Feira das Profissões

 

Embed or link this publication

Description

Feira das Profissões - Aljustrel

Popular Pages


p. 1

CO N S DE P ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. FEIRA DAS PROFISSÕES ALJUSTREL ALGUMAS PROFISSÕES DESENVOLVIDAS NA NOSSA EMPRESA

[close]

p. 2

Engenheiro Civil Funções: Faz plantas, orienta algumas operações da obra, controla prazos, custos e padrões de segurança. Estuda o solo e subsolo do local da construção e dirige a instalação da estrutura da construção. Calcula os efeitos dos desníveis do terreno, das mudanças de temperatura e da pressão dos ventos sobre a resistência da obra. Por fim, define os materiais, os equipamentos e a mão de obra necessária à construção. Requisitos: São necessários conhecimentos específicos de desenho técnico, construção civil e arquitectura. Para lá da formação, a competência e a imaginação são também privilegiadas. Possuir raciocínio lógico, capacidade de analisar problemas, apresentar soluções e capacidade de coordenação são outras das solicitações. É importante possuir um espírito prático, gosto pela vida ao ar livre e pelo trabalho variado e circulante (estadias longe de casa são, por vezes, necessárias). Pintor de Construção Civil Funções: Escolher as tintas e vernizes de acordo com as exigências dos clientes e, depois, proceder à pintura que terá exigências diferentes se for uma casa ou uma igreja. Requisitos: Ter conhecimentos das técnicas de pintura, dos materiais a usar, saber diferenciar os vários tipos de tintas. Mas sobretudo há que ter gosto e vontade de aprender.

[close]

p. 3

Engenheiro Topógrafo Funções: Em sentido figurado, pode dizer-se que esta é uma profissão em que se apalpa o terreno... Este profissional faz levantamentos topográficos (desenhados em carta) – medindo ângulos e distâncias, calculando cotas, pontos, áreas e volumes de terreno, trabalhos de apoio a obras (implantações e controlo geométrico de obras), nivelamentos, sistemas de informação geográfica, cadastros de terrenos, etc. Requisitos: Gosto pelo campo e pela vida ao ar livre, alguma robustez física, dadas as caminhadas a pé e o peso dos equipamentos, bom domínio de Matemática, sobretudo de Trigonometria. Profissionalmente, o topógrafo deve preocupar-se com o rigor do seu trabalho, de forma a cumprir os planos e prazos estabelecidos, agindo em conformidade com as normas e regulamentos. Pedreiro Funções: Reveste obras de alvenaria de pedra, tijolo ou de outros materiais através da utilização de diversas argamassas, que prepara, e de ferramentas apropriadas - colher de pedreiro, talocha, régua, fio de prumo. Requisitos: Boa forma física para fazer face a uma profissão ainda muito pesada.

[close]

p. 4

Serralheiro Civil Funções: O serralheiro civil constrói estruturas metálicas ligeiras para pontes, navios, edifícios, caldeiras ou outras obras, podendo montar as peças que executa. Interpreta desenhos e outros esquemas técnicos, realiza operações de corte, em chapas de aço e tubos, a quente ou a frio. Procede a ligações, que são feitas por rebitagem, por aparafusagem ou soldagem e efectua tratamentos térmicos em ferramentas e peças. Requisitos: Deve compreender as propriedades físicas dos metais utilizados nas estruturas e os métodos de montagem das mesmas. É, igualmente, essencial que saiba resolver os problemas que surjam aquando da instalação de grandes estruturas metálicas, tais como pavilhões ou estruturas fabris. Electricista Funções: Instala, verifica e repara circuitos e instalações eléctricas de edifícios, meios de transporte e electrodomésticos. Requisitos: Conhecer profundamente os equipamentos com que se lida, ter grande capacidade de concentração, organização e algum sangue-frio. A este profissional é exigida memória visual para fixar os vários circuitos das máquinas de motor eléctrico e para reter o plano arquitectural da instalação industrial. Esta actividade exige grande interesse e preparação para os vários problemas que possam surgir.

[close]

p. 5

Carpinteiro Funções: Faz todo o tipo de trabalho em madeira: constrói, monta e transforma diversas obras e equipamentos neste material. Cabe-lhe efectuar esboços e desenhos rigorosos das peças a executar; ler e interpretar projectos da construção civil e esquemas de montagem; identificar e seleccionar as madeiras ou produtos afins a utilizar; proceder à reparação da madeira em bruto; montar os diversos componentes de uma peça; efectuar acabamentos. Requisitos: Conhecer bem os materiais com que se lida, ter alma de artista e uma enorme habilidade manual. Devido à natureza desta actividade, é fundamental possuir um bom domínio ao nível da técnica e das formas, ter muito talento, dinamismo, tentar fazer cada vez melhor, ou seja, procurar a perfeição, pelo que também ajuda ter muita paciência. Canalizador Funções: Executar, instalar e reparar canalizações de água, esgotos, ventilação, gás e aquecimento. Requisitos: Para lá de bons conhecimentos técnicos, este profissional tem que ter perspicácia, destreza e ser paciente.

[close]

p. 6

Ladrilhador Funções: Começa por analisar a obra a executar, dando especial atenção às dimensões, desenhos a seguir e materiais a utilizar. Depois mede e marca as superfícies a revestir, determinando as quantidades de material necessário à execução da obra. Regulariza as superfícies a trabalhar; aplicalhes a argamassa adequada para, posteriormente, assentar o revestimento. Requisitos: Capacidade para compreender e analisar plantas e esquemas necessários à correcta execução do seu trabalho. É benéfico que seja detentor de aptidão numérica, para determinar correctamente as dimensões das superfícies a cobrir, e calcular a quantidade de material necessário à execução da obra. É igualmente importante que tenha resistência física, pois vai trabalhar em posições incómodas. www.consdep.pt Email: geral@consdep.pt SEDE: Telef. 284 600 140 Fax 284 600 149 MALHA FERRO – Ap. 53 7600-909 ALJUSTREL

[close]

Comments

no comments yet