Relatório de Atividades Instituto Embu - 2009 - 2010 - 2011

Resumo das Atividades do Instituto Embu de Sustentabilidade no Período

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009-2010-2011

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 A EMPRESA 6 O INSTITUTO 7 AMBIENTAL Cuidando do meio ambiente Contribuindo com a sociedade Participação em conselhos ambientais Projeto Plano de Manejo – A natureza preservada Consciência ambiental Planeta sustentável 10 16 26 30 32 33 SOCIAL Futuro social Projeto Bairro Limpo – Enfrentando a questão dos resíduos sólidos Projeto Inclusão Digital – Ampliando horizontes Arte, cultura e lazer EDUCACIONAL Educar para crescer Projeto Formação Continuada de Professores – Resíduos sólidos Projeto Qualificação Profissional – Construindo um futuro 36 37 43 45 52 53 57

DIRETORIA Diretor-Presidente José Batista Rodrigues Diretor Vice-Presidente Adélio Martins mandato de 2009 a 2011 Marco Antonio de S. Martins mandato de 2011 a 2013 Diretor-Tesoureiro Ricardo Tomio Umeda CONSELHO FISCAL Diretor-Presidente Renato José Gonçalves Júnior Diretor Vice -Presidente Gilson Xavier da Silva Brito Conselheiro Vogal Franklin Ribeiro CONSELHO FISCAL SUPLENTE Diretor-Presidente Célia Aparecida de Borba Diretor Vice-Presidente Misael de Carvalho Costa Conselheiro Vogal Lindomar dos Santos de Moraes CORPO TÉCNICO Relações Institucionais Fábio Barros Gerente de Projetos Ambientais Marco Antonio de S. Martins Coordenadora e Gestora Ambiental Vanessa Hager Selegrine Coordenadora Educacional Marina Chikusa Hirata Administrativo Mirian dos Santos Moraes Professores Amanda Almeida, Gabriel Henrique O. Frota, Marina Chikusa Hirata, Monique Barbosa e Silvana Pontes ANUÁRIODEATIVIDADES 2009-2010-2011 Projeto Gráfico e Editorial Guatá Estúdio e Studio Graphico de Comunicação

INTRODUÇÃO No Brasil, o setor mineral desempenha um papel importante no âmbito nacional e internacional, tendo significativa relevância na economia do país. Os minerais são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade moderna, pois se transformam em inúmeros produtos utilizados pela população e constituem matérias-primas indispensáveis nas grandes indústrias. Atualmente, são expressivos os movimentos em prol do desenvolvimento sustentável na indústria mineral, pois o setor reconhece a importância do seu envolvimento e compromisso com a sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável no setor de mineração requer um compromisso de melhoria contínua ambiental e socioeconômica, nas fases de exploração, operação e encerramento das atividades. Além dos instrumentos legais, há também mecanismos indutores de mercado que têm contribuído para que as grandes companhias mineradoras assumam maior compromisso com o desenvolvimento sustentável. Exemplos desses compromissos são as ações das companhias mineradoras em bolsas de valores, instrumentos voluntários e de comunicação, como a adesão aos programas, sistemas de gestão ambiental, certificações ambientais, auditorias, inspeções, monitoramento de práticas, entre outros meios de prevenir impactos ambientais. A preocupação ambiental da Embu S.A. Engenharia e Comércio não en- volve somente a preservação de um ecossistema e a garantia de segurança da comunidade; considera também o bem-estar humano e os direitos dos moradores locais, a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Ao longo de mais de quatro décadas no mercado, as pedreiras da Embu S.A. se mantêm firme no propósito de cuidar do meio ambiente e da população do entorno, assumindo o compromisso de contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável, sobretudo nas regiões em que atua. O resultado de todo esse cuidado pode ser conferido nesta publicação. A experiência mostra que é possível conciliar os interesses do desenvolvimento e do meio ambiente em benefício de todos, promovendo o almejado desenvolvimento sustentável.  5

A EMPRESA A Embu S.A. foi criada em 1964, fruto da visão empreendedora de seus fundadores, que perceberam o potencial de crescimento da construção civil na Grande São Paulo e, assim, a necessidade dos materiais básicos – como pedra britada – para o desenvolvimento desta região. Atualmente a empresa opera quatro minerações para a produção de agregados para a construção civil. A primeira pedreira foi a de Embu das Artes, a Pedreira Embu, que atende a demanda das obras da região central, sul e oeste de São Paulo, do Grande ABCD e da baixada santista, além dos municípios da sub-região sudoeste da região metropolitana de São Paulo. A segunda unidade foi a Pedreira Itapeti, fundada no início dos anos 1970, em Mogi das Cruzes, para abastecer a zona leste de São Paulo, as sub-regiões leste e nordeste e o Vale do Paraíba. A terceira unidade, fundada em 1985, foi a Pedreira Juruaçu, localizada no município de São Paulo, no distrito de Perus. A Rydien, quarta pedreira da Embu S.A., foi adquirida em 1987. Localizada em Vila Velha, no Espírito Santo, está inserida na região portuária e fica a 5 quilômetros de Vitória. A busca de uma melhor localização estratégica, com o intuito de otimizar as entregas e respeitar os prazos, sempre foi uma constante preocupação da empresa. A Embu S.A. possui 100% de capital nacional e configura-se como uma das melhores empresas do setor mineral brasileiro. Segundo dados da revis- 6 ta Minérios & Minerales – edição 200, Maiores Minas Brasileiras (2012), a Pedreira Embu é a segunda no ranking por substância (pedra britada) do Brasil, com produção Run of Mine (ROM) de 2.403.700 t/ano. Ainda nessa edição, outras duas unidades ocupam sucessivamente a quinta e a sexta posições no mesmo ranking, a Pedreira Itapeti e a Pedreira Juruaçu, respectivamente. Desde a fundação, a Embu S.A. tem sido pioneira no uso de novas tecnologias e de modernos equipamentos, sendo uma das primeiras a usar o sistema mecânico para o desmonte secundário. Sempre atenta a novos modelos de mercado, agregou à sua política empresarial os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, inovando na aplicação de “boas práticas da mineração”. As ações se traduzem em cuidados e respeito ao meio ambiente, à população do entorno das pedreiras e no atendimento da legislação ambiental. Com o objetivo de fomentar as ações ligadas à sustentabilidade e responsabilidade social, surgiu a ideia de criar o Instituto Embu de Sustentabilidade (IES), uma associação sem fins lucrativos mantida pela Embu S.A. com a missão de desenvolver e estimular ações sociais e a educação ambiental. Para mais informações: www.embusa.com.br

O INSTITUTO Com a criação do Instituto Embu de Sustentabilidade – IES, a Embu S.A. consolidou seu comprometimento com a responsabilidade social e sua postura diante dos desafios do desenvolvimento sustentável. A presente publicação tem o objetivo de levar até você as iniciativas que o IES desenvolveu de 2009 a 2011. Durante esse período, o IES incentivou programas e projetos de desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades que contribuíssem para a prática da educação pela via da sustentabilidade. Esse processo de educação é fundamental para que se compreenda o contexto e a necessidade de mudança. Da mesma forma, a responsabilidade social se refletiu em benefícios não somente para a empresa, mas também para o meio ambiente – por meio de suas reservas florestais, investimento em projetos de parques – e para as comunidades, representadas por seus funcionários, seus familiares e a população do entorno das pedreiras. Não se deve pensar sustentabilidade como algo restrito ao meio ambiente, assim como responsabilidade social não se limita a ações ou investimentos em projetos sociais. Os dois conceitos estão intrinsecamente ligados, ou seja, a Embu S.A. deseja perenizar seus negócios gerando valores nas dimensões econômica, ambiental e social. Jose Batista Rodrigues Diretor-Presidente Para mais informações: www.institutoembu.com.br MISSÃO “Participar da vida das comunidades que residem no entorno dos locais de atuação das pedreiras da Embu S.A., promovendo e estimulando o desenvolvimento sustentável por meio de programas nas áreas sociais e ambientais.” 7

Ambiental

Cuidando do meio ambiente Há quase meio século atuando no mercado brasileiro de agregados, a Embu S.A. desenvolve, por meio do Instituto Embu de Sustentabilidade – IES, diversos projetos e ações ligados à preservação do meio ambiente. Com foco no desenvolvimento sustentável e no compromisso com a responsabilidade social, uma das principais iniciativas da Embu S.A. foi a manutenção de reservas ambientais no entorno de suas Pedreiras. O IES utiliza essas áreas para desenvolver ações de educação ambiental nas regiões. Cuidar das reservas é uma prova de que é perfeitamente possível associar harmonicamente o processo de produção de brita, indispensável para o crescimento urbano, com a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. Sustentabilidade: a Embu S.A. extrai o minério, mas preserva a área verde ao redor da pedreira. 10 Atualmente, a Embu S.A. mantém um total de 2,6 milhões de m2 de áreas preservadas.

RESERVA AMBIENTAL PEDREIRA EMBU Coberta por vegetação nativa, a reserva ambiental da Pedreira Embu corresponde a uma área de 272 mil m², localizada em uma área urbana no município de Embu das Artes. Reserva Ambiental Pedreira Embu: respeito à vida Área preservada: reserva coberta pela vegetação nativa Natureza: fauna e flora em perfeito equilíbrio 11

Ecossistema: 272 mil m² de área preservada Meio ambiente: 17% do espaço total da Pedreira Embu 12

RESERVA AMBIENTAL PEDREIRA ITAPETI Rota ecológica: caminho para a nascente da Pedreira Itapeti A Embu S.A. mantém a reserva ambiental da Pedreira Itapeti, localizada no município de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Com um total de 105 hectares de área preservada, o objetivo da criação da reserva da Pedreira Itapeti vai além da preservação ambiental. A proposta é garantir a reabilitação dos processos ecológicos e a proteção da fauna e da flora local. Preservação: proteção da fauna... ...e da flora local 13

RESERVA AMBIENTAL PEDREIRA JURUAÇU Ambiente natural: vista dos lagos, das nascentes e dos caminhos da reserva da Pedreira Juruaçu Com uma área total de quase um milhão de m², a reserva ambiental da Pedreira Juruaçu abrange mais de 40% das áreas dos empreendimentos da Embu S.A. na região. Localizada no distrito de Perus, em São Paulo, ela se destaca por ser uma das maiores reservas particulares do município de São Paulo. 14