Ciência, Tecnologia e Cidades: leituras, desafios e agendas

 

Embed or link this publication

Description

Apresentado por Cidoval Morais de Sousa no V Ciclo de Debates Sudene - Campina Grande (PB) - 18/04/2016

Popular Pages


p. 1

Ciência, Tecnologia e Cidades: leituras, desafios e agendas (ou as aventuras de um mosquito) Cidoval Morais de Sousa Professor/Pesquisador PPGDR UEPB 1

[close]

p. 2

Desafios de leitura .Ubiquidade da Ciência e da Tecnologia . Associação com modernidade (controle, segurança, comunicações, trânsito, planejamento, eficiência, saúde) . A lógica do encantamento . A força do modelo linear . De que falamos (Cidade média? Tecnologia?) . Espaços de Esperança

[close]

p. 3

Paradoxos da modernidade .Perguntas fortes, respostas fracas; .Mais produção tecnocientífica, baixa apropriação; . Mais centralidade tecnocientífica, mais subdesenvolvimento; . As promessas de luzes x seus mundos de sombras; . Certezas x Insegurança; . Confiança x Desconfiança.

[close]

p. 4

O mal-estar Aedes

[close]

p. 5

Para além de um inseto . Exposição de chagas e fraturas expostas 1. Nos modelos socioespaciais urbanos (fechados, autoritários, segregadores) 2. Na concepção e planejamento das políticas sanitárias e de saúde (hegemonia dos modelos “químicos”) 3. Na compreensão de saúde pública e de seus fatores condicionantes (investimento na “cura”, no ataque a doença) 4. Na relação CTS&I (agenda de pesquisa deslocada e fragmentada)

[close]

p. 6

Condicionantes . Mais de 100 Milhões de brasileiros não tem acesso a coleta de esgoto. . Mais de 3,5 milhões despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis. . Mais da metade das escolas brasileiras não tem acesso à coleta de esgotos. . Apenas 10 das maiores cidades tratam acima de 80% de seus esgotos.

[close]

p. 7

Tratamento por Região Norte - 14,36% Nordeste - 28,8% Sudeste - 43,9% Sul - 43,9% Centro-Oeste - 46,37%

[close]

p. 8

Mapa recente da microcefalia

[close]

p. 9

Situação no Brasil

[close]

p. 10

O Brasil no mundo

[close]

p. 11

Desafios . O Planejamento Integrado . Inversão dos modelos – entre a prevenção e a cura . Autocrítica da centralidade tecnocientífica . Pensar a cidade como um espaço de esperança – uma nova utopia espaçotemporal . O Aedes para além do Aedes – mal-estar da modernidade e da pós?

[close]

Comments

no comments yet