniciativa e ter sido pré-selecionado pelo representante da instituição no Benchmarking Junior. Uma comissão técnica formada por representantes das instituições parceiras e jurados independentes indicados pelo Programa Benchmarking Brasil avalia e aprova os inscritos. São projetos inovadores desenvolvidos por alunos de cursos técnicos e que darão corpo e consistência a uma nova economia, mais verde e mais inclusiva.

[close]

p. 3

Projetos Certificados em 2017 ETEC Prof Carmelino Correa Junior Curso: Técnico em Meio Ambiente Ano Letivo: 2017 Co-Autores: Sabrina Aparecida Miranda e Veronica Marques Título do Projeto: Cimento Ósseo a Partir da Reciclagem de Resíduos das Indústrias Coureira e Pesqueira Temática Abordada: Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos Descrição: Desenvolveu-se um pesticida a base de alho, capaz de eliminar o perigo em potencial que ameaça o meio de cultivo, utilizando uma matéria prima simples e fácil de ser encontrada. ETEC Trajano Camargo Curso: Química Ano Letivo: 2017 Co-Autores: Beatriz dos Santos Albino Título do Projeto: Extração da pectina para a elaboração de plástico comestível Temática Abordada: Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos Descrição: O projeto visa reutilizar o resíduo gerado na indústria de suco de laranja, extraindo sua pectina para a produção do plástico comestível. Tal plástico foi utilizado para o revestimento de frutas, o que acarreta em uma melhora nas condições de transporte e a diminuição de perda de frutas durante esse processo. ETEC Trajano Camargo Curso: Ensino Médio integrado a técnico em Química Ano Letivo: 2017 Co-Autores: Cristiane Temporine Moreira e Eduarda Campos de Oliveira Título do Projeto: Produção de pigmentos vítreos a partir de metais pesados provenientes de pilhas exauridas Temática Abordada: Resíduos Descrição: Considerando os impactos do descarte das pilhas no Brasil, o projeto desenvolveu uma rota de reciclagem completa das pilhas de zincomanganês com a utilização de reagentes de baixo custo, produzindo ao final pigmentos a partir de seus metais pesados, o zinco e o manganês. Os pigmentos foram testados, sendo aplicáveis a vidro, e o projeto propôs sua aplicação a ecojoias confeccionadas com sucata de vidro, visto que seu valor de mercado é alto e torna o processo desenvolvido lucrativo, sustentável e atraente para empresas. Senai Fundação Zerrenner Curso: Técnico em Análises Químicas

[close]

p. 4

Ano Letivo: 2017 Co-Autores: Isabelle Maia das Virgens Título do Projeto: Desenvolvimento de uma cola utilizando base de acetato de celulose proveniente de bitucas de cigarro Temática Abordada: Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos Descrição: O projeto trata-se do desenvolvimento de uma cola composta de acetato de celulose proveniente de bitucas de cigarro e outros compostos. Este projeto também anseia sensibilizar as pessoas para o descarte correto deste material que causa vários impactos ambientais. A bituca de cigarro parece ser inofensiva quando lançada nas ruas e avenidas, no entanto, o estrago que esse pequeno objeto causa é muito maior do que muita gente imagina. O tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos. Senai Fundação Zerrenner Curso: Técnico em Análises Químicas Ano Letivo: 2017 Co-Autores: Giovanna Ribeiro da Silva, Sandra Nayara Silva, Kerley Cristiane Victorino Romão, Eduardo Hideki Oshiro Título do Projeto: Desenvolvimento de um selante a base de goma de mascar e poliestireno expandido (isopor) Temática Abordada: Resíduos Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um selante confeccionado a partir de materiais que normalmente, depois de utilizados, são destinados ao lixo. Esses materiais são: goma de mascar e o isopor (poliestireno expandido). O produto apresenta características de impermeabilidade e adesividade e pode ser uma alternativa para o uso de selantes largamente utilizados em construção civil.

[close]

p. 5

O Futuro já chegou benchmarkingbrasil.com.br/benchmarking-junior/

[close]

Comments

no comments yet