Informativo 2º Trimestre - Creche João XXIII

 

Embed or link this publication

Description

Notícias das atividades desenvolvidas no 2º Trimestre

Popular Pages


p. 1

CRE ECHE JOÃOXXIII NOTÍCIAS 2º Trimestre 2015 Distribuição Gratuita Av. Carlos Gomes, 185 – Sto André- Fone: 4991-7791 - Site: www.crechejoao23.org.br Facebook: http://www.facebook.com/joao.creche OFICINA DE DANÇA Através de recursos artísticos, educativos e terapêuticos da linguagem corporal, a dança criativa com crianças, é uma atividade lúdica e prazerosa que oferece ao aluno da educação infantil a possibilidade de reconhecimento do próprio corpo; o resgate da sensibilidade; e o desenvolvimento da flexibilidade, criatividade, espontaneidade, liberdade e autonomia corporal; além de noções de coordenação motora e orientação ção espacial. A dança criativa ainda valoriza a dimensão humana, promovendo respeito, reconhecimento mútuo, solidariedade e integração. Parceria com Andréia Calvi

[close]

p. 2

Projetos E AS TRADIÇÕES DAS REGIÕES BRASILEIRAS O Projeto Festa Junina e Regiões teve como objetivo fazer com que a criança conhecesse não apenas a data comemorativa, mas também como é comemorada em todo país, ajudando assim a criança há conhecer um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições. O Projeto foi divido em etapas, através de pesquisas conhecemos um pouco mais sobre as famílias, onde as mesmas nos ajudaram a desenvolver algumas etapas do projeto com seus conhecimentos e cultura de região de origem. A participação e empenho da equipe, famílias e voluntários foi fundamental para que nosso projeto seguisse a diante com sucesso. Conhecendo Conhecendomais sobre asregiões... regiões... Nordeste: no embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. Nessas cidades, elas duram um mês. Em Campina Grande, as principais atrações ficam por conta dos shows no Parque do Povo, e da brincadeira conhecida por "trem forroviário", em que os passageiros viajam dançando nos vagões ao ritmo do forró Sudeste: além da comida típica (pipoca, pé-de-moleque moleque e quentão, entre outros), nas festas juninas desta sta parte do país come-se come cachorro-quente, quente, pastel e até mesmo pizza. Na hora de brincar, todos participam das pescarias, dos concursos de quadrilha e do casamento na roça ao som de música sertaneja.

[close]

p. 3

Centro-Oeste: nessa região, a festa é influenciada por hábitos típicos dos países fronteiriços (em especial o Paraguai). Além da quadrilha e dos pratos típicos, as festas juninas acontecem ao som da polca paraguaia e toma-se a sopa paraguaia (que, na verdade, é uma espécie de bolo de queijo). O ritmo sertanejo dá o compasso da festa. Sul: a tradição gaúcha ordena que se reúna a família ao redor da mesa de jantar. E que se passe a noite saboreando comidas típicas, como arroz-de-carreteiro, feijão-mexido e pinhão cozido na água ou assado na brasa. Norte: a festa típica é ofuscada pelo festival folclórico de Parintins, que ocorre no final de junho no Amazonas. Em lugar da quadrilha, ouve-se a toada do boi-bumbá. São servidas receitas regionais como tapioca (à base de mandioca) e tacacá (bebida de origem indígena).

[close]

p. 4

Resgatando os valores através das histórias “ (...) O futuro que deixamos para as crianças é fabricado na convivência (...)”. (Humberto Maturama) A Escola é um espaço privilegiado na construção do conhecimento, desde muito cedo, devemos cultivar os valores no dia-a-dia dia de nossos pequenos, mostrando a importância e a necessidade de preservar valores como respeito, amor, gratidão, cooperação, colaboração, ção, entre outros. E através da contação de história podemos fazer isso de forma agradável, interativa e prazerosa para as crianças, firmando assim valores que acompanharão por toda sua vida.

[close]

p. 5

Saúde Todos no combate contra a DENGUE! Fique Atento!

[close]

p. 6

A Creche João XXIII e Parceiros Posto de Saúde e Zoonoses

[close]

p. 7



[close]

p. 8

Projetos POLÍTICA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E ADOLESCENTE No ano de 2014, participamos, durante alguns meses, dos encontros realizados na FEASA (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) sobre a Política de Proteção a Criança e Adolescente, que começará ser aplicada em 2015. Diante de vários fatos ocorridos, veiculados pela mídia sobre maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes, foi pensado em uma maneira de acabar, ou, pelo menos minimizar esses absurdos. Como? Seguindo alguns padrões, adotando certas ações, vigiando e monitorando tudo e todos que tenham contato direto ou indireto com as crianças que atendemos em nossa creche, e cada qual fazendo isso na instituição em que trabalha, seja atendendo crianças, seja atendendo adolescentes ou ambos.Lembrando que esse modelo de proteção já é aplicado em outros estados e até outros países. Resumidamente, vamos elencar algumas dessas ações: 1- Todas as pessoas que trabalham na creche serão conhecedoras da Política de Proteção: funcionários, voluntários, estagiários, prestadores de serviços, parceiros da entidade, etc. 2- A Política, que não está finalizada ainda, será escrita em linguagem clara e compreensível para que todos os envolvidos estejam cientes de que se trata. 3- Todos os candidatos a trabalhar na creche, deverão ter referências de locais onde trabalharam anteriormente. 4- Entrevista minuciosa com o candidato a trabalhar na creche.

[close]

p. 9

5- A Política será revisada a cada 03 anos, pois ela poderá acompanhar possíveis mudanças em vários âmbitos. 6- A creche é ou busca ser um local onde a criança se sentirá segura e protegida, tanto com as pessoas (funcionários, voluntários, etc), quanto em estrutura física. 7- Todas as crianças devem ser encorajadas a desenvolver seu potencial e a superar suas dificuldades. (Contribuição de Renata Miranda Assistente Social) Projeto Anual Passeio Pedagógico Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Presidente Jânio da Silva Quadros

[close]

p. 10

A Escola de Ecologia de São Caetano do Sul foi fundada em 25 de abril de 1992. É uma referência em educação ambiental para a cidade e a região. Ocupa uma área de 23 mil metros quadrados com a exposição de espécies da fauna (aves e peixes) e flora (plantas ornamentais, medicinais, tóxicas, carnívoras, frutíferas, árvores nativas e exóticas) brasileira.

[close]

p. 11



[close]

p. 12

Família FAMÍLIA E CRECHE A Creche João XXIII sempre está de portas abertas para receber as famílias, pois considera esse vinculo muito importante para o crescimento de ambas as partes. Sendo assim além dos encontros de pais realizamos encontros como oficinas, palestras dia da beleza e muito mais.

[close]

p. 13

Festas Aniversariantes do Mês

[close]

p. 14

Dias das Mães

[close]

p. 15



[close]

Comments

no comments yet