Boletim das Bibliotecas Escolares - 1.º período 2015-2016

 

Embed or link this publication

Description

Notícias das bibliotecas

Popular Pages


p. 1

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira Boletim das Bibliotecas Escolares Editorial Ano letivo 2015/2016 Outubro NESTA EDIÇÃO: Atividades das Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo Atividades da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Requalificação das Bibliotecas Escolares Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares Sugestões de leitura 2 2 3 3 4 Chegou mais um ano letivo. Com ele vem os novos propósitos, as esperanças, os sonhos. O lugar de sonho, por excelência de uma escola, é a sua biblioteca. Todos sabemos que construir o futuro exige uma preparação adequada cuja resposta deve vir da educação e da formação. O conhecimento é, cada vez mais, uma “arma” eficaz para enfrentar o futuro. A biblioteca escolar vai procurar estar à altura de tal desafio e responder adequadamente às expectativas da comunidade escolar. damental e nada melhor do que um jogo, a visualização de imagens através das novas tecnologias, a leitura. Neste âmbito, ler permite-nos a evasão e encarnar outras personalidades. Sonhar é bom! Eu sou um artista, não um crítico: não tenho análise tenho emoção. Eça de Queiroz Mas nem só de formação vive a biblioteca escolar. O lazer é fun- Este ano começa com novas e diversificadas atividades. Com uma imagem que se quer valorizada através de um conjunto de aquisições que reforçarão o acervo, mobiliário e equipamento que valorizarão mais o nosso espaço. Mas, como habitualmente, iniciamos o ano letivo com o mês das bibliotecas escolares. Este ano subordinado ao tema “a biblioteca escolar é super”. Esta temática pretende valorizar as bibliotecas escolares pela “importância que têm na vida das crianças e jovens, p e l o trabal h o q u e desenvolvem n a s áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania”. Seguindo este lema vamos procurar ser ”super” em tudo o que fazemos! Emília Lagido Equipa da B.E.

[close]

p. 2

Atividades das Bibliotecas Escolares do 1º ciclo     Visita guiada pela BE/CRE ao primeiro ano; Workshop de outono; Mês das Bibliotecas Escolares; Conto “Caldo de pedra” inserido nas comemorações do “Dia Mundial da Alimentação”; Workshop de “Halloween”;  Trabalho de pesquisa sobre “Os continentes”;  Leitura encenada do conto “A galinha medrosa”;     Apresentação do conto “O gigante egoísta”; Workshop de Natal; Feira do livro. Atividades da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária   Visita guiada pela BE/CRE ao quinto ano; Outono na Biblioteca - elaboração de adornos sobre a temática do outono; Mês das Bibliotecas Escolares;  Comemoração do “Dia Mundial da Alimentação” - exposição;  Workshop de “Halloween” - decoração da Biblioteca com adornos típicos do Halloween;  “Outubro Rosa” em articulação com a equipa do PES;  Comemoração do “Dia do Não Fumador” em articulação com a equipa do PES;  Comemoração do “Dia Mundial da Luta Contra a SIDA” em articulação com a equipa do PES;   Workshop de Natal. “O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe. ”. Página 2 B O L E T I M DA S B I B L I O T E C A S E SC O L A R E S

[close]

p. 3

A N O L E T I VO 2 0 1 5 /2 0 1 6 Página 3 Requalificação das bibliotecas Escolares O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira candidatou-se à requalificação das suas Bibliotecas Escolares, tendo visto a sua proposta de reforço do acervo, mobiliário e equipamentos ser aprovada pela Rede de Bibliotecas Escolares. Assim, para além de mobiliário (cadeiras e sofás), equipamentos (tablets) e fundo documental que vai equipar a Biblioteca Escolar da EBS, também as Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo vão ver o seu acervo enriquecido com obras que vão desde monografias até jogos, filmes e revistas. Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares Celebra-se este mês de outubro o “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares” e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania. O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é pela Rede de Bibliotecas Escolares). O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015. Este ano, o cartaz alusivo ao acontecimento foi elaborado pelos nossos alunos sob a coordenação dos professores Teresa Bouça Nova e Alberto Ferreira que também fazem parte da equipa das Bibliotecas Escolares. Ficou lindo e muito apelativo o nosso cartaz! super! (tradução adotada Curiosidades Você sabia que o coração de pessoas que comem chocolate é mais saudável? Contudo, quando consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Que a iguaria é irresistível, ninguém contesta, mas é preciso cuidado! Pesquisas científicas recentes já mostraram que o chocolate amargo é o melhor para o organismo e, quando consumido uma vez por semana, pode ser até benéfico para a saúde. O sábio fala porque tem algo a dizer. O tolo fala porque tem de dizer algo.

[close]

p. 4

Sugestões de leitura Boletim das Bibliotecas Escolares Os Livros Que Devoraram o Meu Pai De: Afonso Cruz Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 3º Ciclo - Leitura Autónoma - Grau de dificuldade III - Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009. Sinopse: Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras. Estamos na web: Becerveira.blogspot.com AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE CERVEIRA Rua das Cortes 4920-211 Vila Nova de Cerveira Telefone 251 795 324 Mail: becerveira@gmail.com. A Cidade dos Ossos , Caçadores de Sombras Vol 1 A bicicleta que tinha bigodes De: Ondjaki Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 5º Ano de Escolaridade. Leitura Autónoma Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012. Sinopse: «Sonhei com a bicicleta bem colorida, os da minha rua brincavam com ela, o Camarada Mudo ria muito, a Avó Dezanove dizia para termos cuidado para não sermos atropelados por nenhum carro e para não atropelarmos mais nenhum bicho, a bicicleta do meu sonho era bem grande e zunia muito, amarela nas rodas, o quadro e o volante eram vermelhos e os para-lamas assim pretos, só que à frente, um pouco abaixo da zona do volante, ninguém ainda tinha visto: a bicicleta tinha uns bigodes iguais aos do tio Rui...» Da mestria incomparável do jovem autor Ondjaki, uma história sem luz elétrica. De: Cassandra Clare Sinopse: No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota… A terrível história do mundo De: Terry Deary Sinopse: A História que não esconde as piores partes! A Terrível História do Mundo apresenta a horrível e fascinante história dos humanos, desde os comedores de miolos humanos do Neandertal até aos medricas dos soldados adolescentes do séc. XX, e desta vez é tudo maravilhosamente colorido.

[close]

Comments

no comments yet