Guia de Noivos

 

Embed or link this publication

Description

Guia de Noivos da Paróquia Sírio Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus

Popular Pages


p. 1



[close]

p. 2



[close]

p. 3

Queridos noivos... “Amar é uma decisão, é dedicação e entrega... Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor... O amor é um exercício de jardinagem: Arranca-se o que faz mal, prepara-se o terreno, semeia-se o que se quer colher, e com paciência, regas periódicas e cuidado... colheremos o que plantamos. Mesmo com todo zelo é preciso estar preparados... Podem haver pragas, secas ou excessos de chuva, mas nem por isso abandonem o seu jardim... Amem-se, aceitem-se, valorizem-se, respeitem-se, dêem afeto e ternura, admirem-se e compreendamse... E acima de tudo vivam no Amor... Pois Deus é Amor!” Sejam Bem Vindos Paróquia Sírio Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus Estamos aqui com carinho e amor para ajudá-los a ter um lar que se pareça com esse jardim. Na ternura de Deus. ctwÜx YxÄ|Ñx

[close]

p. 4



[close]

p. 5



[close]

p. 6

Os Sonhos... Todos nós temos muitos sonhos em nossas vidas, sonhos que temos dormindo, e principalmente sonhos que temos acordados. Nutrimos sonhos durante toda a nossa vida. Sonhos sobre a profissão... “o que você vai ser quando crescer”, sonhos sobre onde morar, sobre o carro dos sonhos e também como será o nosso casamento. No entanto Homens e Mulheres pensam de maneiras diferentes... Os homens são como prateleiras cheias de gavetas, todas em cores diferentes e etiquetadas por assunto. O homem só consegue falar de um assunto por vez! “Vamos falar sobre futebol” então o homem abre a gaveta do futebol... “vamos falar de dinheiro” então o homem fecha a gaveta do futebol e abre a do dinheiro, o homem raramente consegue falar de mais de um assunto por vez; ele só consegue esta “proeza” quando se trata de dois assuntos bem correlatos, e isso com friso no bem. Assim é possível falar com o homem sobre dinheiro e contas do mês ao mesmo tempo por exemplo. Os homens em geral são super objetivos!

[close]

p. 7

Já as mulheres são como o Baú da Vovó, onde tudo fica misturado com tudo, em uma objetividade multitarefa, conseguindo fazer varias coisas ao mesmo tempo, sendo pluriativa... esposa, mãe, profissional e assim por diante, misturando tudo e fazendo tudo ao mesmo tempo onde tudo se relaciona e tudo tem a ver com tudo, como um monte de fios desencapados, todos ligados em 220 volts e tudo isso embebido em muita emoção. Quando o homem chega em casa e a mulher esta de cara virada com ele, o mesmo pensa: “o que será que eu fiz hoje?” e olha a gaveta do hoje, e por fim responde: “nada!”; e por segurança olha a gaveta da semana toda por desencargo de consciência e vê que não fez nada. Por fim ele se pergunta, “o que será que aconteceu?” É que no baú dos sentimentos da mulher o fio de 5 anos atrás se encostou no fio do hoje e então deu curto circuito e pronto. Assim homens e mulheres agem, pensam e sonham de maneiras diferentes. Enquanto o homem é mais objetividade as mulheres trazem consigo lembranças e sonhos sobre este momento tão importante para a vida dos dois. Sabendo disso a Igreja afirma que o Matrimonio é para a felicidade dos cônjuges, e assim queremos realizar na medida do possível os sonhos que os noivos trazem para este momento tão lindo de suas vidas não impondo um fardo pesado sobre os noivos ou empurrando algo de cima para baixo que os mesmos tenham de abrir uma bocarra enorme e engolir. Queremos que este momento seja feliz, sem imposições, mas com carinho, afeto e Bençãos de Deus em suas Vidas.

[close]

p. 8



[close]

p. 9

Sou divorciado e quero me casar! Posso? aqueles que já foram casados (divorciados), também são chamados ao Matrimonio, pois o amor de Deus também se estende a eles. Para tanto, é necessário que os nubentes entrem em contato com o padre que resolverá tudo, de forma simples e harmoniosa. Sim,

[close]

p. 10

Onde me Casar? N ossa Igreja é muito zelosa não só pela dimensão espiritual, mas humana das pessoas. Por isso ela permite aos noivos a escolha do local onde querem receber o Sacramento do Matrimonio, momento único de suas vidas e que deve ser o mais acolhedor e familiar possível. Sendo assim, os nubentes podem escolher se casar em um sitio, chácara, fazenda, clube, buffet, praia, ou mesmo em casa, tendo em vista que a Igreja Sirian Ortodoxa permite que este belo Sacramento seja celebrado onde melhor aprouver aos noivos. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Cf. Mt. 18,20)

[close]

p. 11

A Cerimônia... É motivo de felicidade para nós apresentarmos um pouco sobre o casamento na tradição Sírio Ortodoxa. Para nós, o Matrimônio é um verdadeiro Sacramento. As liturgias são bem parecidas com as do catolicismo antigo. No Brasil, a cerimônia é toda em português, podendo a pedido dos noivos conter partes em outro idioma. O ritual é elegante, e carrega uma série de simbolismos religiosos, que podem fazer parte da celebração se os noivos assim quiserem, sendo dividido em três partes, os ritos iniciais, a liturgia da palavra e os ritos de honra. Na Igreja Sírio Ortodoxa, o "sim" diante do altar é declarado como em outras Igrejas, e é dito de forma que todos o ouvem e entendem. Afinal, a presença dos noivos que pedem a bênção de Deus para a união é a maior prova de que eles querem viver juntos, não é mesmo? O Casamento Sírio Ortodoxo pode ser celebrado por um ou vários padres, conforme a escolha dos noivos. A cerimônia se realiza segundo o Rito Sírio Ortodoxo, da antiga Antioquia, na Síria. Podendo a cerimônia ser cantada ou não de acordo com a escolha dos noivos.

[close]

p. 12

Partes da Celebração... Celebração do Matrimonio na Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia é dividido em três partes: A 1ª Parte – Ritos Iniciais... Os ritos iniciais entendem-se como as entradas com forme o costume local, ou da família ou ainda o que for acordado entre os noivos e o cerimonial. Ainda dentro dos ritos iniciais temos a invocação da Santíssima Trindade (em nome do Pai), as orações iniciais, a entrada das alianças (caso esta não tenha sido junto ao cortejo inicial), a benção das alianças e a troca das alianças.

[close]

p. 13

2ª Parte – Liturgia da Palavra... Esta segunda parte da celebração inicia-se com a Palavra de Deus, uma breve reflexão sobre a mesma e o juramento (o momento do sim) onde os noivos se tornam marido e mulher sendo suas mãos unidas por um laço com uma echarpe simbolizando a união feita por Deus neste momento!

[close]

p. 14

3ª Parte – Ritos de Honra... A parte final do Matrimonio é composta pelos ritos de honra: A Coroação... É a Benção de Deus para a governança no matrimonio, dada por Deus afim de que os noivos possam governar com sabedoria o lar que eles edificam. Assim o esposo é coroado rei para a esposa e ela é coroada rainha para o esposo, sendo que o reinado de ambos só existe quando esta em comum-união e em tudo de acordo, em consonância e paz.

[close]

p. 15

O Cálice comum... Esta é a Benção de Deus da partilha e da felicidade; dada aos esposos para que estes sempre partilhem entre si alegrias e dificuldades, assim superando tudo com mais facilidade. É também a memória do milagre realizado por Jesus no casamento de Canná na Galiléia onde Ele transformou a água em vinho, trazendo o vinho bom da alegria e da felicidade a vida do casal.

[close]

Comments

no comments yet