Relatório de Atividades 2015

relatório de atividades apresentados aos cooperados da Coopermota em Assembleia Geral Ordinária. 2015

2014 Relatório de Atividades

índice Missão, visão, valores Composição dos conselhos Mensagem do Conselho de Administração Relatório social Peças contábeis Balanços patrimoniais Demonstrações dos resultados Demonstrações do resultado abrangente Demonstrações das mutações do patrimônio líquido Demonstrações dos fluxos de caixa Notas explicativas da administração às demonstrações financeiras Parecer dos auditores independentes Parecer do Conselho Fiscal 04 05 06 09 19 22 23 24 24 26 27 44 46

Relatório Social • 2014 Missão Visão Valores Nossa missão Fortalecer o agronegócio e gerar resultados sustentáveis com responsabilidade e segurança; Nossa visão Ser referência em soluções para o agronegócio; Nossos valores • Respeito e compromisso com os princípios cooperativistas e com a legislação; • Compromisso com a ética e o resultado; • Garantia de confiança, idoneidade e segurança em seus produtos e serviços; • Responsabilidade socioambiental; • Praticar governança corporativa. 4 Relatório de Atividades • 2014

Relatório Social • 2014 Mensagem do Conselho No caminho certo, os resultados são positivos Neste momento de prestação de contas para a sociedade, é importante o resgate do ambiente vivenciado para a construção do nosso resultado. Iniciamos o ano agrícola com cenário otimista, tendo os preços das commodities em alta e notícias das medidas adotadas pelas maiores economias do mundo visando a retomada do crescimento, sinalizando que, pelo menos os EUA, estaria a caminho de tornar passado a crise que os assolava desde 2008. Por se tratar da maior economia do mundo, isso traria reflexos positivos para todo comércio internacional. Igualmente importante para o agronegócio brasileiro, a economia chinesa, maior importadora do nosso principal produto, a soja, também sinalizava para um período de crescimento em suas compras. Embora com cenário internacional favorável, internamente iniciávamos o período com dúvidas, principalmente pelos grandes eventos programados para 2014, a Copa do 6 Relatório de Atividades • 2014 Mundo e as eleições majoritárias, que poderiam desviar o foco e a velocidade de nossas atividades. O que verificamos foi que a mobilização popular e os feriados proporcionados pela Copa do Mundo, seguido do grande debate para a eleição ao cargo de Presidente da República, retardaram medidas inadiáveis no âmbito econômico e exportador, o que impactou significativamente a atividade econômica do país e a área do agronegócio também sentiu seus reflexos. Também influenciou o desenvolvimento e a rentabilidade dos negócios dos nossos associados, a colheita recorde de produtos agrícolas nos EUA, recolocando os estoques mundiais em patamares confortáveis, ajustando para baixo as cotações das commodities. No entanto, favorecidos pelo clima, tivemos uma excelente produtividade com o milho segunda safra e, mesmo com o recuo nos preços, o nosso agricultor teve um acréscimo

de renda com essa lavoura. No âmbito da Coopermota, 2014 ficará marcado como um ano de expressivos e estratégicos investimentos, com a ampliação da nossa frota e, na área de grãos, realizamos obras que incrementaram a nossa capacidade de armazenagem em Palmital e Cândido Mota, além da aquisição da unidade armazenadora de grãos em Ibirarema. Na área social e cultural, a Coopermota realizou atividades durante todo o ano, relacionadas à conscientização sobre a necessidade de preservação ambiental em diferentes vertentes, por meio de teatros levados às escolas e em atividades pedagógicas variadas, sempre voltadas às crianças, de forma a contribuir com a formação de valores desses pequenos, por intermédio de projetos educativos e lúdicos. Entregamos milhares de litros de leite às entidades assistenciais das cidades onde atuamos, por meio de arrecadações deste alimento vinculadas à troca de ingressos para as atividades culturais oferecidas pela Coopermota, em parceria com o Sescoop e demais cooperativas. Junto aos agricultores, foram realizadas palestras com profissionais que já acumulam experiências no assunto abordado. As iniciativas visam aumentar o acesso do produtor à informação/tecnologia e possibilitar a troca de experiências no que se refere a diversos temas, como o Código Florestal, por exemplo. Todas essas medidas somam às demais ações e investimentos realizados em 2014 pela Coopermota. Neste encerramento de mais um exercício, podemos comemorar pelos avanços alcançados por nossa cooperativa e pelo resultado contábil positivo, demonstrando que estamos no caminho certo para atender e fidelizar nossa base de sócios e clientes. Relatório de Atividades • 2014 7

Relatório Social • 2014 8 Relatório de Atividades • 2014

Relatório Social Relatório de Atividades • 2014 9

Relatório Social • 2014 Ações Sociais • Gestão 2014 30231 2567 194 16,6 quantidade de eventos público atingido no ano média mensal Ações Sociais • Gestão 2014 Tipos de Ações x Público atingido 6880 1660 2310 1150 2090 63 9 5 6 6 capacitação de agrônomos, colaboradores e cooperados conscientização ambiental formação em escolas formação em teatros e praças eventos variados qtd iniciativas público atingido 10 Relatório de Atividades • 2014

Eventos Técnicos Coopershow Eventos Culturais Eventos Educativos Eventos de Conscientização Relatório de Atividades • 2014 11

Relatório Social • 2014 Capacitação • Gestão 2014 Cursos, treinamentos, palestras e dias de campo. 1570 330 16 21 43 7 eventos e palestras técnicas cursos e treinamentos dia de campo quantidade de cursos pessoas atingidas 12 Relatório de Atividades • 2014

Conscientização Ambiental • Gestão 2014 Iniciativas de formação e conscientização ambiental. 1460 200 2 estudantes 5 comunidade quantidade de eventos público atingido Relatório de Atividades • 2014 13

Relatório Social • 2014 Educação • Gestão 2014 Iniciativas de formação e educação. 2130 150 30 6 1 atividades com educadores 1 ações para comunidade atividades para estudantes quantidade de eventos público atingidas 14 Relatório de Atividades • 2014

Cultura • Gestão 2014 Iniciativas de formação e cultura. 1950 600 5 estudantes 5 comunidade quantidade de eventos público atingido Relatório de Atividades • 2014 15