Jornal da Barra 1º Edição 2016

 

Embed or link this publication

Description

Jornal Escolar

Popular Pages


p. 1

1 JORNAL DA BARRA Barra Bonita — Concórdia — junho de 2016 EDITORIAL A Escola de Educação Básica Elídia Maria Biezus apresenta a primeira edição do jornal escolar do ano de 2016. Na mesma vamos colocar os acontecimentos deste primeiro semestre do educandário. AS TURMAS Colaboração: Direção, Professores e Alunos.

[close]

p. 2

Início da Aulas 2 No dia 22/02/2016 teve início o ano letivo na E.E.B. Elídia Maria Biezus. Neste dia, os alunos foram recepcionados pela diretora Eli Sônia Lorenzetti com uma mensagem e um vídeo de boasvindas, bem como apresentação dos professores que estavam presentes naquele dia. Assembleia de Pais No dia 07/03/2016 foi realizada a Assembleia geral com a comunidade escolar para tratar de assuntos relacionados ao ano letivo de 2016, apresentação dos professores à comunidade, e eleição da nova diretoria da APP.

[close]

p. 3

3 Páscoa A escola tem o papel fundamental de levar ao educando o conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, incentivando a se relacionar de forma respeitosa com as mesmas. Uma delas é a Páscoa, e para comemorá-la os alunos de 1º ao 5º ano realizaram atividades referentes a um de seus símbolos que é o coelho.

[close]

p. 4

4 Atividades Aedes Aegypti - Mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya O Combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (Aedes Aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são muito importantes para a redução e, quem sabe, a erradicação destas doenças no Brasil. Abaixo temos várias atividades para conscientizar as crianças sobre os riscos e ações de combate a este mosquito. Alunos assistindo vídeos sobre prevenção e Combate a dengue. Confecção de Folders Cartazes

[close]

p. 5

5 Dia da Família A Escola de Educação Básica Elídia Maria Biezus realizou no dia 16 de Abril de 2016 (sábado) das 13h as 17h o “Dia da Família na Escola” e envolveu toda a comunidade escolar, alunos, pais, funcionários, professores, coordenação e gestão. Cabe, aqui, ressaltar sobre a importância destes eventos na escola, pois é uma excelente oportunidade de confraternização. O envolvimento que tivemos em nossa unidade escolar foi muito além das expectativas, demostrando, assim, o apoio dos pais nas atividades propostas e o quanto eles estão próximos à escola. Os Jogos A confraternização

[close]

p. 6

6 Matemática Na matéria de matemática, a professora Maiara está trabalhando com os alunos do 6° ano com gráficos e tabelas. Além do trabalho em sala de aula, e, aproveitando o curso de formação continuada, os alunos utilizaram no laboratório de informática a ferramenta LibreOffice Calc para realizarem a atividade, montando as tabelas e gerando os gráficos. Lucro da Festa Junina 5 43 3333 3 2 2 2 2 2 22 2 2 1 11 1 1 1 11 1 0 Preço de Custo Preço de Venda Lucro

[close]

p. 7

7 BRINCANDO COM O SISTEMA CARTESIANO Buscando despertar o interesse e motivação dos alunos perante a disciplina de matemática, a professora busca, sempre que possível, desenvolver atividades diferenciadas: tais como o uso dos jogos. Nas imagens abaixo, é possível observar os alunos do 9º ano realizando uma atividade sobre o sistema cartesiano. Primeiramente, foi abordado a conteúdo na sala de aula, mostrando como identificar um par ordenado, bem como localizar os eixos das abscissas e ordenadas. E, após, levou-os à quadra da escola, na qual foi desenhado pela professora um plano cartesiano grande com fita crepe e confeccionado fichas que continham pares ordenados. Cada aluno recebeu uma destas fichas e ao sinal da professora deveriam correr até encontrar o seu ponto e sentar-se. O último a sentar era eliminado, bem como o aluno que errava a localização do seu ponto. A atividade repetiase até sobrar apenas um aluno e este era o campeão do jogo. Vale salientar que durante a atividade foi possível envolver duas alunas da turma que possuem necessidades especiais, assim integrando-as no jogo com a turma.

[close]

p. 8

8 EDUCAÇÃO FÍSICA O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte é exigida várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. PÉ DE LATA O Professor Cristian juntamente com os alunos do 1º ano, confeccionaram o brinquedo pé na lata. Na brincadeira os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles se divertem apostando corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos. Desenvolve, então, equilíbrio e coordenação motora. DIA DO DESAFIO O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em 2016, foi desenvolvido no dia 25 de maio. O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, tanto para melhorar a saúde física como também a mental.

[close]

p. 9

Melhorias na Escola 9 Pintura do Refeitório Manutenção das cercas

[close]

p. 10

10 Inglês Durante as aulas de inglês foi trabalhado o gênero textual cartão postal. Os alunos, em duplas tiveram a oportunidade de imaginar um lugar onde gostariam de estar ou de conhecer, procuraram imagens do mesmo e com o texto em inglês produziram um cartão postal enviando para o seu colega fazendo de conta que estavam nesse lugar. Essa atividade teve como principal objetivo a produção de texto na língua inglesa, e foi desenvolvida no laboratório de informática fazendo parte do curso de formação continuada utilizando um editor de imagens, de edição de texto e ferramenta de pesquisa.

[close]

p. 11

11 Festa Junina Para manter a tradição, a E.E.B Elídia Maria Biezus realizou no dia 24/07/2016 a tradicional festa junina. Na ocasião houve apresentações de danças juninas e comidas típicas. A grande novidade do evento foi a fogueira. A festa foi um sucesso.

[close]

Comments

no comments yet