Newsletter nº1

 

Embed or link this publication

Description

Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

Popular Pages


p. 1

Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva www.aeferreiradasilva.org | setembro—dezembro 2015 EDITORIAL SESSAO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO Inauguraçao do auditorio e sonho tornado real Esta primeira edição da newsletter do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva apresenta um resumo das principais atividades realizadas ao longo do 1.º período letivo no nosso agrupamento de escolas. Com esta newsletter queremos chegar mais perto da comunidade em que nos inserimos dando voz ao esforço e dedicação de todos quantos colaboram na tarefa educativa. Entre as inúmeras atividades realizadas, salientamos o galardão Eco-escolas pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da educação ambiental, o Natal na Rua, um espetáculo musical abrangente a toda a comunidade educativa e a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo, no âmbito de uma cultura celebrativa e que teve como ponto alto a inauguração do auditório da escola sede há tanto tempo ambicionado. O diretor António de Almeida Figueiredo INAUGURAÇÃO DO AUDITÓRIO HERMÍNIO LOUREIRO Um ano depois do sonho ter sido revelado, eis que a obra já está concluída e inaugurada. O auditório na sede do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva já é uma realidade e foi batizado com o nome do presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro. Foi um dia de festa, aquele que se viveu no Agrupamento de Escolas, com alunos , docentes, pessoal não docente e pais a participarem nas atividades que marcaram um momento que, certamente, jamais será esquecido. O ponto alto foi, sem dúvida, a inauguração de um auditório, um desejo anunciado há um ano pelo diretor do Agrupamento de Escolas, que aproveitou a presença de entidades oficiais para lançar o repto aquando do arranque do ano letivo, e que agora já é uma realidade na escola sede. “É um equipamento indispensável para apoio ao trabalho pedagógico e cultural que vamos desenvolvendo no dia a dia em prol do nosso vasto território educativo”, salientou o diretor do Agrupamento de Escolas, António Figueiredo. Com capacidade para 148 espetadores, o auditório Hermínio Loureiro encontra -se dotado de moderno e funcional equipamento e mobiliário, sistema de som e iluminação cénica e sistema multimédia de projeção e as mais recentes tecnologias de informação e comunicação. Climatizado e com excelente acústica e projeção audiovisual de grande dimensão e qualidade de imagem, a nova infraestrutura constitui um espaço multifuncional vocacionado para espetáculos musicais, teatro, conferências, colóquios, debates, cinema e animações.

[close]

p. 2

ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO INGRESSAM NO ENSINO SUPERIOR Pela primeira vez, os alunos do AEFS Gala Mérito Escolar Rotary Club Premiados três alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva Parabéns à Rita Oliveira da EB Comendador Ângelo Azevedo, à Ana João Ferreira da EBS Dr. Ferreira da Silva, ambas do 9.º ano de escolaridade, e ao Tiago Gaspar da Silva, do 12.º ano, pelas excelentes classificações obtidas. candidataram-se ao Ensino Superior e este foi um momento vivido com muita expetativa e intensidade por toda a comunidade educativa. A Direção do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e toda a comunidade escolar felicitam os seus alunos que acabam de ingressar no Ensino Superior, desejando as maiores felicidades e êxitos pessoais e académicos nesta nova fase das suas vidas. Galardão Eco-Escolas Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva no DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2015 foi distinguido como ECO AGRUPAMENTO O arrecadar de oito “Bandeiras Verdes” testemunha a existência, no Agrupamento de Escolas, de um programa de educação ambiental coerente que cumpre a metodologia proposta pelo Programa Eco-Escolas da Fundação para a Educação Ambiental constituindo, por sua vez, um comprometimento relativamente ao investimento na continuidade do Programa Eco-Escolas nestes estabelecimentos de ensino. O empenho demonstrado e o envolvimento da totalidade dos estabelecimentos de ensino levaram a ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa - a distinguir o Agrupamento de Escolas com o diploma “Eco Agrupamento”.

[close]

p. 3

Feira do Livro A Feira do Livro, que decorreu de 26 de novembro a 11 de dezembro, teve uma grande variedade e diversidade de livros presentes, apelou ao investimento dos alunos na leitura, contou com a presença de vários escritores, nomeadamente, no dia 7 de dezembro, com Mariana Morais Pinheiro e a obra “O Falcão de Bonaparte”, destinado aos alunos do 3.º ciclo, e no dia 9 de dezembro com Alexandre Parafita e a obra “Uma Andorinha no Alpendre”, para os alunos dos 1.º e 2.º ciclos . A animadora Inácia Veiga também marcou presença e deliciou as crianças do pré-escolar e os alunos 1.º ciclo . Dia Mundial da Filosofia A UNESCO instituiu a celebração do Dia Mundial da Filosofia na terceira 5ª feira do mês de novembro de cada ano, com o objetivo de destacar a importância da Filosofia na estimulação do pensamento crítico e independente, assim como de salientar o seu contributo para uma melhor compreensão do mundo. Os alunos do ensino secundário assinalaram a data com a distribuição de mensagens alusivas ao tema à comunidade escolar. Semana da Alimentaçao Pela promoção de uma alimentação saudável NATAL EMRC prepara o Natal A realização de atividades como a festa do leite e respetivos jogos desportivos, a elaboração de sobremesas saudáveis e sustentáveis, cartazes e outros trabalhos alusivos ao tema colocaram a alimentação saudável no centro da vida das diversas escolas do agrupamento.

[close]

p. 4

NATAL NA RUA Teve lugar, no passado dia 4 de dezembro, o “Natal na Rua”, um espetáculo musical abrangente a toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva no domínio das técnicas de expressão musical. Ceuta – 1415, Seiscentos anos depois… No passado dia 1 de dezembro – Dia da Restauração da Independência de Portugal - , as turmas do 8.º ano evocaram a Conquista de Ceuta, 600 anos depois, uma expedição que não foi menos temerária e menos louca do que a expedição a Alcácer Quibir, onde pereceu o nosso rei D. Sebastião, em 1578, dando origem à União Ibérica, entre 1581 e 1640.

[close]

Comments

no comments yet