Portfólio Associação ALDEIA

 

Embed or link this publication

Description

www.aldeia.org

Popular Pages


p. 1

Associação Acção, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação e Ambiente www.aldeia.org

[close]

p. 2

A ALDEIA é uma Associação que tem como objectivo contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que persistem nos meios rurais.

[close]

p. 3

A ALDEIA propõe-se a: Conhecer e divulgar a vida nas aldeias, enquanto símbolo da relação equilibrada do Homem com a natureza; Criar novas linhas de actuação para uma constante revitalização dos espaços rurais.

[close]

p. 4

Em simultâneo, a Associação pretende lançar um olhar atento sobre os problemas que afectam o Mundo Rural e a Biodiversidade, intervindo na compatibilização do progresso com o desenvolvimento sustentável e com a conservação dos recursos naturais.

[close]

p. 5

A ALDEIA aposta no desenvolvimento de actividades em diferentes regiões em parceria com diversas entidades locais. Possui diversos protocolos de actuação com faculdades, recebendo diversos alunos que vêm desenvolver os seus estágios curriculares e teses de mestrado coordenados com as linhas de trabalho da Associação.

[close]

p. 6

A Associação A Associação foi constituída no Planalto Mirandês em Julho de 2003 e está empenhada em desenvolver vários projectos de conservação da natureza e do património etnográfico da região de Trás-os-Montes. A actual sede oficial está localizada em Vimioso, no Nordeste Transmontano. A Associação conta ainda com outros dois pólos, um na região centro, em Gouveia, e um outro no sul, em Olhão, onde gere dois centros de recuperação de fauna selvagem. Desde a sua constituição, esta Associação tem promovido acções de educação e formação nas áreas do Ambiente e Conservação da Natureza, divulgação e valorização da cultura e das tradições rurais, e promoção do voluntariado e associativismo.

[close]

p. 7

Direcção • Presidente – Isabel Sá (Engª de Ambiente) • Vice-presidente – Liliana Barosa (Bióloga) • Tesoureiro - João Brandão Rodrigues (Médico Veterinário) • Vogal – João Nunes (Biólogo) • Vogal – João Raimundo (Engº de Ambiente) Assembleia Geral • Presidente – Ângela Cordeiro (Bióloga) • Vice-presidente – Rui Alexandre Cardoso Ramos (Professor) • Secretária – Maria Villa (Bióloga) Conselho Fiscal • Presidente – José Miguel Cancela Póvoa (Biólogo) • Vice-presidente –Bárbara Alexandra Couto Fráguas (Bióloga) • Secretário – Pablo Prieto Altamira (Tec. Comunicações) Composição dos órgãos sociais

[close]

p. 8

Informações Contactos: Morada: Apartado 29. Bairro de S. Sebastião. Edifício dos Magistrados. 5230-314 Vimioso Telefone: 962255827 Correio electrónico: aldeiamail@gmail.com Website: www.aldeia.org Páginas de facebook: Associação ALDEIA; RIAS; CERVAS Dados legais: NIF (pessoa colectiva): 506 452 115 Nº de Identificação de Segurança Social: 20017459392 Constituição da Associação: 4 de Julho de 2003 Publicação em Diário da República: 24 de Setembro de 2003 A ALDEIA está inscrita na Agência Portuguesa do Ambiente que a classificou como “Equiparada a Organização Não Governamental de Ambiente”, tendo-lhe sido atribuído o número 151 do Registo Nacional de ONGA e Equiparadas. Nº de sócios em 18 de Fevereiro de 2015: 1555

[close]

p. 9

Actividades Assumindo um carácter generalista e integrador, a Associação tem diversificado os tipos de actividades que organiza, bem como a abordagem que faz às diversas temáticas.

[close]

p. 10

Actividades de educação e sensibilização ambiental com as escolas

[close]

p. 11

Um dos pontos fortes desta Associação é a educação ambiental. A ALDEIA tem realizado várias acções de educação ambiental nas mais diversas temáticas para diferentes entidades, na sua maioria escolas. Desde 2007 até à presente data, a ALDEIA realizou cerca de 100 acções de sensibilização ambiental com as escolas, envolvendo cerca de 10000 alunos.

[close]

p. 12

Alguns exemplos de actividades: Oficinas de construção de caixas ninho; Oficinas de plantas aromáticas; À descoberta dos cogumelos; Observação de aves; Flora Recreativa; O Lobo e a ALDEIA; Construção de herbário; Mãos à Horta! Oficina de etnobotânica; Devoluções à natureza de animais selvagens recuperados.

[close]

p. 13

Actividades de Educação Ambiental

[close]

p. 14

Cursos e formações nas áreas do ambiente e conservação da natureza

[close]

p. 15

Nas actividades organizadas experimentamos uma abordagem nova ao entendimento da paisagem e à conservação da biodiversidade, unindo disciplinas e saberes de várias áreas do conhecimento.

[close]

Comments

no comments yet