Relatório Anual 2014 - Dataprev

Em 2014, quando completou 40 anos, a Dataprev comemorou conclusão da modernização dos seus três data centers, lançou uma nova marca institucional e reinaugurou seu edifício-sede.

Relatório Anual 2014 Dataprev Relatório anual 2014 1

Relatório Anual 2014 Dataprev Relatório anual 2014 3

Relatório Anual 2014 Dataprev Dilma Vana Rousseff Presidenta da República Carlos Eduardo Gabas Ministro de Estado da Previdência Social Dataprev Diretoria executiva Presidência Rodrigo Assumpção Diretoria de Pessoas Janice Fagundes Brutto Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos Álvaro Luis Pereira Botelho Diretoria de Tecnologia e Operações Daniel Darlen Corrêa Ribeiro Diretoria de Relacionamento, Desenvolvimento e Informações Rogério Souza Mascarenhas   Diretoria e conselhos * Conselho de Administração Titulares Marcelo de Siqueira Freitas  – Presidente Jaime Mariz de Faria Junior Elisete Berchiol da Silva Iwai Rodrigo Ortiz Assumpção Genildo Lins de Albuquerque Francisco José Pontes Ibiapina Suplentes José Eduardo de Lima Vargas José Edson da Cunha Junior Cinara Wagner Fredo Fernando Antônio Braga de Siqueira Conselho Fiscal Titulares Mauro Iunes Okamoto – Presidente Alessandro Antonio Stefanutto Joseilton Gonçalves dos Santos Suplentes Paulo de Tarso Campolina Tatiana Mesquita Nunes Sachs Valderir Claudino de Souza * Julho/2015 5

Mensagem da Presidência Em 2014, quando completou 40 anos, a Dataprev comemorou a entrega de vários projetos importantes. Concluiu a modernização da infraestrutura dos seus três data centers, lançou uma nova marca institucional, reinaugurou seu edifíciosede, que foi reformado para incorporar recursos prediais avançados e características de maior sustentabilidade ambiental, e atualizou seu parque de hardware e software. Do ponto de vista econômico, é hoje uma empresa saudável e lucrativa, com todas as suas despesas asseguradas pela receita prevista nos contratos fechados com os clientes. A Dataprev encerrou o ano com superávit orçamentário. O contexto, no entanto, também impôs desafios. Em um ano atípico, com eleições e Copa do Mundo, a Dataprev precisou enfrentar o contingenciamento orçamentário de seus clientes governamentais, que tornou mais complexa a gestão do seu fluxo de caixa. O Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) aumentou 24,7%: passou de 105 dias, em janeiro de 2014, para 131 dias (ou cerca de quatro meses e meio) em dezembro. 6

Relatório Anual 2014 Dataprev Várias medidas permitiram administrar esse quadro, sem comprometer investimentos estratégicos nem o ritmo de expansão da empresa. Entre elas, a adoção de um novo modelo de gestão de fornecedores (strategic sourcing) deu maior qualidade aos processos de compras e às renegociações contratuais. Os resultados incluíram ganhos concretos com dilatação de prazos de pagamento e redução de custos, tanto em contratos novos quanto naqueles já existentes. Nos 90 pregões eletrônicos de que a Dataprev participou, constatou-se uma diferença, para menos, de 37,8% (ou R$ 121,58 milhões) entre os preços estimados e aqueles efetivamente contratados. Iniciativas que já estavam em curso, como a aquisição de um sistema de comunicação unificada, também contribuíram para redução de despesas. A instalação de salas de videoconferência com imagens de alta definição conferiu maior produtividade às reuniões entre as equipes localizadas em diferentes estados e ajudou a reduzir gastos com viagens, que caíram, no ano, 37,04%, em comparação a 2013. Foram várias ações articuladas para manter a Dataprev numa trajetória de crescimento e expansão, em que se destaca a diversificação de sua oferta de serviços e da carteira de clientes. Os investimentos no ano somaram R$ 168,8 milhões, ou 84% do orçamento previsto para o exercício, a terceira maior taxa de execução desde 1994 – superada apenas em 2013 (97,9%) e 2012 (94,6%). A maior parte deste desembolso destinou-se ao fortalecimento de seu maior propósito como empresa pública: a modernização dos recursos necessários para prestação de serviços de TIC ao apoio de políticas públicas e sociais. Os empregados da Dataprev tiveram um papel fundamental em todas essas conquistas, ao lado de parceiros estratégicos que integraram os Conselhos de Administração e Fiscal da empresa durante o exercício. Em 2014, também fizeram parte do Conselho de Administração o atual ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; Lindolfo Neto de Oliveira Sales; Miriam Barbuda Fernandes Chaves; Nilton Fraiberg Machado; e Ana Maria Vieira dos Santos Neto Xavier. E, do Conselho Fiscal, Caio César Sales Nogueira. A todos, o reconhecimento de sua contribuição imprescindível. Concluído o ciclo de modernização da infraestrutura, a empresa, em 2014, passou a se concentrar no aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Uma diretriz que se estende para 2015 e que aponta mudanças de paradigmas e ganhos significativos para a melhoria dos serviços que poderão ser prestados pelos clientes aos seus usuários, ou seja, aos cidadãos brasileiros. Rodrigo Assumpção Presidente Dataprev 7

Perfil 8 Perfil

Relatório Anual 2014 Dataprev A Dataprev é uma empresa pública que desenvolve e fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas públicas do Estado brasileiro. Tem sede em Brasília e uma estrutura de atendimento aos clientes em todo o Brasil. Possui Unidades de Desenvolvimento em cinco estados (Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina) e três data centers, localizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, que foram projetados para promover alta disponibilidade e segurança aos sistemas. Presente dia a dia na vida dos brasileiros, a Dataprev provê tecnologia para os programas estratégicos e sociais do governo. Guarda, processa e trata grandes bases de dados, a exemplo do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que hoje permite a concessão automática de vários direitos sociais, como aposentadoria e salário-maternidade. Responde pelo pagamento mensal de mais de 32 milhões de benefícios da Previdência Social. Desenvolveu o Portal MTE Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, e processa as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil, entre outros serviços. Para as instituições financeiras públicas e privadas do país, oferece consulta e batimento de registros cadastrais para subsidiar a oferta de empréstimos consignados. Marcos institucionais Empresa Pública vinculada ao Ministério da Previdência Social, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Criação: Lei nº 6.125 de 04/11/1974 Primeiro estatuto: aprovado pelo Decreto nº 75.463 de 10/03/1975 Instalação da Dataprev: Portaria Ministerial nº 189 de 18/04/1975 Composição acionária: União, representada pelo MPS, com participação de 51%, e o INSS com 49%. 9

Perfil Aos 40 anos A Dataprev está presente na vida dos brasileiros há 40 anos, oferecendo serviços tecnológicos para apoiar direitos sociais e o exercício da cidadania. Em 2014, a empresa celebrou seu aniversário, concluindo investimentos que, desde 2008, somaram R$ 890,3 milhões. Apresentou aos clientes seus data centers modernizados, equipamentos atualizados, processos e ferramentas de gestão aprimorados, além de uma sede inteiramente reformada e uma nova marca corporativa. Ao longo desse período, a Dataprev soube reverter um quadro de endividamento e de quase privatização para se tornar uma empresa com credibilidade junto aos fornecedores e com uma carteira ampliada de clientes. Atualmente, fornece tecnologia não só para a Previdência Social, mas também para vários outros órgãos, entidades do governo federal e clientes privados. Em 2014, a empresa voltou a ser premiada (veja a página 48) por publicações especializadas, como o jornal Valor Econômico e as revistas Exame e Istoé Dinheiro, com base no desempenho de 2013. Sua atuação nas áreas de boas práticas e gestão de qualidade de vida também obteve o reconhecimento da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). O objetivo da Dataprev é atender a grande demanda da TI pública, o que envolve a execução e o processamento ágil das informações, dos dados, das análises e dos processos para universalizar e simplificar cada vez mais o acesso aos serviços. 40 ANOS DE ORGULHO Dizem que a vida começa aos 40. Para a Dataprev, este momento é de consolidação das conquistas e de planejamento para seguir os próximos anos evoluindo e trabalhando, cada vez mais, em busca de um Brasil com oportunidades para tod@s. Dataprev. Tecnologia a serviço da cidadania. 10 an os

Relatório Anual 2014 Dataprev Nova Marca A nova identidade visual da Dataprev traduz os principais valores e a transformação vivida pela empresa ao longo desses 40 anos, assim como as perspectivas de avanços futuros, e seus principais atributos. A nova marca reflete também os valores que guiam e inspiram o seu compromisso público. O trabalho de elaboração da marca incluiu entrevistas e pesquisa com empregados e gestores, análise das tendências e das referências de design aplicáveis ao contexto da empresa e do mercado de tecnologia da informação e da comunicação. Na etapa final do trabalho de branding, os empregados escolheram a marca entre três opções, pela rede social corporativa ond@. Em síntese, a nova marca expressa a integração entre o Brasil e a tecnologia das soluções desenvolvidas para apoiar políticas sociais e potencializar as aplicações que utilizam as grandes bases de dados mantidas sob gestão e guarda da empresa. 11

MTE Ministério do Trabalho e Emprego Para o Ministério do Trabalho e Emprego, a Dataprev presta serviços de desenvolvimento, manutenção e atualização do Portal MTE Mais Emprego, que inclui diversos aplicativos criados pela empresa, entre eles o sistema do seguro-desemprego, benefício requerido anualmente por 8 milhões de trabalhadores. Ainda no portal, o IMO-Intermediação de Mão de Obra faz o intercâmbio pela internet entre currículos e vagas de emprego, cadastrados por profissionais e pelas empresas. INSS Instituto Nacional do Seguro Social Desenvolvimento e manutenção de soluções, inclusive de Analytics, voltadas ao atendimento feito nas Agências da Previdência Social (APSs) e ao processamento (solicitação, consulta e autorização) de benefícios previdenciários, com destaque para aposentadorias, pensões, auxílio-doença e auxílio-maternidade. A Dataprev também processa a folha de pagamentos de cerca de 32 milhões de benefícios previdenciários por mês, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que guarda cerca de 216 milhões de informações de vínculos, remunerações e contribuições, e é mantido nos seus data centers. Ao longo dos últimos anos, a Dataprev vem conduzindo um processo de modernização tecnológica dos sistemas previdenciários que, além de avanço da migração para plataforma baixa, contempla a adoção do conceito de Portal e Mobilidade para melhorar o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo INSS. ANTT Agência Nacional de Transportes Terrestres Cliente dos serviços de hosting, gestão de redes e de comunicação de dados trafegados pela internet oferecidos pela Dataprev. MPOG Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a Dataprev desenvolve, em consórcio com o Serpro, o novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), que está sendo implantado gradualmente, em módulos (veja a página 45). Clientes Presidência da República Hospedagem de blog e dados institucionais. Previc Superintendência Nacional de Previdência Complementar Os serviços da Dataprev auxiliam à Previc nas suas competências fundamentais, como a fiscalização das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) – que possuem um volume de recursos equivalente a 16% do Produto Interno Bruto (PIB) – e normatização das regras para previdência complementar e julgamento de infrações. Os principais sistemas que compõem esses serviços são o CADPREVIC, SICADI e SCAI.

Relatório Anual 2014 Dataprev SRFB Secretaria da Receita Federal do Brasil A Dataprev opera, para a SRFB, os sistemas relacionados à receita previdenciária e participa, em conjunto com o Serpro, do Programa de Unificação dos Créditos Tributários (PUC), que simplifica a vida do cidadão – por exemplo, com a unificação das Certidões Negativas de Débitos (CND Previdenciária e Fazendária). A Dataprev processa 6,5 milhões de declarações mensais das empresas e a Guia da Previdência Social (GPS), que reúne informações sobre pagamentos previdenciários. PGFN Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional Prestação contínua de serviços de  produção de sistemas, desenvolvimento e manutenção, além de diagnóstico e proposição de soluções. MPS Ministério da Previdência Social O processamento e manutenção dos sistemas que suportam o RGPP (Regime Próprio de Previdência), que atendem aos Estados e Municípios, compõem um dos principais serviços prestados ao Ministério. Além disso, outros sistemas de apoio às Secretarias e de suporte às políticas da Previdência, como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e o Anuário Estatístico, também estão no portfólio de serviços. MDS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome A Dataprev presta serviços em TI e consultoria técnica para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), fazendo o cruzamento com o CNIS de informações das bases de dados do Cadastro Único (CADÚNICO), que subsidia programas como o Bolsa-Família, de modo a dar maior qualidade e consistência aos registros cadastrais. Funpresp Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal Com a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, a Dataprev mantém contrato de hosting de sistemas previdenciários, entre outros serviços especializados em TI, tais como soluções integradas de informações previdenciárias; desenvolvimento e manutenção de sistemas previdenciários; comunicação corporativa (incluindo serviço de e-mail); consultoria em tecnologia da informação e comunicação; treinamento a usuários. Instituições financeiras Cerca de 80 instituições financeiras, públicas e privadas, são clientes dos serviços da Dataprev para conferência das informações sobre empréstimos consignados, como os dados básicos dos limites para concessão do crédito; batimento de contratos; identificação de óbitos. 13

Estrutura organizacional 14 Estrutura organizacional

Relatório Anual 2014 Dataprev A Dataprev está organizada em uma presidência e quatro diretorias que formam a Diretoria Executiva. Esta, por sua vez, constitui-se em Diretoria Colegiada, para fins deliberativos. O Conselho de Administração e o Conselho Fiscal são órgãos de orientação superiores com as responsabilidades de administração e aconselhamento, exame e parecer sobre os balanços patrimoniais e demonstrações financeiras. À Diretoria de Desenvolvimento, Relacionamento e Informações (DRD) cabe a construção de sistemas de informação e o atendimento a clientes. Esta diretoria atua com uma equipe de gerentes de contas, analistas de negócio, e cinco Unidades de Desenvolvimento (UD) instaladas em Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Florianópolis (SC). As UDs reúnem cerca de 500 empregados, dos quais cerca de 60% envolvidos na geração de inovação e soluções novas para clientes; e 40% na manutenção e em projetos de uso interno. Os três data centers da Dataprev estão sob a responsabilidade da Diretoria de Tecnologia e Operações (DIT), que também faz a sustentação e implantação dos ambientes produtivos e de prestação dos serviços de hospedagem, processamento e conectividade, entre outros. Os data centers estão localizados no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio de Janeiro. As áreas de desenvolvimento e a operação de soluções de TIC são apoiadas pela Diretoria de Finanças e Serviços Logísticos (DFS), que está à frente das questões contábeis, financeiras e logísticas, e pela Diretoria de Pessoas (DPE), que realiza ações de gestão de carreiras, capacitação, saúde, qualidade de vida e responsabilidade socioambiental. 15