Destaques - CBKW 2014

 

Embed or link this publication

Description

Periódico anual das principais atividades do ano.

Popular Pages


p. 1



[close]

p. 2



[close]

p. 3

Prefácio Ano após ano as atividades envolvendo a CBKW têm se intensificado. Cada vez mais pessoas se envolvem com o trabalho desenvolvido. Contamos com uma grande força de trabalho, colaboradores que se dedicam para cuidar dos âmbitos administrativo e técnico, e atletas que treinam arduamente para representar o país. Ao final de 2014 a equipe de trabalho já somava 25 integrantes, pessoas que viabilizam tudo o que é desenvolvido pela CBKW. Alguns se fazem presentes e são conhecidos pela sua atuação direta em eventos, outros trabalham nos bastidores garantindo que toda a engrenagem por trás da CBKW funcione. Todo este grupo é essencial para tudo que é realizado: Presidente: Marcus Vinicius F. Alves Vice-Presidente: Kao Chiantou Secretário Geral: Rodrigo Carazzato Diretora Jurídica: Andreia Tavares Diretor Financeiro: Tiago Amâncio Diretor de Desenvolvimento Estratégico: Rafael Uliani Secretário Administrativo: Luiz Carlos N. da Silva Diretor Técnico Geral: Thomaz Chan Hon Kit Diretor Técnico de Wushu Taolu Moderno: João Ferreira Silva Junior Coordenador Técnico de Wushu Taolu Moderno: Luiz Carlos N. da Silva Diretor Técnico de Wushu Taolu Tradicional: Renato Feijó Coordenadores Técnicos de Wushu Taolu Tradicional: Daniel Hirata, José Carlos Barbosa, Luiz Leonardo Souza, Valdir Cremasco Diretor Técnico de Wushu Taolu Internos: Paulo Hiroshi Sakanaka Coordenadora Técnica de Wushu Taolu Internos: Vilma Kuri Diretor Técnico de Sanda: João Guedes Coordenadores Técnicos de Sanda: Antonio Carlos Silva, Jorge Kumakura Diretor Técnico de Shuaijiao: Silvio Kato Coordenador do Departamento de Qigong-Saúde: Thomaz Chan Hon Kit Diretor Cultural: Sung Tien Lo Departamento de Fisioterapia: Bianca Shiroma Diretora de Marketing/Comunicação: Marina Lana Coordenador de Marketing: Vinicius Tadeu Departamento de Comunicação Interna: Maria Paula Mediante ao crescente volume de ações, alguns acontecimentos importantes para o Wushu do Brasil podem ter passado sem a devida repercussão. Assim, gostaríamos de revisitar os acontecimentos de 2014 e apresentar a seguir as principais atividades realizadas ao longo do ano.

[close]

p. 4

Indíce SITE E MÍDIAS SOCIAIS REGRAS DE APLICAÇÃO DE MARCAS EM UNIFORME BOLSA ATLETA TREINOS COLETIVOS Janeiro 3º JOGOS DA LUSOFONIA Fevereiro VISITA A SEDE DA CHQA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL Março 5º CAMPEONATO MUNDIAL JUNIOR DE WUSHU Maio ASSINATURA DE CONVÊNIO COM A CHQA Julho 1º CURSO TÉCNICO E EXAME INTERNACIONAL DE DUAN - IWUF Agosto 2nd NANJING YOUTH OLYMPIC GAMES - WUSHU TOURNAMENT GAOCHUN PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE QIGONG SAÚDE ASSINATURA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO BILATERAL COM IWUF - SISTEMA DE GRADUAÇÃO Setembro CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE WUSHU 1st LATIN WUSHU CUP Outubro 2ª VISITA DOS TÊCNICOS DA CHQA AO BRASIL PARTICIPAÇÃO NO 1º CONGRESSO SUL-AMERICANO DE QIGONG-SAÚDE Novembro 6TH WORLD TRADITIONAL WUSHU FESTIVAL 1st WORLD TAIJIQUAN CHAMPIONSHIPS 7th SANDA WORLD CUP XXV CAMPEONATO BRASILEIRO DE KUNGFU WUSHU - LEME Dezembro COPA INTERNACIONAL DE SANDA - MÉXICO Destaque do ano A ATLETA MARGARETH SAKO SE DESPEDE DAS COMPETIÇÕES

[close]

p. 5

SITE E MÍDIAS SOCIAIS Estamos nos preocupando em trazer cada vez mais conteúdo para nosso site, informando sobre nossas principais atividades, ações, parcerias e eventos, e divulgando notícias sobre o wushu num contexto mundial. Com isso, notamos um crescimento significativo no número de visitações, bem como um grande aumento no número de links em nossa rede social.

[close]

p. 6

REGRAS DE APLICAÇÃO DE MARCAS EM UNIFORME Sabendo da importância do suporte financeiro de patrocinadores individuais para os atletas, a Diretora de Comunicação e Marketing, Sra. Marina Lana, estabeleceu padrões para aplicação de marcas no uniforme. Desta forma, os atletas tem moldes concretos de exposição de marca para apresentar ao contatar possíveis parceiros na iniciativa pública ou privada. Além do estabelecimento desses padrões, orientações sobre apresentação pessoal e da modalidade foi um tema constantemente tratado com os atletas durante os treinos coletivos.

[close]

p. 7

BOLSA ATLETA O Bolsa-Atleta do Governo Federal é um programa que beneficia atletas que tenham obtido resultados esportivos expressivos. Para tal, existe uma série de rigorosos critérios a serem atendidos para que cada entidade esportiva consiga que seus atletas sejam aprovados para o programa. Em 2014, mais oito atletas da CBKW foram contemplados no Programa Bolsa-Atleta Internacional do Ministério do Esporte.

[close]

p. 8

TREINOS COLETIVOS Em 2014, a CBKW realizou quatro treinos coletivos com atletas de todo o Brasil. Os treinos tiveram como principal objetivo avaliar e classificar os melhores atletas do país para representar o Brasil nos eventos internacionais.

[close]

p. 9

3º JOGOS DA LUSOFONIA Os Jogos da Lusofonia envolvem todos os países onde se fala língua portuguesa, e o Wushu entrou nesta edição como modalidade oficial. A CBKW se fez presente representando o Brasil com dois atletas no Wushu Taolu. A atleta Margareth Sako conquistou um ouro e uma prata, nas categorias Nandao e Nanquan Opcional Feminino respectivamente. Já o atleta Brandon Porfírio ficou com uma medalha de ouro e uma de bronze nas categorias Gunshu e Daoshu Opcional Masculino respectivamente. A Delegação Brasileira teve como técnico o Sr. Paulo Sakanaka. Além do sucesso no âmbito esportivo, o presidente Marcus Vínicius Alves foi convidado para compor o Júri de Apelo do evento, evidenciando o respeito e confiança no trabalho da CBKW internacionalmente.

[close]

p. 10

VISITA A SEDE INTERCÂMBIO DA CHQA INTERNACIONAL Em um movimento para abraçar mais uma das modalidades que compõe o universo do wushu, a CBKW, representada pelo presidente Marcus Vinicius Alves, foi convidada para uma visita formal à sede da Chinese Health Qigong Association. A visita teve como objetivo estreitar relações entre as entidades e pleitear o reconhecimento da CBKW como membro oficial representando o Brasil, bem como traçar uma parceria para disseminação do Qigong-Saúde no Brasil. Em mais uma etapa da parceria entre CBKW e Chinese Wushu Association – CWA, a Beijing Sports Univesity – BSU recebeu duas atletas do Brasil para a fase final de preparação para o Mundial Junior de Wushu. As atletas Maria Clara Buck, de São Paulo, e Brenda Silva, do Mato Grosso, desfrutaram da estrutura de hospedagem e treinamento da universidade, sem custos, pelo período de 10 dias. A possibilidade de desonerar atletas destes gastos permite que cada vez mais tenham experiências internacionais, progridam, e instiguem o desenvolvimento local ao retornar para competições nacionais em melhor nível. Na mesma ocasião, o presidente Marcus Vinicius participou de reuniões com dirigentes da BSU e da CWA para discutir sobre ações para promoção do Wushu no Brasil e na América Latina.

[close]

p. 11

5º CAMPEONATO MUNDIAL JUNIOR DE WUSHU O Mundial Junior de Wushu é o maior evento para atletas na faixa etária de 7 a 18 anos para Wushu Taolu, e de 16 a 18 anos para Wushu Sanda. A CBKW levou uma equipe composta por nove atletas para representar o Brasil neste evento. Embora a equipe não tenha conquistado medalhas, a evolução técnica dos atletas é evidente, o que se materializa na classificação de dois atletas para o Youth Olympic Games de Nanjing. Daniel Chen classificou-se para o Wushu Taolu e Bruna Ellen para o Wushu Sanda.

[close]

p. 12

ASSINATURA DE CONVÊNIO COM A CHQA Em reunião realizada em São Paulo, o presidente Marcus Vinicius Alves assinou um convênio com a Chinhese Health Qigong Association – CHQA (Associação Chinesa de Qigong-Saúde). O acordo prevê uma série de ações para disseminar e fomentar a prática da modalidade no Brasil. Como consequência deste acordo, a CBKW recebeu uma delegação de técnicos especialistas em Qigong-Saúde que ministraram cursos em Campinas/SP e Rio de Janeiro/RJ.

[close]

p. 13

1º CURSO TÉCNICO E EXAME INTERNACIONAL DE DUAN - IWUF Realizado em Campinas/ SP, o Curso Técnico e Exame Internacional de Duan marca a aproximação entre CBKW e CWA, visando uma parceria para oferecer o conteúdo de Graduação em Wushu proposto pela entidade chinesa no Brasil. e praticar este conteúdo do novo currículo proposto pela CWA, esta foi mais uma situação na qual pode-se treinar diretamente com técnicos chineses. Ainda nesta oportunidade foi discutido amplamente a possibilidade de criar um Centro de Treinamento Internacional no Brasil para A delegação chinesa reatender toda a América cebida foi composta de um chefe, com a incum- Latina. O representante da bência de acompanhar o CWA ficou entusiasmado andamento do curso, bem com a estrutura e força de trabalho encontrada e como discutir a solidificação da parceria entre as assegurou que o Brasil é forte candidato a se tornar entidades; três técnicos especialistas em cada um sede para este Centro de dos módulos oferecidos: Treinamento Internaciochangquan, nanquan e nal. taijiquan; e um tradutor. O evento foi um sucesso e ao término CWA aprovou e certificou todos os inscritos, um total de 21 filiados. Além da oportunidade de aprender

[close]

p. 14

no qual atletas de todo o mundo deram aulas abertas de Wushu para os participantes do evento. O presidente do IOC, Sr. Thomas Bach, esteve presente e viNa segunda edição das venciou as aulas Olímpiadas da Juventuoferecidas. de, realizada em Nanjing, o Wushu participou pela primeira vez PARTICIPAÇÃO DO BRAcomo modalidade de SIL NO 1º CONGRESSO demonstração. O Brasil esteve representado INTERNACIONAL DE pelo atleta Daniel Chen, no Wushu Taolu, e pela QIGONG SAÚDE atleta Bruna Ellen, no Wushu Sanda, que con- A CBKW, representada quistaram vaga para o pelo seu Diretor TécMundial Junior. nico Geral, Sr. Thomaz Chan, esteve presente Paralelamente a este no 1º Congresso Inevento, foram realizaternacional de Qigong das algumas ações para Saúde, que aconteceu promoção da modalida- em Jiuhuashan, Chide junto ao COI, visan- na. O evento, realizado do o fortacelimento do pela IHQF - InternaWushu enquanto cantional Health Gigong didato a integrante dos Federation, contou com Jogos Olímpicos como palestras e cursos, em modalidade oficial. O um movimento para a destaque foi a realização disseminação da modado Wushu Sports Lab, lidade mundialmente. 2nd NANJING YOUTH OLYMPIC GAMES WUSHU TOURNAMENT GAOCHUN Nesta oportunidade, em sequência ao processo de aproximação com a IHQF, a CBKW foi oficialmente reconhecida como membro oficial e representante do Brasil. Assim, espera-se que as atividades oferecidas pela CBKW em parceria com a entidade internacional de Qigong Saúde tornem-se mais frequetes e possam atingir progressivamente diferentes regiões do país.

[close]

p. 15

ASSINATURA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO BILATERAL COM IWUF SISTEMA DE GRADUAÇÃO Em visita a CWA na China, o presidente Marcus Vinicius Alves oficializou um convênio de cooperação bilateral referente ao Sistema de Graduação proposto pela CWA. O documento assinado prevê a oferta constante de ações como o 1º Curso Técnico e Exame Internacional de Duan realizado em Julho no Brasil. O Sistema de Graduação da CWA vai muito além das modalidades ligadas ao Wushu Moderno oferecidas na primeira edição, abrangendo as mais diversas técnicas de estilos tradicionais e até mesmo uma pasta de Defesa Pessoal na qual se insere o Sanda. A expectativa é que em futuras edições o conteúdo seja diversificado.

[close]

Comments

no comments yet