Seu 'Jardim-Pomar' : Mata Atlântica

 

Embed or link this publication

Description

Seu 'Jardim-Pomar' : Mata Atlântica

Popular Pages


p. 1

Detalhes sobre as espécies utilizadas

[close]

p. 2



[close]

p. 3

EMBAÚBA (Cecropia pachystachya): Árvore lindíssima, muito fácil de identificar quando se desce pra praia cruzando a serra do mar. De crescimento rápido e folhas enormes ela tem curiosidades bem particulares. 1 – Aprendeu a conviver. Seu troco e galhos são ocos e costuma viver em simbiose com formigas(parceria ganha-ganha com outra espécie). Estas ocupam seus ocos e devolvem o favor protegendo a árvore. 2 – Seu fruto é muito apreciado por diversos tipos de pássaros e animais. Macacos, tucanos, Jacús são alguns exemplos. 3 – É conhecida também como árvore da preguiça por ser uma das preferidas do simpático bicho preguiça que aprecia muito suas folhas, brotos e frutos. COMO PLANTAR Como Plantar: Colocar as sementes para germinar, em canteiros a pleno sol contendo substrato argiloso. A germinação é baixa. As mudas ficam prontas para plantio no local definitivo em cerca de 3 meses. O crescimento das plantas no campo é bastante rápido.

[close]

p. 4



[close]

p. 5

ARAÇÁ VERMELHO (Psidium cattleianum): Árvore frutífera nativa da Mata Atlântica e indispensável em qualquer bom pomar brasileiro. As flores são melíferas e indicadas principalmente para as abelhas nativas já acostumadas com elas. 1 - Era tão comum na região da cidade de SP que foi por conta dela que temos hoje o cemitério do Araçá. 2 - Ótima para arborização por seu porte bom para calçadas com muita fiação e beleza. 3 - Fruto muito apreciado pela fauna. Atrai diversas espécies de aves. COMO PLANTAR Como Plantar: Semear em substrato de terra comum e areia, mantendo este substrato umidecido. A germinação ocorre em torno de 20 a 40 dias após.

[close]

p. 6



[close]

p. 7

IPÊ AMARELO (Handroanthus ochraceus): Sem dúvidas uma das mais belas árvores do país. Floração vigorosa garantiu o espaço dessa espécie no coração do brasileiro. 1 – Tão bela que ganhou o título de árvore símbolo do país. Alguns dizem que ganhou o título por estar florida no dia 7 de setembro. 2 - Ótima para arborização urbana com espécies de porte pequeno bom para calçadas com muita fiação e por sua beleza incrível. 3 – Uma curiosidade incomum para muitos é o uso medicinal desta árvore. Suas folhas, casca e atpe raízes são usadas pra diferentes fins comoe no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites, coceiras, eczemas e algumas doenças dos olhos, etc. COMO PLANTAR As sementes devem ser postas para germinar, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-arenoso. A taxa de germinação geralmente é superior a 80 %. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando alcançarem 3-5 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em pouco tempo.

[close]

Comments

no comments yet