Jornal E.E.F Franscisco Bagatini

 

Embed or link this publication

Description

Jornal Escolar

Popular Pages


p. 1

1 JORNAL DA BAGATINI ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO BAGATINI - SEDE BRUM 1º EDIÇÃO— 2016

[close]

p. 2

Início das Aulas 2 Assembleia de Pais No dia 2 de abril de 2016 aconteceu a Assembleia Geral de Pais e Professores da E.E.F. Francisco Bagatini. Na oportunidade, foram informadas as Normas de Organização e Convivência da Escola (Regimento Escolar), prestação de contas 2015, definição das prioridades/2016 e eleição da nova Diretoria da APP, biênio 2016 a 2017. Na nossa escola todos são fundamentais, cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Juntos formamos uma equipe capaz de obter resultados excelentes! Agradecemos a participação de todos!

[close]

p. 3

3 Relatório do Dia da Família na escola 16/04/2016 No dia dezesseis dias do mês de abril de dois mil e dezesseis reuniram-se pais, tios sobrinhos, avós, outros familiares, alunos, professores e direção da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, no período vespertino, no Ginásio de esportes da comunidade de Sede Brum, para realizar o Dia da Família na Escola. Inicialmente a diretora desejou as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Em seguida, alguns alunos agradeceram a presença das famílias com uma mensagem. Prosseguindo, aconteceu uma reflexão de Cid Moreira “Família certeza de segurança”. Dando continuidade, o professor Gilnei apresentou um slide sobre a dengue. Para complementar esse assunto alguns alunos apresentaram trabalhos realizados em sala de aula sobre o mosquito da dengue e entregaram foolders explicativo aos presentes. Após, aconteceram os jogos de futsal, caçador e jogos de mesa, envolvendo as famílias. E para finalizar todos os participantes receberam como lembrança uma medalha porque todos são vencedores por acompanhar a vida escolar dos filhos. Durante as atividades aconteceu uma mateada com patrocínio da Erva Matte Gheno (ervateira da comunidade de Sede Brum). Compareceram 152 pessoas a este evento, somando pais, irmãos, alunos avós, cunhados, tios e pela felicidade e envolvimento de todos percebeu-se que as famílias gostaram muito do “Dia da Família na Escola”. Precisa ficar registrado a participação de avós e tios que percorreram 32 quilômetros para participar deste evento e o pedido destes e de outros familiares para que sejam realizados outros eventos como este. “Famílias e escola unidas para que haja um mundo de paz, união, alegria, sucesso... um mundo melhor feito pelas nossas mãos!”

[close]

p. 4

ALGUMAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS EM 2016 4  Dia da Família na Escola.  Teatro na Casa da Cultura – “ O leão e o ratinho”.  Visita ao Centro Cultural, ao Museu e Contação de histórias(com alunos de pré- escolar a 5º ano).  Palestra CDA sobre o mosquito Aedes Egypt.

[close]

p. 5

5  Conselho de classe participativo com a presença de pais, alunos, professores, direção e palestra com a psicóloga Tainara Nesi “A Importância da Família no Ensino Aprendizagem”.  Palestra com o professor Neri Zanferari sobre Sustentabilidade.  Palestra sobre Cooperativismo com o presidente da CONER Vinícius Mocelin para alunos de pré -escolar a 5º ano.  Oficina da água para alunos de 6º ano no Parque Estadual Fritz Plauman.

[close]

p. 6

6 Aspectos Físicos do Continente Americano O CONTINENTE Americano corresponde a cerca de 8% da área total da Terra. Com aproximadamente 15 mil quilômetros de extensão no sentido norte-sul, a América é o segundo maior continente do planeta, completamente localizado no hemisfério Ocidental apresentando vários tipos climáticos, paisagens naturais, formas de relevo e hidrografia que o caracterizam como um continente diversificado. Por essa razão, é possível achar no continente uma grande biodiversidade. O país com maior extensão territorial da América do Sul é o Brasil, ocupando 47% de suas terras. Na disciplina de Geografia, os alunos do 8º ano orientados pela professora Julcilei realizaram pesquisa sobre os aspectos físicos do Continente Americano e posteriormente organizaram apresentações em slides. Esta atividade foi desenvolvida através do Curso de Formação Continuada de professores orientada pelo professor Sergio, que foi estendido aos alunos, utilizando o PowerPoint.

[close]

p. 7

7 Atividades Realizadas na Disciplina de Inglês O 8º ano juntamente com a professora Gabriele produziu, nas aulas de língua inglesa, propagandas de casas para a venda, valorizando seus esforços e sua mobília. Anterior a isso, foi realizado um estudo de vocábulos relacionados a casas e seus móveis. Os alunos utilizaram além de pesquisas seu vocabulário e muita criatividade. Os alunos do 7º ano realizaram uma pesquisa sobre festividades internacionais. Após, confeccionaram cartazes com breves explicação sobre as mesmas. Os alunos foram orientados a utilizar vocábulos que haviam sido trabalhados em aulas anteriores, tais como: meses do ano, dias da semana e pronomes demostrativos. Desta forma, os alunos aplicaram vocabulário e conheceram aspectos culturais de alguns países.

[close]

p. 8

8 O PROJETO ADEQUAÇÃO DO DISCURSO ORAL E ESCRITO INICIADO PELOS CONTOS, teve início em 2013, na disciplina de língua portuguesa com a professora Eliane, através de um diagnóstico que evidenciava dificuldades na organização de ideias orais e escritas, assim foram elaboradas atividades para tentar sanar ou reduzir essa fragilidade na disciplina de língua portuguesa. Neste ano a meta é conseguir estruturar os textos (contos, fábulas, lendas, mitos, histórias em quadrinhos, poesias, músicas, seriados, desenhos animados, textos dissertativos, filmes...) em planos, ou seja, num primeiro momento resumir ou entender a ideia central do discurso, num segundo plano identificar qual reflexão o narrador /eu lírico quer proporcionar ao leitor atento, e para finalizar relacionar texto e a sociedade vigente. Assim, foi assistido o filme O Menino o e Mundo de Alê Abreu e organizado nessas etapas a investigação, interpretação e extrapolação do texto.

[close]

p. 9

9

[close]

p. 10

ESTUDANDO A CÉLULA 10 Nas aulas de CIÊNCIAS a turma do 7ª ano matutino após estudar a célula, partes epecíficas, funções biológicas, e organelas que a compõe, confeccionaram maquetes das células animal e vegetal para melhor compreensão do conteúdo sob orientação do professor Gilnei Bruno. Nas masquetes estão destacas as principais estruturas de funcionamento das células (organelas) de acordo com as especificidades (Figuras 1, 2, 3 e 4). Figura 1. Célula Vegetal com suas principais estruturas de funcionamento. Figura 2. Célula Vegetal com suas principais estruturas de funcionamento. Figura 3. Célula Vegetal com suas principais estruturas de funcionamento.

[close]

p. 11

11 Figura 4. Célula Animal e suas principais estrutras de funcionamento. Figura 5. 7º ano e o Professor Gilnei Bruno. MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO MOSQUITO DA DENGUE Os alunos do 8º ano com a professora Sandra pesquisaram sobre as medidas de prevenção contra ao mosquito da dengue e depois relataram o conteúdo em cartazes que foram expostos na sala de aula.

[close]

p. 12

12 Os Jogos Olímpicos Nas aulas de educação física com a professora Cleuza os alunos realizaram pesquisa referente às Olimpíadas 2016 no Rio. Pesquisaram sobre o início e fim dos jogos,lugar onde ocorre os jogos, curiosidades da tocha,quando chega em Concórdia,símbolos dos Jogos Olímpicos,bandeiras,modalidades,cidades do estado de Santa Catarina onde passará a tocha Olímpica. Houve envolvimento das turmas de nono ano oitavo ano sétimo ano também nesta atividade. OFICINA DA ÁGUA No dia 30 de março aconteceu a “Oficina da Água”, no Parque Estadual Fritz Plaumann, com alunos de 6º ano.Essa oficina teve como objetivo oferecer Educação ambiental e diversão aos educandos. As atividades realizadas basearam-se na capacitação sobre aspectos relacionados à água e à contribuição com a percepção delas perante a importância das unidades de conservação e dos recursos hídricos.

[close]

p. 13

13 Os Cinco Sentidos O corpo humano é dotado de cinco sentidos - a visão, o paladar, o olfato, a audição e o tato. Os mesmos são fundamentais para a nossa sobrevivência. É por meio deles que podemos perceber o mundo ao nosso redor, realizar diferentes tarefas como correr, falar, andar, ouvir música, enxergar as coisas e as pessoas, assistir tv, brincar, ir à escola, nos alimentar e tantas coisas mais. Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de cada sentido e como os mesmos funcionam a professora Joanna– do 1º e2º ano- trabalhou textos informativos e as dinâmicas guie o colega cego, experimente e descubra o sabor, texturas diferentes, descubra o que tem na caixa, que cheiro está sentindo e reconhecendo o som.

[close]

p. 14

História Chapeuzinho Azul 14 No início do mês de julho as turmas do 3º ao 5º ano, orientados pela professora Kelly, trabalharam a história Chapeuzinho Amarelo. Após, renomearam a narrativa reescrevendo coletivamente a história “Chapeuzinho Azul”. Chapeuzinho Azul Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Azul porque tinha os olhos azuis como a água e usava uma capa azul feita pela sua vovó. Essa menina não tinha medo de nada, nem do lobo. Ela vivia com a mãe. Certo dia as duas foram passear na casa da vovó. Quando chegaram lá à mãe disse: - Vamos fazer um docinho para a vovó? A netinha respondeu: - Sim. Podemos fazer biscoitos? A mãe disse: - Sim filhinha, querida. Quando os biscoitos ficaram prontos, eles estavam muito quentes, mas a vovó queria comer mesmo assim, ela comeu e queimou a sua boca. Depois de comer os biscoitos elas decidiram nadar na piscina. Nisso, apareceu o lobo que assustou a mãe de Chapeuzinho e a Vovó, mas a menina como não sentia medo de nada, nem do lobo, não ficou assustada com ele. O lobo disse: - Brincadeirinha. Todos deram risada. Após, convidaram o lobo para nadar junto com elas. E tudo acabou bem!

[close]

p. 15

15 A TRACTEBEL ENERGIA PRESENTEOU OS ALUNOS DA EEF FRANCISCO BAGATINI COM UMA VIAGEM A MARCELINO RAMOS Nos dias 23 e 24 de maio de 2016 os alunos 8º e 9º ano, inclusive os do 9º ano do ano de 2015, da E.E.F. Francisco Bagatini, de Sede Brum, juntamente com professores, direção e representante da ECOPEF realizaram uma viagem de estudos a Marcelino Ramos. A viagem foi custeada pela TRACTEBEL, através de uma parceria entre a Escola e a ECOPEF, onde os alunos, em virtude da comemoração do primeiro ano de implantação do Parque Fritz Plaumann, desenvolveram um trabalho de Guias Mirins no Parque. Os locais visitados foram: O Centro de Cultura - de Alto Bela Vista, O Parque Teixeira Soares e o 5º Rancho. O desenvolvimento desse e outros projetos desenvolvidos em parceria Escola-Parque visa relacionar o conhecimento teórico da sala de aula com as questões práticas relacionadas à preservação dos recursos naturais, em foco a questão da água, aos problemas ambientais vividos pela sociedade, a busca de formas que venham minimizar estes problemas, buscando a sustentabilidade. A Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini agradece à equipe da ECOPEF, representada pelo Sr. Murilo Anzanello Nichele que não mediu esforços para que a viagem fosse um sucesso!

[close]

Comments

no comments yet