Relatório de Atividades Instituto Embu - 2012-2013

Resumo das Atividades do Instituto Embu de Sustentabilidade no Período

Relatório de atividades 2012 / 2013

expediente

sumário Introdução pg. 8 o instituto pg. 7 a empresa pg. 6 ambiental cuidando do meio ambiente pg. 10 contribuindo com a sociedade pg. 16 participação em conselhos ambientais pg. 26 projeto plano de manejo pg. 30 consciência ambiental pg. 32 planeta sustentável pg. 33

social futuro social pg. 36 projeto bairro limpo pg. 37 projeto inclusão digital pg. 43 arte, cultura e lazer pg. 45 educacional educar para crescer pg. 52 projeto formação de professores pg. 53 projeto qualificação profissional pg. 57

introdução

O Instituto Embu de Sustentabilidade foi fundado em 2009 e é mantido pelo grupo Embu S.A., uma empresa que há 50 anos desempenha importante função no desenvolvimento do País ao produzir agregados para a construção civil, atividade principal em todas as grandes obras e melhorias na infraestrutura do Brasil. Desde a sua criação, o Instituto Embu vem tendo um papel importante, não só em relação ao conceito de preservação ambiental, mas também por meio de diversas ações, proporcionando o crescimento social, educacional e cultural das comunidades em que atua.Ao longo dos anos de 2012 e 2013 o Instituto cresceu, se tornou mais conhecido e, principalmente, fez parte da vida de dezenas e dezenas de pessoas. Neste breve relatório, reunimos um pouco dessa história, não para prestarmos contas apenas, mas para podermos nos lembrar, sempre, de quão gratificante é a interação com as pessoas e o meio. Nossa missão está completando mais uma fase. No entanto, temos a certeza de que só estamos no início. Muitas coisas boas virão pela frente!

A Embu S.A. e sua preocupação com o Meio Ambiente

O conceito de uma mineração sustentável sempre esteve presente no dia a dia da Embu S.A., desde a sua fundação. Quero dizer que sempre esteve presente na consciência das pessoas que constituíram a empresa desde o início. Esse conceito foi tomando corpo em função das oportunidades descobertas durante nossas atividades. Com a criação do Instituto Embu de Sustentabilidade, em 2009, a ideia apenas tomou “forma jurídica”, organizada e administrativamente constituída. Nossos colaboradores estão, cada vez mais, compreendendo esse jeito de agir, tanto que observamos dentro desse convívio novas formas de relacionamento com o ambiente, com um aprendizado contínuo e ativo. Por isso, a Embu S.A. está sempre se reinventando e descobrindo jeitos diferentes de desempenhar seus trabalhos de maneira que esteja sempre crescendo positivamente, dentro do conceito universal de sustentabilidade. É gratificante para nós podermos olhar ao longo desses 50 anos* e perceber tantos colaboradores que começaram conosco em funções simples e que cresceram com a empresa, mostrando todo o seu potencial e até surpreendendo a si mesmos diante dos resultados alcançados, seja do ponto de vista profissional, pessoal e social. Essa é a nossa maneira de conduzir os trabalhos, é a nossa moral da tropa que nos leva sempre a avançar, cada vez mais! Fábio Barros, diretor e fundador do Instituto Embu de Sustentabilidade * Em 2013 a Embu S.A. completou 50 anos de atividades e foi premiada como a “Melhor Pedreira do Brasil” pelos sindicatos Sinaprocim/ Simprocim na Fiesp.

Nossa Missão

Participar da vida das comunidades que residem no entorno dos locais de atuação das pedreiras da Embu S.A., promovendo e estimulando o desenvolvimento sustentável, por meio de programas nas áreas sociais e ambientais.

atuação ambiental

Atualmente, a Embu S.A. mantém 2,6 milhões de m² de áreas preservadas.

A Embu S.A. desenvolve por meio do Instituto Embu de Sustentabilidade diversos projetos ambientais que contribuem para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Entre essas iniciativas, não podemos deixar de citar as reservas ambientais mantidas no entorno de suas unidades. São atualmente 2,6 milhões de m² de áreas preservadas, utilizadas na promoção de ações para a educação ambiental nas regiões de Mogi das Cruzes, Embu das Artes e na Grande São Paulo.