Guia de Cursos da UFLA - Universidade Federal de Lavras

 

Embed or link this publication

Description

Conheça os cursos que a UFLA oferece.

Popular Pages


p. 1

GUIA DE CURSOS

[close]

p. 2



[close]

p. 3

“EDUCAÇÃO NÃO TRANSFORMA O MUNDO. EDUCAÇÃO MUDA AS PESSOAS. PESSOAS MUDAM O MUNDO.” PAU LO F R E I R E

[close]

p. 4

UFLA FUNDADA em 1908 sob o lema do Instituto Gammon: “Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”, a Escola Agrícola de Lavras, depois Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e, hoje, Universidade Federal de Lavras (UFLA), é um exemplo vivo da concretização dos ideais de seu fundador, Samuel Rhea Gammon, e de seu primeiro diretor, Benjamim Harris Hunnicutt. A excelência no ensino e na formação profissional de seu corpo discente produz, dia após dia, conhecimentos científicos e tecnológicos por meio dos quais a Universidade contribui para a construção de um país melhor. Na UFLA, o ingressante usufrui de total infraestrutura para estudar com segurança e tranquilidade. Com 600 hectares de extensão, o câmpus possui áreas de cultivos, casas de vegetação, horto de plantas florestais e de plantas medicinais, instalações florestais e agropecuárias, incubadora de empresas, fazendas experimentais (Lavras e Ijaci), alojamentos estudantis, ginásio poliesportivo, quadras e estádio de futebol, restaurante universitário, lanchonetes, centro de integração universitária (com área de lazer, piscina semiolímpica, campo de futebol society, quadras de peteca e de tênis), salão de convenções, agências dos Correios, bancos, cooperativas de consumo e de trabalho, hotel, centro de treinamento, laboratório de idiomas automatizado, rádio e TV ligadas ao sistema educativo, editora, gráfica, livraria, museus (Bi Moreira e de História Natural), centro de convivência (APG, DCE, CA´s e laboratório de informática), além de duas fundações de apoio à Instituição: Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – Faepe e Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural – Fundecc. A UFLA avança em novos projetos, como o Parque Tecnológico e um futuro Hospital Universitário, estruturas que ampliarão ainda mais a área física utilizada. Cercada de verde e conservando uma inigualável qualidade de vida, a Universidade Federal de Lavras ocupa lugar de destaque no cenário da educação nacional, consolidando-se como uma das melhores instituições federais de ensino superior do país. Atualmente, a comunidade acadêmica possui cerca de 15 mil integrantes, envolvidos com atividades de ensino, pesquisa e extensão. São 34 cursos de graduação e 55 de pós-graduação (mestrado e doutorado).

[close]

p. 5

LAVRAS LAVRAS está situada no ponto de confluência entre o sul e o oeste de Minas Gerais, a uma altitude média de 900 m, com uma população aproximada de 100 mil habitantes. A cidade é dotada de bons hotéis, rede hospitalar, comércio, shopping, diversos clubes sociais e esportivos, entre eles o centro esportivo da UFLA, com capacidade para 30 mil pessoas e o ginásio no câmpus universitário, com capacidade para 4 mil pessoas. O município localiza-se a 230 km de Belo Horizonte, 370 km de São Paulo e 420 km do Rio de Janeiro, e fica próxima ao circuito das águas e das cidades históricas de Minas Gerais. Sua população escolar, cerca de 60 mil estudantes, muitos de outras cidades, frequenta uma rede de dezenas de estabelecimentos de ensino, dos quais quatro de nível superior: Universidade Federal de Lavras (UFLA), Centro Universitário de Lavras (Unilavras), Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas) e Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon). Tanto a rede pública quanto a particular abrangem desde a educação infantil até o pós-doutorado, oferecendo cursos técnicos e de nível superior. A produção agropecuária está representada por diversas culturas, especialmente a do café, e por um dos melhores rebanhos de gado leiteiro do estado. O setor industrial encontra-se em ritmo de expansão, graças às condições favoráveis de que a cidade dispõe. Como pontos de recreação, destacam-se o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Usina Hidrelétrica do Funil, Clube Campestre, Lavras Tênis Clube, Camargos Iate Clube e Usina de Itutinga. Destacam-se, ainda, o Teatro Municipal (antiga ferroviária), a igreja do Rosário e o Museu Bi Moreira como atrações históricas, e a Feira de Artesanatos, que é realizada aos domingos na praça principal da cidade.

[close]

p. 6

FORMAS DE INGRESSO PROCESSO SELETIVO DE AVALIAÇÃO SERIADA – PAS O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS é um processo no qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano do Ensino Médio. Nas duas primeiras etapas, o candidato faz provas de múltipla escolha e Redação. O conteúdo da primeira etapa corresponde ao conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio; na segunda etapa, são cobrados os conteúdos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio; e na terceira etapa, é adotada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, realizado durante o terceiro ano do Ensino Médio. Para se inscrever na primeira etapa do PAS, o candidato deve estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio. O candidato deve renovar sua inscrição para as demais etapas, nos dois anos subsequentes, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (http://www.ufla.br/pas). A UFLA destina ao PAS 40% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais, ofertadas para o 1º semestre letivo de cada ano. O candidato faz a opção pelo curso somente ao se inscrever para a terceira etapa do processo, podendo escolher qualquer um dos cursos oferecidos na ocasião. SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU O Sistema de Seleção Unificada - SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos exclusivamente pela nota obtida no Enem. A UFLA destina ao SiSU 60% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As inscrições são feitas diretamente no SiSU, no endereço sisu.mec.gov.br. O calendário do SiSU é definido e divulgado tempestivamente pelo MEC.

[close]

p. 7

FORMAS DE INGRESSO EM 2016, a UFLA alcançou a meta definida pela Lei de Cotas do Ensino Superior, e já destina 50% das vagas para ingresso na graduação a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Veja como é a distribuição das vagas entre os grupos, para atendimento à Lei 12.711: Grupo 1: vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 saláriomínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; Grupo 2: vagas reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; Grupo 3: vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; Grupo 4: vagas reservadas para estudantes que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

[close]

p. 8

FORMAS DE INGRESSO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO – MODALIDADE A DISTÂNCIA O Processo Seletivo de Cursos de Graduação, modalidade a distância, é aplicado quando há oferta de vagas para os cursos nessa modalidade, de acordo com a demanda do CEAD/UFLA e posterior liberação pela CAPES. A cada processo é publicado edital específico, constando as normas de seleção, período de inscrições e data das provas, como também o conteúdo programático para cada curso. As provas, contendo questões de múltipla escolha e Redação, são aplicadas nas cidades nas quais os cursos são ofertados (cidades-polo). e tenham cursado, com aprovação pela UFLA, no mínimo, 10% (dez por cento) da carga horária total do curso de origem. São impedidos de concorrer à mudança interna de curso estudantes que apresentam rendimento acadêmico insuficiente em três períodos letivos, consecutivos ou não. A mudança interna de curso na UFLA é concedida uma única vez por estudante. A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo. TRANSFERÊNCIA EXTERNA Podem se candidatar à Transferência Externa para os cursos de graduação da UFLA estudantes regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, em cursos presenciais ou a distância, devidamente autorizados de acordo com a legislação específica em vigor, e que atendam aos seguintes requisitos: tenham, no curso de origem, cursado, com aprovação, pelo menos 10% da carga horária mínima para integralização curricular, MUDANÇA INTERNA Podem se candidatar à Mudança Interna de Curso estudantes regularmente matriculados na UFLA, em cursos de graduação presenciais ou a distância, e que atendam aos seguintes requisitos: estejam dentro do prazo mínimo de integralização curricular

[close]

p. 9

FORMAS DE INGRESSO estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação; o curso de origem seja idêntico ou de áreas afins ao pretendido para transferência. A classificação é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo. Os estudantes que ingressarem na Instituição por meio de Transferência Externa de Curso não têm direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso. Nacional do Ensino Médio (Enem), em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo. Os estudantes que ingressarem na Instituição por meio de Obtenção de Novo Título não têm direito de concorrer às vagas ofertadas por meio de mudança interna de curso. PROGRAMA DE ESTUDANTES CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO Anualmente, a UFLA oferece à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação vagas para estudantes estrangeiros. De acordo com o número de vagas, a própria Secretaria seleciona previamente os candidatos e os encaminha à Universidade, por meio do Programa de Estudante-Convênio. Vale ressaltar que, para a permanência do estudante na condição de estudante-convênio, ele deverá obedecer integralmente às exigências recomendadas no Protocolo firmado entre o Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores, e também às demais normas estabelecidas pela UFLA. OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO Podem se candidatar à Obtenção de Novo Título portadores de diploma de nível superior, em cursos presenciais ou a distância, desde que o seu curso de graduação seja reconhecido nos termos da legislação vigente. No caso específico do curso de Química (Bacharelado), o candidato deverá ser diplomado em curso de graduação em Química (Licenciatura), presencial ou a distância, devidamente reconhecido nos termos da legislação vigente. A classificação baseia-se nas notas obtidas no Exame

[close]

p. 10

CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS

[close]

p. 11

CURSOS DE GRADUAÇÃO ABI-ENGENHARIA OS CURSOS da ABI-Engenharia da UFLA apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e fundamentada em conceitos modernos. O elemento fundamental desta proposta é a área básica de ingresso, que permite ao estudante escolher o seu curso posteriormente e, se quiser, percorrer mais de um processo formativo. Após o seu ingresso na Instituição e conclusão do primeiro período, o estudante que optou no processo seletivo pela ABI -Engenharias indicará seu curso predileto, que poderá ser alterado ao longo do tempo, por mudança de planos do estudante, ou por necessidade, caso seu desempenho acadêmico não seja suficiente para conseguir cursar todos os conteúdos curriculares necessários à integralização do curso que ele inicialmente tenha apontado como predileto. Os estudantes com maior desempenho acadêmico poderão obter mais de uma habilitação em engenharia ao mesmo tempo, ou com pouco tempo a mais de permanência na UFLA. Como a proposta é flexível e o percurso formativo é diverso, os estudantes contam com o acompanhamento contínuo e individualizado por professores tutores. Esses professores têm como papel fundamental dar aos estudantes as orientações necessárias para as suas escolhas, além de acompanhá-los em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. A estrutura curricular dos cursos da ABI-Engenharias conta com o Núcleo de Conteúdos Curriculares Comuns das En- genharias (NCCE), que contempla a formação em ciências naturais e matemática, além de aspectos sociais e filosóficos envolvidos no trabalho com ciência e tecnologia. O NCCE está inserido em todos os currículos dos cursos da ABI-Engenharia e o seu conteúdo representa cerca de 40% do currículo dessas engenharias. Os cursos que fazem parte da ABI-Engenharias são: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Engenharia Química. INFORMAÇÕES GRAU ACADÊMICO: Bacharelado TITULAÇÃO: Bacharel em Engenharia MODALIDADE: Presencial REGIME: Semestral TURNO: Integral DURAÇÃO MÍNIMA: 10 semestres Nº DE VAGAS POR SEMESTRE: 200 SITE: www.prg.ufla.br/site/cursos/

[close]

p. 12

CURSOS DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO O CURSO de Administração tem como objetivo a formação de profissionais competentes, criativos e com consciência ético-profissional para desenvolver, implementar e avaliar processos relativos à adminis- tração em diferentes tipos de organizações e também na construção de novos negócios, pelo exercício do empreendedorismo. Neste curso, o estudante será formado para conhecer, aplicar e aprofundar conhecimentos e habilidades do campo da administração. Com isso, o egresso poderá atuar em diferentes setores da economia, tais como organizações privadas, públicas, não governamentais, associações e cooperativas. INFORMAÇÕES GRAU ACADÊMICO: Bacharelado TITULAÇÃO: Bacharel em Administração MODALIDADE: Presencial REGIME: Semestral TURNO: Integral DURAÇÃO MÍNIMA: 8 Semestres Nº DE VAGAS POR SEMESTRE: 40 SITE: www.prg.ufla.br/site/cursos/

[close]

p. 13

CURSOS DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O CURSO de Administração Pública tem como objetivo atender às necessidades das organizações públicas contemporâneas na formação de profissionais críticos, que saibam refletir sobre a heterogeneidade das demandas sociais e o contexto geral dos serviços públicos. Espera-se que os estudantes sejam capazes de adquirir competências técnicas e sociopolíticas que os capacitem a atuar de forma eficaz, à luz dos valores republicanos, contribuindo para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações públicas e de interesse público na promoção do desenvolvimento local sustentável. INFORMAÇÕES GRAU ACADÊMICO: Bacharelado TITULAÇÃO: Bacharel em Administração Pública MODALIDADE: Presencial REGIME: Semestral TURNO: Noturno DURAÇÃO MÍNIMA: 9 Semestres Nº DE VAGAS POR SEMESTRE: 50 SITE: www.prg.ufla.br/site/cursos/

[close]

p. 14

CURSOS DE GRADUAÇÃO AGRONOMIA O CURSO de Agronomia objetiva a formação de engenheiros agrônomos, capacitando-os para realizar análise científica, tomar decisões e resolver problemas, com a finalidade de operar, modificar e criar sistemas agropecuários e agroindustriais, sempre se preocupando com os aspectos sociais, éticos e de sustentabilidade. Para tanto, durante o curso, o estudante participa de atividades teóricas e práticas, realiza análises quantitativas e qualitativas, visuais e instrumentais, no campo e em laboratórios, permanecendo em contato direto e constante com o universo das ciências agrárias. Nesse ambiente, o estudante tem a oportunidade de analisar, entender e adotar formas de estabelecer uma relação respeitosa e harmoniosa com os recursos naturais, com o objetivo de contribuir para o bem-estar comum e sustentável. O Engenheiro Agrônomo atua em instituições e empresas, tanto públicas quanto privadas, desenvolvendo trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. No segmento da pesquisa, é responsável por gerar novos conhecimentos e desenvolver novas tecnologias a serem aplicadas no setor agropecuário. Com relação à assistência técnica e extensão rural, é também responsável em promover a difusão desses novos conhecimentos e tecnologias, sempre com vistas ao desenvolvimento socioeconômico do produtor rural. INFORMAÇÕES GRAU ACADÊMICO: Bacharelado TITULAÇÃO: Bacharel em Agronomia MODALIDADE: Presencial REGIME: Semestral TURNO: Integral DURAÇÃO MÍNIMA: 10 Semestres Nº DE VAGAS POR SEMESTRE: 100 SITE: www.prg.ufla.br/site/cursos/

[close]

p. 15

CURSOS DE GRADUAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO O CURSO de Bacharelado em Ciência da Computação visa a capacitar o egresso a projetar, desenvolver e gerenciar sistemas computacionais que possam solucionar novos problemas com competência, criatividade, senso crítico e ética. Dessa forma, o curso prepara um profissional com sólida formação conceitual, teórica e experimental em diferentes áreas de Computação, de forma a qualificá-lo a atuar em qualquer área e ramo de conhecimento em que recursos computacionais sejam empregados. O profissional formado na área deve estar apto a empreender, fazer consultorias, atividades de pesquisa ou atuar em ambientes corporativos que utilizam a computação. Para que isso seja possível, o curso oferece forte embasamento lógico e matemático, sólida formação em técnicas consagradas e tecnologias avançadas de computação, além de uma ampla formação prática por meio do desenvolvimento de projetos e utilização de ferramentas. Portanto, o objetivo do curso de Bacharelado em Ciência da Computação é transformar o ingressante em um profissional com conhecimentos sólidos em computação, capaz de se adaptar a diferentes situações com relativa facilidade. INFORMAÇÕES GRAU ACADÊMICO: Bacharelado TITULAÇÃO: Bacharel em Ciência da Computação MODALIDADE: Presencial REGIME: Semestral TURNO: Integral DURAÇÃO MÍNIMA: 8 Semestres Nº DE VAGAS POR SEMESTRE: 40 SITE: www.prg.ufla.br/site/cursos/

[close]

Comments

no comments yet