Folheto RapidGAL

 

Embed or link this publication

Description

Folheto RapidGAL

Popular Pages


p. 1

RAPIDGAL SOFTWARE PARA PROJETO DE GALPÕES METÁLICOS

[close]

p. 2

RapidGal é uma ferramenta para o desenho, dimensionamento, cálculo e veri cação de estruturas para galpões industriais compostos por pórticos de aço. LANÇAMENTO DA ESTRUTURA Para entrada de dados voce pode utilizar um assistente com uma série de caixas de diálogo em que você define as características, dimensões, materiais, localização, etc ... da estrutura, sem o uso de métodos gráficos para desenhar o galpão ou entrar com as cargas. Todo o processo é feito de forma paramétrica, conseguindo assim lançar e dimensionar um galpão em apenas alguns minutos.RapidGal conta com um assistente capaz de gerar de forma automática todas as sobrecargas por vento em coberturas e fachadas a partir dos dados de localização, altura e grau de exposição do galpão. Como resultado o programa gera os desenhos do galpão (seçao transversal, plantas de cobertura, planta de pilares, vista de perfil, detalhes, etc …) e uma memoria de cálculo detalhada que inclui o cálculo de terças, do pórtico e as placas de bases dos pilares, a comprovação dos nós e o cumprimento da norma brasileira.. CARACTERÍSTICAS GERAIS Programa compatível com Windows Vista, Windows 7/8, Windows Server 2003 e Windows Server 2008 tanto em versões de 32 quanto de 64 bits. Possui uma Interface grafica, um ambiente de trabalho próprio, sem a necessidade de ter qualquer outro programa de CAD, que permite o desenho de entidades simples e complexas, importação e exportação de desenhos em DXF e DWG, gerenciamento de camadas, gerente de símbolos, navegação através de zoom e barras de rolagem, pontos de referência de entidades, enquadramento, etc. CONFIGURACIONES ADMITIDAS RapidGal é capaz de calcular, dimensionar e verificar galpões metálicos compostos por pilares engastados na base e vigas ou treliças construidas a partir de perfis laminados de aço. Entre a variedade de geometrias de pórticos existentes, RapidGal permite a definição de pórticos de uma água, pórticos de duas aguas, com um ou dois vãos. O software possui uma ampla biblioteca de perfis brasileiros disponiveis, tais como Série W, Perfis U, Cantoneiras, etc. Além da biblioteca já existente o software permite ainda o cadastro de novas séries de perfis, assim como criar novas seções em séries já existentes.

[close]

p. 3

CALCULO A construção do modelo para o cálculo de esforços e deslocamentos é realizada automaticamente a partir de bases de dados de materiais, seções de barras e geometrias de treliças. ESFORÇOS O calculo dos esforços e deslocamento nas barras e nós do pórtico é realizado usando o método da matriz de rigidez, supondo a viga dividida em barras cujos extremos são os pontos de apoio das terças ou a alteração no tipo de perfil. A verificação da flambagem é realizada sobre os pilares e colunas, considerando o modo intranslacional de flambagem do portico. Para assegurar a hipotese, o calculo de esforços é realizado considerando a influencia dos deslocamentos dos nós ( analise linear estatica de segunda ordem) atraves de um processo interativo conhecido como P-Δ. O programa considera as imperfeições geométricas iniciais atraves de um par de forças aplicadas nos nós de extremidade dos pilares calculadas a partir de um deslocamento inicial definido como uma fração da altura dos mesmos. O usuário pode definir o valor desta fração para o calculo do deslocamento inicial. As comprovações de tensões inclui a interação entre esforços cortantes, axiais e fletores considerando as correspondentes reduções da resistencia das seções transversais. Naquelas seções que não podem desenvolver sua capacidade plastica, o calculo é realizado em regime elástico, utilizando o critério de Von Mises durante a comprovação VERIFICAÇÕES DISPONIVEIS A partir dos esforços e deslocamentos resultantes são verificadas as barras : flechas, ruptura e flambagem de acordo com as normas brasileiras, fazendo uma classificação das seções transversais para utilizar a capacidade resistente plastica nas barras onde, pelas dimensões de sua seção transversal, não aparecem fenomenos de instabilidade durante o periodo de fluencia do material. Verifica os estados límites últimos de ruptura de seções por tensões normais e por cortante assim como a instabilidade de barras, flambagem, flexocompressão. Em relação ao estado de serviço, são verificados os estados limites de deformações máximas verticais e deslocamentos horizontais. Utiliza uma lista de combinações de hipótesis de carga predefinida em função das normas brasileiras, entre as quais se pode incluir combinações de caráter acidental correspondentes a uma ação sísmica atuando sobre o pórtico.

[close]

p. 4

PLACAS DE BASES O calculo das placas de bases é realizado partindo da hipotese de base rigida, dimensionando a espessura da placa para cumprir todos os critérios de tensões maximas no concreto da base e de resistencia a flexão da mesma. É considerado uma superficie eficaz de contato entre base e concreto calculada em função da resistencia do material da placa e de material de fundação. As ancoragens são verificadas a extração (arrancamento), cortante e a interação de ambos. DOCUMENTOS : A memoria de cálculo gerada inclui o cálculo de terças, os esforços e deslocamentos do pórtico, a verificação dos pilares, das vigas e dos nós de apoio, de acordo com a norma brasileira Todas as impressões são geradas no processador padrão do Windows para que você possa abrir e editar em qualquer outro processador de texto deste ambiente. Os desenhos são gerados em arquivos DXF, permitindo a exportação para qualquer programa de CAD. Também pode transferir automaticamente reações para outros programas de fundações. O programa é capaz de exportar dados de geometria e cargas do galpão para um arquivo em formato txt, que pode ser importado pelo programa Eswin ( Estruturas tridimensionais). RapidGal está de acordo com as seguintes normas: RESULTADOS Como resultado, o programa gera os desenhos do galpão (seção transversal, plantas de interior, locação, elevação do perfil, detalhes, etc ...) e um relatório de cálculo que inclui o cálculo de terças, perfis do galpão e as placas de bases de pilares, verificação de acordo com a norma aplicada. ABNT NBR 8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. ABNT NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. ABNT NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações. ABNT NBR 8681: Ações e segurança nas estruturas – Procedimento ARKISOFT SOFTWARES TÉCNICOS Av Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - Cj41 Bela Vista - SP - São Paulo Tel: (11) 4106-8288 - comercial@arkisoft.com.br www.arkisoft.com.br

[close]

Comments

no comments yet